Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boa tarde a todos,

Este fim de semana, tenciono fazer uma magnífica caminhada, que os amantes da Natureza e do P. N. P. Geres tanto adoram, percurso esse até às Minas de Carris e ao Pico da Nevosa (ponto mais alto da Serra do Gerês e do norte de Portugal - altitude: 1548 metros). Os mais atentos, sabem que é uma zona complicada e que está sujeita a repentinas alterações do estado do tempo. A questão é muito pertinente. Será, melhor realizar essa caminhada amanhã ou no domingo? Pelo que vejo, a precipitação será de um modo geral fraca, mas mais persistente no Domingo, estou certo?

Cumprimentos
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boa tarde a todos,

Este fim de semana, tenciono fazer uma magnífica caminhada, que os amantes da Natureza e do P. N. P. Geres tanto adoram, percurso esse até às Minas de Carris e ao Pico da Nevosa (ponto mais alto da Serra do Gerês e do norte de Portugal - altitude: 1548 metros). Os mais atentos, sabem que é uma zona complicada e que está sujeita a repentinas alterações do estado do tempo. A questão é muito pertinente. Será, melhor realizar essa caminhada amanhã ou no domingo? Pelo que vejo, a precipitação será de um modo geral fraca, mas mais persistente no Domingo, estou certo?

Cumprimentos

Certo! Mas pelo que vejo rapidamente e apenas pelo GFS, as condições não serão assim tão diferentes nos dois dias. Conhecendo um pouco do clima de montanha e do Gerês especificamente, poderá ser um fim de semana morrinhento e chatinho a grande altitude. De qualquer forma boa sorte e espero que possas realizar a actividade desejada, com segurança claro.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
De qualquer forma boa sorte e espero que possas realizar a actividade desejada, com segurança claro.

Obrigado pela resposta caro vitamos. Acabei de me decidir. Amanha as 9h, pés ao caminho ;) Abraço
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Não é para te desmotivar, nas se estiver nevoeiro, o prazer dessa caminhada reduz-se para metade, as belas paisagens ficam ocultas:(

Já nos aconteceu, falo por experiência própria;).

Pois, isso é bem verdade caro Veterano. Ir sem poder desfrutar em pleno das magnificas paisagens é muito mau realmente. Vamos ver, e se necessário repetimos a caminhada :) Esta fica de "warm-up". O fórum tem que marcar uma caminhada lá ;) Fica a sugestão.

Peço desculpa pelo off-topic. Cumprimentos.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
parece que depois de uma semana de bom tempo, a instabilidade vai voltar no dia 10

Não é com uma única saída do GFS, a uma semana de distância, que se pode afirmar isso. Ainda mais estando, por enquanto, sozinho. A dúvida está no trajecto de uma depressão que se deslocará ao longo da costa Leste dos EUA. A maior parte dos modelos colocam o trajecto da mesma mais para Norte. Nesta saída das 6z (ainda por cima), o GFS é que colocou um trajecto mais para Sul, pelo que iria afectar o Norte e centro do país.

Esse trajecto depende imenso da posição do AA, e nesta run do GFS o AA está demasiado para Oeste, permitindo o deslocamento da depressão para Sueste a partir do momento em que passa o meio do Atlântico. Se o AA estiver mais perto de nós, como indicam por enquanto os outros modelos, então podem dizer adeus á instabilidade, com a depressão a deslocar-se para Leste em direcção às ilhas britânicas.

Ou seja, tudo muito incerto ainda.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

bom, depois da passagem da cut off, para a semana teremos a influencia do AA que andará a bulha com as tempestades tropicais que se formam no antlantico, e será empurrado ate as ilhas britanicas...

portanto teremos ceu pouco nublado ou limpo com um aumento das temperaturas mais da maxima, mas acima dos 30ºC só no Sul, no norte e centro a maxima dao deverá passar dos 30ºC... e capaz de haver alguma nortada... a minima vai continuar fresquinha...



depois para o fim de semana que vem teremos ali qualquer coisa a fromar-se nos lados dos açores, pelos modelos parece que vai passar ao lado em direção as ilhas britanicas mas e capaz de haver instablilidade...

mas nao dar muito credito a isto ainda falta uma semana...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto, a ausência de posts neste tópico do forum só significa uma coisa: estabilidade e Verão até perder de vista :). De facto, veio tarde mas aparentemente vem por mais tempo que em qualquer outra altura mais "típica" de Verão (Julho e Agosto)... A tendência dos principais modelos é de facto Verão, muito Verão... Talvez um ligeiro abrandamento das temperaturas no fim de semana (típico...) para eventualmente voltarem a subir de novo no começo da outra semana, embora ainda falte algum tempo...

Mas quase certo é que o Verão veio para ficar, com o AA a rondar as nossas zonas... Quem tirou férias em Setembro, está com sorte: calor e menos confusão... :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom parece que agora o Verão está para durar o que não é certamente nenhum drama porque normalmente o mês de Setembro se traduz normalmente por muito seco no inicio e algo mais chuvoso no final ou então quente e instável no inicio e mais seco e mais fresco no final ...
Neste momento creio que toda a região litoral estará na média ou ligeiramente abaixo da média com excepção do litoral Norte que está ainda bastante abaixo da média creio ....
No interior cuja precipitação acumulada neste mês já anda entre os 30 a 50 mm já deve estar na média ou acima da média para este mês ....

