Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
GFS12z completamente louco com a situação de 6f...modela ipsis verbis um enorme complexo mesoescalar linear que varreria todo o litoral a sul de lisboa e entraria pelo Alentejo, á frente de uma pequena bolsa depressionária/vórtice á sfc.

Mais um ou outro segmento convectivo linear afectaria também o litoral norte e centro acompanhando esta pluma de instabilidade forte.

Durante a noite para e o dia de Sabado, a aproximação da depressão pelo NW causaria mais actividade convectiva por vezes forte, sob forma de algumas bandas de instabilidade...no entanto a proximidade ao núcleo da perturbação significa menos shear pelo que as hipóteses de tempo severo diminuem gradualmente a partir do fim da tarde de 6f.

Sem duvida uma situação a acompanhar...a presença de até 45mm de TPW indica a possibilidade de alguns locais verem até 100-150mm/6h, e a convecção mais activa facilmente induzirá ventos fortes e talvez mesmo algum tornado.
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
como eu esperava, o centro voltou a subir um pouco, aqui na minha zona um pico de 15.3mm que já não aparecia nenhum pico acima dos 10mm prai ha 3 ou 4 saidas, eu acho que só vou ficar convencido onde se dará a maior precipitação daqui a 24h
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O Outono vai, tudo indica entrar em força, com muita chuva na sexta que se prolongará por alguns dias. A situação de sexta é uma situação a acompanhar pois de facto há condições para muita precipitação e tambem bastante vento. Nao me admirava nada se os acumulados nas zonas montanhosas da região Norte superassem os 100 mm. Esperemos para ver. Lá para o meio da próxima semana também tem vindo a ser modelada outra depressao que pode tambem dar muita chuva.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para lá do dia de Sábado existem muitas divergências entre o ECM e os outros modelos sendo que este indica a subida da dorsal na PI, e portanto melhor tempo para o sul ( ver diferença na sinoptica da linha do 1010 de pressão) enquanto que os outros modelos indicam a linha do 1010 mais para sul e aquela depressão formada na Segunda bem mais cavada e mais para sul.

No que toca agora apenas ao dia de Sexta, é dificil vislumbrar algo de relevo na previsão do ECM !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Nem a 36h/48 h os modelos começam a afinar e ainda andam marados, cada saída pode ser uma alegria ou uma tristeza, tudo depende da zona onde vivemos. :lol: Esta saída limpou a chuva mais forte do Algarve e colocou tudo mais a norte e a sua passagem bem mais rápida que nas saídas anteriores. Ainda fica é na muita parra e pouca uva. :lol:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Nem a 36h/48 h os modelos começam a afinar e ainda andam marados, cada saída pode ser uma alegria ou uma tristeza, tudo depende da zona onde vivemos. :lol: Esta saída limpou a chuva mais forte do Algarve e colocou tudo mais a norte e a sua passagem bem mais rápida que nas saídas anteriores. Ainda fica é na muita parra e pouca uva. :lol:

Não vai haver previsão que nos valha algarvio1980...neste cantinho os eventos significativos de precipitação nunca são vistos pelos modelos. A meu ver será mais uma linha de instabilidade que cruzará o território e bem mais rápido do que o que estamos à espera podendo deixar precipitação significativa mas nada demais, ou seja, regra geral abaixo dos 40mm. Quanto à convecção mais organizada que possa existir no seu seio e que possa baralhar as contas, isso já é outra conversa!
O certo é que vamos ter chuva forte a cair sobre o pó porque pelo que estou a ver não vamos ter direito a preliminares. Basicamente quando começar a chover será forte!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não vai haver previsão que nos valha algarvio1980...neste cantinho os eventos significativos de precipitação nunca são vistos pelos modelos. A meu ver será mais uma linha de instabilidade que cruzará o território e bem mais rápido do que o que estamos à espera podendo deixar precipitação significativa mas nada demais, ou seja, regra geral abaixo dos 40mm. Quanto à convecção mais organizada que possa existir no seu seio e que possa baralhar as contas, isso já é outra conversa!
O certo é que vamos ter chuva forte a cair sobre o pó porque pelo que estou a ver não vamos ter direito a preliminares. Basicamente quando começar a chover será forte!

Sinceramente de todas as previsões penso que esta será a mais provável, sempre achei que a zona com maior probabilidade de neste primeiro sistema ver precipitação mais forte seria a zona de Lisboa e Setubal e depois o litoral norte.

Já agora olhando a este sistema parece claro que a frente durará no máximo umas duas horas a passar !
Sempre me pareceu que o GFS andava a exagerar pois nunca vi nenhum modelo a dar tanta precipitação !
Isto vai ser muito rápido ...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Vejam a saída da Estofex...
showforecast.cgi

Ahead of the approaching cut-off low, a very moist tropical air mass is advected northward. Although lapse rates are initially poor in this air mass, but will increase due to lift as the mid-level trough moves slowly east. The rather cool mid-level air mass in the range of the trough axis and the warm sea surface may allow for CAPE in the order of 1000 J/kg according to the latest GFS, so that at least weak instability is expected to be likely.

Along the cold front that will be nearly parallel to the mid-level flow, training storms are expected that will spread into Portugal late in the period. These storms may produce excessive rain along the coasts. Additionally, the very strong low-level wind field exceeding 20 ms at 850 hPa will result in strong low-level vertical wind shear. As a consequence, embedded supercells are forecast capable of producing tornadoes and locally large hail and severe wind gusts. Overall activity will likely go on at Friday morning.