Sim, até dia 20 mantem-se este cenário, em principio, sendo que entre dia 21 e 26 poderemos ter uma mudança de padrão...o que eu antecipo para Outubro e Novembro tem que ver com a redução da actividade tropical e a quebra da dorsal Atlantica, permitindo uma fase de instabilidade de SW/W antes de entrarmos numa fase de NAO/AO+ mais intensa durante Dezembro.
Para já a actividade tropical e extratropical teem mantido um padrão mais estavel, e com o Nate e a Maria temos a certeza que haverá mais fuel nas proximas semanas para alimentar as depressões atlanticas, o que consequentemente deverá manter a dorsal subtropical saudavel e proxima á PI.
Apesar de tudo, como sistemas dinamicos e de dificil previsão, o Nate e a Maria poderão tomar um comportamento diferente do que os modelos teem vindo a modelar, podendo isso afectar o estado do tempo por cá de maneira imprevisivel..mas para já, a filosofia tem sido a indicada e parece coerente em praticamente todos os modelos.
Concordo plenamente, a minha previsão sazonal também aponta precisamente para esse cenário, com nada de depressões vindas de Noroeste mas sim fluxo de Sudoeste/Oeste com provaveis Cut-Offs, e isto somente no Outono (Outubro e Novembro)
Quantos aos modelos temos um padrão claro de NAO+ nos proximos 10 dias ou 15 dias ...
(e é bem capaz de chover mesmo
). O calor tem regresso marcado a partir de.... 2ª feira... 

, já lhe estou a dizer que o São Pedro não quer nada com ela no que a praia/calor/bom tempo diz respeito para o fim de semana... E tal como disseste e muito bem, já aconteceu noutras ocasiões, mas neste fim de semana vai ser realmente notório. Os pais trabalham durante a semana portanto nada feito...
A ver vamos o que reserva o próximo. Se o GFS tiver razão, não haverão motivos para preocupação neste aspecto