Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS12z e agora o GFS18z insistem que transportado no cavado, não só venha a Nadine como uma pluma de ar que se desprende de uma onda tropical...

p7FcH.jpg



Mais um factor a considerar, potencial fonte de grande instabilidade convectiva na metade ocidental da PI...a isto junta-se a Nadine que ao que parece vai interagir positivamente com o cavado, mantendo identidade, e ainda outra depressão secundaria que vai ajudar a criar forçamento e convergencia, assim como ambiente dinamico propicio.

Uma complicadissima teia de acontecimentos algo raros vai ocorrer, e ainda não sabemos ao certo o que se vai passar e que implicações poderá ter.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Especulando, essa million dollar chance é... :cold::cold::cold:

Temos quase todos os nossos sistemas montanhosos orientados de modo a receber essa pancada de água.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Especulando, essa million dollar chance é... :cold::cold::cold:

Temos quase todos os nossos sistemas montanhosos orientados de modo a receber essa pancada de água.



E a situaçao da Madeira? parece-me que foi retirada a maior parte da precipitacao...assim como a Nadine parece me passar ao lado (parte oeste)
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Tal como foi dito, existe uma grande instabilidade, resta ver como será a sua evolução daqui para a frente! ...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Tudo na espectativa...bem a chuva que é mais importante para DomingO ninguém a tira mas de facto quando olho para esta ultima saida assusta-me um pouco principalmente a SUL.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Neste momento sinóptica semelhante nos modelos apenas até 48h, depois disso enorme divergência nos modelos, o que não permite atirar foguetes nem lá perto.

Contudo neste momento existem alguns modelos que continuam a indicar a NADINE a vir para cá algures entre terça e quinta muito por culpa, segundo me pareceu de uma ligeira descida do AA, que não permite a escapadela da Nadine para Oeste, e forçando ela mais cedo ou mais tarde para Leste e depois para Nordeste, cavando bastante depois de interagir com o cavado a Noroeste.

Contudo sabe-se o que aconteceu com o cavamento da NADINE na zona dos Açores também previsto por vários modelos, pois isso mesmo, nada aconteceu, e por isso penso que ainda vai demorar mais umas 36 horas até que se saiba o que realmente se vai passar.

O que posso dizer é o ECM, GFS, e o UKMO estão algo interessantes, mas a previsão ainda é para daqui a 6 dias.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Neste momento sinóptica semelhante nos modelos apenas até 48h, depois disso enorme divergência nos modelos, o que não permite atirar foguetes nem lá perto.

Contudo neste momento existem alguns modelos que continuam a indicar a NADINE a vir para cá algures entre terça e quinta muito por culpa, segundo me pareceu de uma ligeira descida do AA, que não permite a escapadela da Nadine para Oeste, e forçando ela mais cedo ou mais tarde para Leste e depois para Nordeste, cavando bastante depois de interagir com o cavado a Noroeste.



Bom dia,

Aurelio, o Hirlam coloca a Nadine a pairar (ao lado oeste ) da Madeira, mas o modelo ECM (salvo erro coloca-a mesmo a pasar por cima da Ram:(

Ainda é muito cedo para dar como certo?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Neste momento sinóptica semelhante nos modelos apenas até 48h, depois disso enorme divergência nos modelos, o que não permite atirar foguetes nem lá perto.

Contudo neste momento existem alguns modelos que continuam a indicar a NADINE a vir para cá algures entre terça e quinta muito por culpa, segundo me pareceu de uma ligeira descida do AA, que não permite a escapadela da Nadine para Oeste, e forçando ela mais cedo ou mais tarde para Leste e depois para Nordeste, cavando bastante depois de interagir com o cavado a Noroeste.



Bom dia,

Aurelio, o Hirlam coloca a Nadine a pairar (ao lado oeste ) da Madeira, mas o modelo ECM (salvo erro coloca-a mesmo a pasar por cima da Ram:(

Ainda é muito cedo para dar como certo?

Nem isso o Hirlam manda a Nadine quase para o meio do Atlântico ..... :angry:
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Entãio ainda é cedo para tirar certezas?

tenho um colega que disse me hoje de manah que na RTP Madeira já disseram que ia chover muito e vento muito forte
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Entãio ainda é cedo para tirar certezas?

tenho um colega que disse me hoje de manah que na RTP Madeira já disseram que ia chover muito e vento muito forte

Ainda é cedo!! tanto pode passar em cima da Madeira como mais a norte ainda resta uma pequena possibilidade de ser mais a sul! no meu entender a maior tendencia é de passar ligeiramente a norte da Madeira!
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Ainda é cedo!! tanto pode passar em cima da Madeira como mais a norte ainda resta uma pequena possibilidade de ser mais a sul! no meu entender a maior tendencia é de passar ligeiramente a norte da Madeira!



Obrigada e desculpem a insistência...mas fico ansiosa para não dizer "com medo" do que possa aí vir.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.