Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Esta run das 06h do GFS ... loooooolllll

Um "Furacao" a passear entre Açores e Madeira ... ha ha ha

NEXT RUN please !!

PS: O que noto é que poderá existir uma pequena chance de esta depressão atlântica ficar com sendo uma cut-off, mas hipótese muito remota para já ....

Está previsto um furacão para os Açores?
Isso é para quando?
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa noite...

Os modelos têm andado agitados, já tivemos a "previsão" de um furacão a passar não muito longe dos Arquipélagos...mas aquilo que vai ganhando consistência com o aproximar é que teremos instabilidade nos primeiros dias de Outubro...
Teremos uma cut-off a desprender-se de uma depressão a pairar a SE da Gronelândia...parece-me quase certo...resta saber se o posicionamento no centro da Europa do anticiclone é para se manter e se a dorsal africana se manterá mais a sul de forma a permitir que a instabilidade chegue até nós...
Este posicionamento ditará certamente as regiões que serão mais contempladas...
A dorsal mais a sul permitiria que o sul também fosse mais contemplado...mas caso o anticiclone se desvie do centro para oeste, lá se vão as previsões de uma boa rega neste inicio de Outuno:lol:
O ECMWF parece-me que vai ter de se colar ao GFS...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A Atmosfera nesta altura do ano fica agitada no Atlântico, anticiclone a alternar com cavados que por vezes vão até bastante a sul, ciclones tropicais a deambular aqui e ali, depressões isoladas que se formam. O típico para Outubro. Esta semana parece que nos Açores poderá haver actividade interessante, e a partir daqui a uma semana a ver se somos nós no continente, mas é a partir daí que começa a haver a habitual divergência dos modelos.

168 horas do ECM e GFS (1 semana)

iTJbl.gif
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Atendendo aos modelos (ECMWF e GFS), a partir de amanhã teremos (novamente) uma subida das temperaturas, com um anticiclone a formar-se na zona da Europa central/norte (Alemanha) e que aí irá permanecer durante toda a semana, influenciando o estado do tempo pelo continente, com uma ligeira corrente de SE (o vento deverá ser bastante fraco). Esta é pelo menos a tendência. O que irá acontecer depois... tudo depende do cavado que os modelos ilustram na zona do Atlântico, entre Açores e Continente, e que muito possivelmente irá dar origem a uma "cut-off". A zona onde ela se situar ditará o estado do tempo por cá nos primeiros dias de Outubro.

O ECMWF coloca-a muito longe do Continente, na zona dos Açores, pelo que se assim fosse, o estado do tempo cá continuaria com temperaturas bastante amenas e tempo seco.

O GFS coloca essa "cut-off" bem mais perto de nós, a NW da P.I.. Quem ganhará? :)

Certo é que Setembro irá acabar como um verdadeiro mês de Verão (talvez excluíndo os fins de semana :shocking:), fazendo inveja aos "irmãos" Julho e Agosto. Faz relembrar um pouco o que tivemos em Abril e Maio...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A actual TS Philipe está neste momento a evoluir numa região a leste do cavado que se irá aprofundar nas imediações dos Açores.
É previsto que a circulação do cavado nos niveis altos penetre na região Tropical, causando a regressão para sul do jet Subtropical.

Tal cenário pode causar algum shear sobre o ciclone e impedi-lo de evoluir para um sistema muito intenso, mas por outro lado tambem pode ir arrastando o ciclone pela "brecha" da alta pressão subtropical, em direcção aos Açores.

Na eventualidade do Philipe interagir com o cavado nos Açores, pode haver transferencia de energia suficiente para intensificar esse cavado, e no caso extremo, caso a totalidade do ciclone seja absorvida, poderá ocorrer um fenomeno de trasnsição extratropical com aposterior formação de uma depressão cavada na zona dos Açores-Madeira.

