Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Eu sinceramente acho que estava prevista precipitação fraca, nunca com muita precisão, mas os modelos, em especial o GFS, há vários dias que colocavam manchas largas de chuva fraca na região litoral, e ao largo esta madrugada/manhã. E ela é fraca sim, a que vai caindo, sobrestimada no radar é claro. Por isso não vejo grande falha nos modelos, a não ser precisão na localização, mas quanto a isso sabemos bem das limitações.

E honestamente, achava expectável! Desde há 2/3 dias atrás que me parecia bastante definida a formação desta linha de instabilidade em níveis médios/altos nesta altura do campeonato, antes da viragem para outro padrão a partir de amanhã. E que a ela estariam sempre associados este tipo de nuvens e de chuva pouco intensa e com descargas isoladas apenas. Ainda ontem se falou nisto! bastava ir acompanhando os campos da precipitação e das % de cobertura nebulosa aos vários níveis, para desconfiar que seria este o cenário agora. A única coisa que estava na dúvida era o exacto timing, que foi aos poucos sendo atrasado umas horas..

E já vimos este tipo de entrada várias vezes este Verão, apenas com a diferença que agora a atmosfera está menos seca, logo se evapora menos precipitação, e chegam cá abaixo mais gotas.

Por isso dizer que sinceramente, não entendo a surpresa que comentam em relação a isto! :)

Eu sinceramente acho que estava prevista precipitação fraca, nunca com muita precisão, mas os modelos, em especial o GFS, há vários dias que colocavam manchas largas de chuva fraca na região litoral, e ao largo esta madrugada/manhã. E ela é fraca sim, a que vai caindo, sobrestimada no radar é claro. Por isso não vejo grande falha nos modelos, a não ser precisão na localização, mas quanto a isso sabemos bem das limitações.

E honestamente, achava expectável! Desde há 2/3 dias atrás que me parecia bastante definida a formação desta linha de instabilidade em níveis médios/altos nesta altura do campeonato, antes da viragem para outro padrão a partir de amanhã. E que a ela estariam sempre associados este tipo de nuvens e de chuva pouco intensa e com descargas isoladas apenas. Ainda ontem se falou nisto! bastava ir acompanhando os campos da precipitação e das % de cobertura nebulosa aos vários níveis, para desconfiar que seria este o cenário agora. A única coisa que estava na dúvida era o exacto timing, que foi aos poucos sendo atrasado umas horas..

E já vimos este tipo de entrada várias vezes este Verão, apenas com a diferença que agora a atmosfera está menos seca, logo se evapora menos precipitação, e chegam cá abaixo mais gotas.

Por isso dizer que sinceramente, não entendo a surpresa que comentam em relação a isto! :)

A chuva que vai caindo não é assim tão fraca. Já dá para molhar um pouco. Agora não consigo pôr imagens, mas podes ver a previsão para o período das 7 às 13 h de hoje, segundo a run do GFS acabada de sair:

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=72&code=0&mode=2

Está uns 100 km mais a oeste que a realidade. Outros modelos como o NOGAPS nem punham quase nada.

http://www.meteociel.fr/modeles/nogapse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=2&carte=0&archive=0

Agora surpresa não tenho nenhuma, já ando aqui a avisar há algum tempo que os modelos não costumam lidar bem com a previsão da precipitação em ocorrências deste tipo.

David a localização errada claro que tens razão que não é surpresa! Sabemos bem o que "a casa gasta"! O que estou a falar é que tomando atenção aos campos de nebulosidade média/alta desde há vários dias, me parecia bastante evidente que esta mancha entraria território dentro, e por já termos visto imensos destes "desfiles" de entradas de instabilidade em níveis altos vinda de Sul, seria sempre de esperar que chovesse por aqui alguma coisa esta manhã! E que para mim aí não vejo qualquer surpresa! Só isso!

---------------

Agora o que me chamou a atenção e sim isso só começou a ser modelado nas últimas saídas é o potencial para caso ocorram aguaceiros de convecção mais profunda (tenho dúvidas que sim, deve faltar algum forçamento), esta tarde aqui na região há vários campos propícios a precipitação intensa, com muita água precipitável na atmosfera, bastante vorticidade, helicidade, e mais alguns índices interessantes.. Mas lá está.. É caso se "faça o chocapic", que o mais provável é não acontecer! :D

E agora.. :uau: :uau: :uau:
:D

O GFS esta run das 6 foi a melhor até agora para aqui. Cerca de 20 mm para Olhão na noite/madrugada de 5ªfeira para 6ªfeira. Já o ECM coloca precipitação irrisória tanto para amanhã como para a noite/madrugada de 5ªfeira/6ªfeira, o modelo que colocava mais precipitação retirou e agora inverteram-se os papéis. Já o Hirlam coloca precipitação na próxima madrugada. O Aladdin também coloca precipitação no Sotavento Algarvio na próxima madrugada.

