Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Vitor Mendes

Cirrus
Registo
24 Set 2013
Mensagens
7
Local
Matosinhos
Cá por Matosinhos esperam-se, segundo a última saída do GFS cerca de 31mm para Sexta-Feira e 33mm para Sábado. :rain:
Depois das saídas dos últimos dias pensei que fosse pior. Já vi muito pior.:surprise:
Quando isto passar ficamos à espera da chuva e da trovoada da Próxima Quarta-Feira :shocking:

O Outono entrou em força...
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,365
Local
Fajarda - Coruche(57m)
saida desgraça, tudo para o sul e tudo para o norte na sexta, o centro que fique com os restos :sad: ,está razoavel para cá até aumentaram as trovoadas, mas precipitação desceu consideravelmente, curiosamente inicialmente colocavam maior precipitação aqui e ainda durou e agora faz tipo um buraco com maior pico no norte e sul, eu acho que só vamos ficar a saber amanha (1 dia antes do acontecimento)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Esta saída das 06 do americano reduz em boa quantidade os valores de precipitação para sexta-feira, mas metendo ainda muita água pelo Algarve (especialmente Sotavento) e no Litoral Norte.

Penso que o que os modelos apresentarem hoje já será mais ou menos aquilo que poderá ocorrer, se bem que nisto da meteorologia nada é certo.

A saída das 00 era bem mais extrema do que esta no Sotavento Algarvio, esta última cortou metade da saída das 00. O Hirlam que é um modelo mesoescala coloca o grosso da precipitação a passar ligeiramente a sul do Algarve em direcção a Cádiz.

Aqui, fica o meteograma das 00, nunca me lembro de ver um meteograma destes. :D

Para memória futura:

15759835_GDU7w.jpeg


Esta saída das 06 é bem mais parecida com a saída das 00 do ECM, em termos de precipitação.
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
saida desgraça, tudo para o sul e tudo para o norte na sexta, o centro que fique com os restos :sad: ,está razoavel para cá até aumentaram as trovoadas, mas precipitação desceu consideravelmente, curiosamente inicialmente colocavam maior precipitação aqui e ainda durou e agora faz tipo um buraco com maior pico no norte e sul, eu acho que só vamos ficar a saber amanha (1 dia antes do acontecimento)

Calma calma :)
O principal é que ela vem aí e parece que temos para uns dias.
Como sabemos, não vale a pena dar muita importancia às saídas no que diz respeito à localização rigorosa da maior fatia da chuva pois a experiência diz-nos que as devemos utilizar com algum distanciamento pois ainda pode variar imenso.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,365
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Calma calma :)
O principal é que ela vem aí e parece que temos para uns dias.
Como sabemos, não vale a pena dar muita importancia às saídas no que diz respeito à localização rigorosa da maior fatia da chuva pois a experiência diz-nos que as devemos utilizar com algum distanciamento pois ainda pode variar imenso.

pois por isso é que disse também que acho só vamos ficar a saber mesmo +ou- ao certo amanhã, cá para mim só ficamos a saber na saida do gfs das 17.30h e do ecm das 20h de amanha
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
pois por isso é que disse também que acho só vamos ficar a saber mesmo +ou- ao certo amanhã, cá para mim só ficamos a saber na saida do gfs das 17.30h e do ecm das 20h de amanha


Na realidade só vamos mesmo saber quando passarmos à fase do now-casting e seguirmos o radar...
Isso é que é certinho.
Esperemos que esteja operacional ;)
Abraço!
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,365
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Na realidade só vamos mesmo saber quando passarmos à fase do now-casting e seguirmos o radar...
Isso é que é certinho.
Esperemos que esteja operacional ;)
Abraço!

oh claro isso sim a seguir na hora :p
tou a dizer saber +ou- se sempre fica mais a norte ou mais a sul ou ao centro, mas de qualquer maneira será um episódio de todo o pais :D, segundo os ensembles, penso que na próxima saida irá aumentar um pouco no centro novamente, penso que no norte aumente um pouco também, o sul acho que ficará parecido como está agora

69p5ic.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Por aqui já se sente energia no ar...tempo bem abafado:hehe: Mais dia menos dia a atmosfera tem de descarregar por este corredor. Vamos ver se é desta ou mais tarde, também ainda estamos no início...
 

Trovão Almada

Cumulus
Registo
17 Mai 2011
Mensagens
136
Local
Almada / Algoz
boas tardes a todos e desculpem a ausencia mas o trabalho nao tem dado tréguas. Será que vale a pena carregar as baterias da maquina e preparar as coisas? Se o dia mais chuvoso for na sexta calha me bem porque estou de folga
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Desde Fevereiro que não troveja por Almada ou sequer aqui perto. Passou-se o resto do Inverno, a Primavera, o Verão, e nada, a instabilidade fugia daqui a sete pés. Venha ela! :trovao: :D