Depois deste tempo meio tropical, mas sem grande convecção, os dias de amanhã e 6ª, posso estar enganado, mas parecem-me dias com bastante CAPE. Portanto muita convecção fomentada pela existência desse CAPE e aquecimento diurno, já sem esta massa chata de nuvens médias/altas, com muita água precipitável na atmosfera, bastante bom, mas com muito pouco wind-shear, e ventos bastante fracos
O que dará isto na prática?
À partida, com ausência de shear, pouca chance de sistemas convectivos duradouros e organizados, portanto arriscaria a dizer que não deveremos ver muitos Cb's muito grandes organizados e por muitas horas, mas sim poderemos ver imensas "pipocas" a explodir em muitos sítios com aguaceiros fortes, quem sabe trovoadas e granizo, mas efémeros, de relativa curta duração.
As chances no interior são sempre boas, no litoral é mais complicado, mas mesmo assim, perto do litoral, e na hora de almoço em especial, onde o forçamento térmico é maior também se podem formar é claro! Será lotaria certamente, mas interessante.
6ª pode diminuir um pouco o CAPE na generalidade, mas o resto continua parecido, e talvez até a direcção dos fluxos seja mais propícia a zonas litorais como Lisboa p.ex.
Deixo umas cartas para 6ª à hora do almoço, onde fica isso evidente:
1) Muita água na atmosfera (disponível no caso de precipitar)
2) Bastante forçamento térmico (muita convecção especialmente no pico da radiação)
3) Ausência de shear vertical (dificil manter trovoadas longas)
Mas claro, isto são previsões a 2 dias.. Ainda pode mudar, e como já muito falámos aqui, há muita "lotaria" em jogo....
