Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A precipitação dada pelos modelos é sempre muito imprecisa pois estes não teem resolução para modelar toda e qualquer nuvem desde um gigante MCS a um pequenino cumulus que possa causar chuva...portanto a precipitação é meramente indicativa.

O que eu vejo aqui é a manutenção de uma sinóptica extrema ao nível da precipitação e da convecção nas regiões a sul dos 39ºN ( aprox Torres vedras->Portalegre).

Há toda uma conjunção de ingredientes...ar muito húmido tropical ( 40+ mm de agua precipitável instantanea), forçamento dinâmico causado por uma série de núcleos de vorticidade/baixas de mesoescala, e aproximação de ar mais frio em altura que gerará forte instabilidade termodinâmica.

A isto junta-se o forte vento que será de esperar em todos os níveis devido á sobreposição do jet na periferia da cut off com um cinturão de ventos fortes nos níveis médios e baixos causados pela acelaração do ar quente tropical face ao forte gradiente barométrico.

Temos portanto uma atmosfera muito energética, capaz de gerar os mais variados tipos de tempo severo, desde a precipitação excessiva até a eventos de convecção organizada capaz de gerar ventos fortes.

Há que ter atenção aos modelos nas próximas runs.

No médio prazo a tendência aponta para que mais ar quente e húmido chegue de SW no inicio da próxima semana, á frente de outro sistema de baixa pressão bastante potente...valerá a pena acompanhar a evolução deste sistema também.
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,365
Local
Fajarda - Coruche(57m)
bem esta saida continua a dar em força, mas mais para sul, na minha zona desceu de 73mm para 33mm, mas continua com pico na sexta feira, bem para amanhã afinal é só coisas fraquitas? é que parece ter aumentado um pouco aqui na minha zona, santarém, leiria +ou-, será que pode haver algum moderado?
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
bem esta saida continua a dar em força, mas mais para sul, na minha zona desceu de 73mm para 33mm, mas continua com pico na sexta feira, bem para amanhã afinal é só coisas fraquitas? é que parece ter aumentado um pouco aqui na minha zona, santarém, leiria +ou-, será que pode haver algum moderado?

Pois... benvindo ao clube!! Eu na zona de Aveiro tinha na run anterior 70 e tal de acumulado e agora desceu para 36.0mm, é deprimente :mad:

Espero que as próximas run's sejam mais generosas. :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Esta saída das 12 dos modelos veio clarificar mais as coisas, o ECM voltou à carga novamente e aproximou-se do GFS, embora só tenha sido a saída das 00 que desviou-se do cenário que o ECM vinha modulando ao longo dos dias.

Vendo os modelos todos, quase todos os modelos indicam para algo com uma severidade nas regiões do centro/sul, uns mais a sul outros mais a norte mas é no centro/sul que a coisa parece-me que vai ser mais interessante. O modelo da NASA-GEOSS mete um autêntico dilúvio junto ao Algarve. :rolleyes:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)

Vitor Mendes

Cirrus
Registo
24 Set 2013
Mensagens
7
Local
Matosinhos
A saída das 18 do GFS é bem menos generosa em termos de chuva.
Apesar disso o Alentejo e o Algarve vão ter bastante chuva na Sexta.
No Sábado, em menor quantidade, parece que vai cair no Minho e Douro Litoral. Desta vez o RUN das 12 do ECM ajusta-se ao RUN das 18 do GFS.
Esperemos pelos próximos para vermos a quantidade de precipitação que vai cair porque os locais parece que já temos.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O GFS retirou alguma precipitação aqui na zona de Cascais,embora continuem valores elevados,não está fácil, mas curiosamente colocou mais trovoada, valores de CAPE/LI bem interessantes. :trovao: :trovao:

2ciidyx.png
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,365
Local
Fajarda - Coruche(57m)
realmente em temos de precipitação ficou parecido (aumentou um cadito pouco, continua forte), talvez tenha expandido um pouco mais para cima, mas carregou e bem nas trovoadas :D
pessoal e em relação para amanha (quarta feira) acham que é só chuva fraca até ao inicio da tarde como diz o ipma e o ecm, ou pode ser um pouco mais forte que isso? é que o gfs coloca 2.6mm para amanhã (1.9mm e 0.7mm respectivamente) para a tarde com cape de 300, para a minha zona e aqui no distrito de santarém +ou-
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Aqui em Peniche já esta manhã houve uma chuvinha. Coisa pouca, mas já piscou o olho ;)

Vamos ver como vai ser. Estão previstos 21.4mm quando esta tarde previam 18. Sendo aqui bem no centro de certeza que vai dar festa! Chuva e vento estão garantidos, agora vamos ver a intensidade! lol... Já andei hoje a tratar do telhado para não ser surpreendida com entupimentos! ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Nas próximas 56h uma língua de ar tropical húmido cruza (muito) lentamente o território continental.

Nos níveis médios existe uma camada de ar mais seco, proveniente de SE, que deverá limitar a actividade convectiva ao ter um efeito selectivo, permitindo apenas que os updrafts mais fortes subsistam.

Este efeito selectivo poderá limitar a nebulosidade, permitindo um maior aquecimento diurno em especial no interior, inestabilizando a camada de ar húmido nos níveis baixos, permitindo valores de CAPE próximos ou localmente superiores aos 500J/Kg.

Só não teremos mais CAPE porque nos níveis altos ainda domina alguma influencia da dorsal subtropical, com ar relativamente quente e estável.

Por outro lado, existe algum forçamento dinâmico, nomeadamente frentes de brisa que avançam desde SW durante a tarde e alguns pequenos núcleos de vorticidade associados a uma ou outra pequena perturbação em altura que antecede a chegada do maior núcleo depressionário na 6f.

Sendo assim espera-se uma situação marcada por alguma convecção especialmente em regime diurno e mais frequente no interior/áreas montanhosas...devido ao fraco shear, CAPE marginal e sinóptica pouco impressionante não se espera convecção organizada...no entanto a abundancia de humidade nos níveis baixos poderá alimentar uma ou outra célula mais forte e capaz de gerar precipitação pontualmente intensa.

FMmF2EN.png


Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
- Precipitação pontualmente intensa ( não severo)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

por aqui vai chovendo neste momento:rain:

De realçar a previsão do ECM para Sexta-feira, chuva por vezes forte em especial a Norte e parte do Centro com a passagem de uma frente que parece ter já uma actividade considerável..

s2y.gif


Nos dias seguintes, e com o aproximar da depressão ao NW, deveremos entrar em regime de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no Norte/Centro.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,741
Local
Loures
Esta saída das 06 do americano reduz em boa quantidade os valores de precipitação para sexta-feira, mas metendo ainda muita água pelo Algarve (especialmente Sotavento) e no Litoral Norte.

Penso que o que os modelos apresentarem hoje já será mais ou menos aquilo que poderá ocorrer, se bem que nisto da meteorologia nada é certo.