Este cenário agora modelado pelos modelos de continuação do tempo quente e estável deverá manter-se até muito perto do final do mês como indica para já os modelos ....

Olhando aos modelos de previsão sazonal e ás condições de La Nina parece que este ano deverá ser bastante parecido com o ano passado ... com um Outono mais chuvoso ou então normal, e depois um Inverno mais seco que o normal, o que já não deve ser novidade para ninguém em especial Janeiro e fevereiro que nas ultimas décadas cada vez tem sido mais secos em especial mais a sul ...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom que há a dizer de novo .. nada !!

O que posso dizer ... aproveitem o Verão que na minha opinião este mês já era ... com um padrão claro de NAO neutra a positiva modelada para este mês !
As depressões continuam no troço do UK, e nós temos o que não tivemos no Verão, o AA em cima da PI !!

Agrada-me particularmente este cenário num mês que deverá ser seco e quente...

Seco ? sim seco, no sentido de ausência de depressões nas nossas latitudes causadoras de potencial instabilidade ...
Penso que tal situação irá favorecer a ciclógenese no mês de Outubro ...;)

Vamos aguardar serenamente ....
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O que encontro de mais semelhante em termos de La Niña é o inverno de 1973-1974. Valores da ordem de -2,0 e um inverno bastante movimentado atlanticamente. Choveu até bem dentro da Primavera.

rrea00119731220.gif


rrea00119740105.gif
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bom que há a dizer de novo .. nada !!

O que posso dizer ... aproveitem o Verão que na minha opinião este mês já era ... com um padrão claro de NAO neutra a positiva modelada para este mês !
As depressões continuam no troço do UK, e nós temos o que não tivemos no Verão, o AA em cima da PI !!

Agrada-me particularmente este cenário num mês que deverá ser seco e quente...

Seco ? sim seco, no sentido de ausência de depressões nas nossas latitudes causadoras de potencial instabilidade ...
Penso que tal situação irá favorecer a ciclógenese no mês de Outubro ...;)

Vamos aguardar serenamente ....

É um facto. Este mês, e pela tendência dos principais modelos, começa a revelar mais estabilidade e tempo de Verão que qualquer outro mês mais típico (Julho e Agosto). Qualquer dia, as férias de Verão começam a ser gozadas em Maio ou Junho ou Setembro, com todas as vantagens monetárias e de menos confusão que estes meses acarretam :). Julho e Agosto são/foram demasiado instáveis, ora cavados, ora depressões perto das nossas latitudes, alternados com um ou outro dia quente (principalmente Agosto). Maio, e pelos vistos Setembro, o contrário.

Engraçado que no meio desta estabilidade de Setembro, o próximo fim de semana terá uma descida das temperaturas devido ao deslocamento de uma depressão a caminho do UK, para depois as temperaturas voltarem a subir a partir de 2ª feira, com o AA novamente a NW da PI. Claro que isto de engraçado não tem nada, especialmente para quem trabalha durante a semana e goza as suas folgas ao Sábado e Domingo e quer aproveitar os últimos dias de Verão para "veranear"... :shocking: Enfim, um pequeno desabafo apenas :unsure:
 

eFePe

Cirrus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
13
Local
Buraca
É um facto. Este mês, e pela tendência dos principais modelos, começa a revelar mais estabilidade e tempo de Verão que qualquer outro mês mais típico (Julho e Agosto). Qualquer dia, as férias de Verão começam a ser gozadas em Maio ou Junho ou Setembro, com todas as vantagens monetárias e de menos confusão que estes meses acarretam :). Julho e Agosto são/foram demasiado instáveis, ora cavados, ora depressões perto das nossas latitudes, alternados com um ou outro dia quente (principalmente Agosto). Maio, e pelos vistos Setembro, o contrário.

Engraçado que no meio desta estabilidade de Setembro, o próximo fim de semana terá uma descida das temperaturas devido ao deslocamento de uma depressão a caminho do UK, para depois as temperaturas voltarem a subir a partir de 2ª feira, com o AA novamente a NW da PI. Claro que isto de engraçado não tem nada, especialmente para quem trabalha durante a semana e goza as suas folgas ao Sábado e Domingo e quer aproveitar os últimos dias de Verão para "veranear"... :shocking: Enfim, um pequeno desabafo apenas :unsure:


Olá a todos.
Apesar de me ter apresentado à muito tempo, e de ter consulta diaria deste forum (+ de 2 vezes/dia), raramente "digo" qualquer coisa. Mas desta vez cá vai:
Desde à uns anos para cá que habitualmente faço férias em Setembro. Digo-vos: não quero outra coisa. Não há confusões, não há stress, preços mais convidativos, enfim, só vantagens. E agora, mais uma vez, vou de férias 3 semanitas e tempo bom se avizinha. Também sou da opinião que os grandes meses de Verão já não são o Julho e Agosto. Falasse de tanta coisa a nivel de ambiente, mas acho que ainda não se chegou a alguma conclusão definitiva (penso eu de que ...). Mas pronto, apesar de tal, não deixarei de dar a minha vista de olhos pelo forum, claro.
Fiquem bem. :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.