Já o ECM coloca precipitação irrisória tanto para amanhã como para a noite/madrugada de 5ªfeira/6ªfeira, o modelo que colocava mais precipitação retirou e agora inverteram-se os papéis.

É assim com a precipitação, mas curiosamente o ECM amanhã à tarde e noite mete o CAPE mais forte na metade sul, a aumentar de norte para sul, sobretudo Algarve ontem tem 1000j nesta região, pelo que não sei o que pensar.

Depois deste tempo meio tropical, mas sem grande convecção, os dias de amanhã e 6ª, posso estar enganado, mas parecem-me dias com bastante CAPE. Portanto muita convecção fomentada pela existência desse CAPE e aquecimento diurno, já sem esta massa chata de nuvens médias/altas, com muita água precipitável na atmosfera, bastante bom, mas com muito pouco wind-shear, e ventos bastante fracos

O que dará isto na prática?

À partida, com ausência de shear, pouca chance de sistemas convectivos duradouros e organizados, portanto arriscaria a dizer que não deveremos ver muitos Cb's muito grandes organizados e por muitas horas, mas sim poderemos ver imensas "pipocas" a explodir em muitos sítios com aguaceiros fortes, quem sabe trovoadas e granizo, mas efémeros, de relativa curta duração.

As chances no interior são sempre boas, no litoral é mais complicado, mas mesmo assim, perto do litoral, e na hora de almoço em especial, onde o forçamento térmico é maior também se podem formar é claro! Será lotaria certamente, mas interessante.

6ª pode diminuir um pouco o CAPE na generalidade, mas o resto continua parecido, e talvez até a direcção dos fluxos seja mais propícia a zonas litorais como Lisboa p.ex.

Deixo umas cartas para 6ª à hora do almoço, onde fica isso evidente:

1) Muita água na atmosfera (disponível no caso de precipitar)

2) Bastante forçamento térmico (muita convecção especialmente no pico da radiação)

3) Ausência de shear vertical (dificil manter trovoadas longas)

Mas claro, isto são previsões a 2 dias.. Ainda pode mudar, e como já muito falámos aqui, há muita "lotaria" em jogo....
:rolleyes:

Ás 6utc:

Uploaded with ImageShack.us

Bastante intensa a entrada de humidade sobre o território....outra boa noticia é tambem o facto da ULL ter um nucleo não demasiado seco...o que é bom para a convecção.
De resto, os parameteros em altitude são relaTIVAMENTE favoraveis, como ja disse o david..pelo que poderemos ter alguma coisa já hoje..:)

Imagem do Satrep às 12h45:

15.09.2010_12h45.JPG

Pelas ultimas imagens do radar do Instituto de Meteorologia dá a noção de existência de Chuva no Barlavento algarvio e litoral Alentejano.

Alguem confirma???

Por aqui nada de chuva:sono:. Só nuvens altas e que não deixam cair nada.

Boa tarde tive a ver o wunderground a pouco e dao 20 e tal mm para faro e apenas 2 mm para Lisboa será que isto e fiavel ou nem por isso?
Pelo que vi nos modelos a zona de lisboa terá mais de 2 mm ou tou enganado:lol:

Abraço a todos:thumbsup:

Bastante intensa a entrada de humidade sobre o território....outra boa noticia é tambem o facto da ULL ter um nucleo não demasiado seco...o que é bom para a convecção.
De resto, os parameteros em altitude são relaTIVAMENTE favoraveis, como ja disse o david..pelo que poderemos ter alguma coisa já hoje..:)
De referir que mesmo com altitude dos cordilheira que costuma marcar o microclima Madeirense não existiu precipitação, por isso não deitem muitos foguetes...

Boa tarde tive a ver o wunderground a pouco e dao 20 e tal mm para faro e apenas 2 mm para Lisboa será que isto e fiavel ou nem por isso?
Pelo que vi nos modelos a zona de lisboa terá mais de 2 mm ou tou enganado:lol:

Abraço a todos:thumbsup:
Aqui acabaram de mudar a possibilidade de chuva para 60% sexta-feira e 11.48mm mas nunca confiei nas previsões do WU. Mas em que modelo se baseiam eles?