Para já este complexo "enredo" atmosferico ainda é de dificilima previsão..mas há que ir acompanhando com alguma atenção.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que eu vejo nos modelos é o Verão a querer entrar pelo Outubro adentro ... com temperaturas na ordem dos 30º em especial no interior alentejano ....

O que está aqui em causa é quanto tempo é que isto se vai manter assim ....

Não sei porquê mas sinto que isso nos vai beneficiar a longo prazo este calor entrar pelo Outubro adentro ...
Seja como for não é nada anormal isto acontecer pois lembro-me muito bem de imensos anos em que Outubro começa quente e seco e depois nos ultimos 15 dias ou 10 dias é que chove ...
Este ano estou á espera que aconteça o mesmo ....
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
O que eu vejo nos modelos é o Verão a querer entrar pelo Outubro adentro ... com temperaturas na ordem dos 30º em especial no interior alentejano ....

O que está aqui em causa é quanto tempo é que isto se vai manter assim ....

Não sei porquê mas sinto que isso nos vai beneficiar a longo prazo este calor entrar pelo Outubro adentro ...
Seja como for não é nada anormal isto acontecer pois lembro-me muito bem de imensos anos em que Outubro começa quente e seco e depois nos ultimos 15 dias ou 10 dias é que chove ...
Este ano estou á espera que aconteça o mesmo ....

Benificar como assim?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Está mesmo negro o cenário para o continente não tá??

Está vermelho, vermelho de geopotenciais e temperaturas elevadas, num cenário nada incomum. Como diz o Aurélio, estatisticamente costumamos ser bem compensados por estes inícios de outono quentes e secos. Pode ficar negro se não chover nada de jeito até fevereiro.

Próximos dias, pelo menos até ao feriado de 5 de outubro, animação no Atlântico, tudo calmo no continente, temperaturas bastante elevadas para a época. Não se vislumbra no horizonte qualquer mudança do padrão atmosférico.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Está mesmo negro o cenário para o continente não tá??

Todos os anos é igual.Se o início do Outono começa seco,há logo cenários negros.A chuva no Continente costuma ser mais abundante entre Outubro e Abril.Setembro,e até meados de Outubro muitas vezes é seco.Nada de extraordinário.
Certo é mais uma semana de Verão!! Quanto mais se quer despachar o Verão,mais ele continua por cá. Temperaturas que podem chegar perto dos 30ºC(ou mesmo alcançar) e vento fraco em todo o pais!
Pareçe que Outubro vai entrar com tempo de Verão... Vamos lá ver.
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Mas como estamos ainda a uma semana de distância e os modelos não têm acertado muito nas previsões o cenário para a 1º semana de Out pode vir a ser totalmente o contrário do que os modelos prevêm, ou seja com chuva;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Resta somente acrescentar que para complementar o que foi dito, existe uma possibilidade da NAO se tornar negativa lá pros lados do dia 10 de Outubro.

Recordo que já havia dito há uns tempos atrás que não acreditava numa mudança de padrão antes dessa data, devido á previsão do NAO e misturando isso com a média dos ensembles gerada pelos modelos ....

Recordo a localização que terá na proxima semana, ou duas semanas do anticiclone no norte da Europa e o desgaste que o Atlântico poderá sofrer ...

Obvio que poderá não dar em nada ... mas pode também dar ..... aguardemos mais uns dias .. !!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Mas como estamos ainda a uma semana de distância e os modelos não têm acertado muito nas previsões o cenário para a 1º semana de Out pode vir a ser totalmente o contrário do que os modelos prevêm, ou seja com chuva;)

Permita-me fazer a pergunta. Em que se baseia para uma afirmação destas, colocando em causa os modelos?
Eu tenho acompanhado pouco mas fico com a ideia que eles andam a acertar bem no seu dominio temporal-alvo.
Claro que algumas perturbações dão origem ao que se chama aqui "saidas de sonho" mas que rapidamente desaparecem de circulação nas corridas seguintes.

saudações

Bernardino
 
Estado
Fechado para novas mensagens.