Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.


M

Membro excluído 274

Agora é hora de deixar os modelos e começar o nowcasting!
Já chove na Costa da Morte e não tarda começará a chover no Minho, Porto e Aveiro...
Olhos postos nos radares, satélites, estações... sejam oficiais ou amadoras... espero um grande evento! Não se esqueçam que ainda estamos no Verão... há que contextualizar a espectacularidade da situação.
Bom seguimento ao forum!
 

mhenriques

Cirrus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
65
Local
Antas (alt200m), Caldas da Rainha
20150914_2205_PPI.png
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Espero que o radar não pare de transmitir :amigos:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É basicamente isto daqui a algumas horas, já em formação..

Sim, essa será a frente quente associada mesmo ao primeiro núcleo depressionário.

é impressão minha ou isso vai passar mais a norte do que o esperado?:huh:

Há dois núcleos depressionários, o segundo que ainda vem lá mais atrás, 997 hPa, é que passará mais perto.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e MicaMito

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
No Gong o centro passou no norte de Portugal, e tinha um "gancho" de vento muito intenso a afectar o centro do país, que foi o que fez tombar milhares de árvores. A localização exacta desse gancho é que foi variando um pouco na véspera.
Exemplo de previsão de rajadas no Gong em 2013:
Agora não está modelada uma situação desse género. O vento é menos intenso, em contrapartida dura bastante horas.
O maior problema deste evento é a precipitação, mas é claro que o vento não é negligenciável, e como é o primeiro temporal da temporada talvez haja coisas mal preparadas, lembro-me sempre de coisas como gruas, andaimes de obras, etc.
Alguns modelos tem valores obscenos de precipitação aonde ocorra efeito orografico.
romeupaz era mesmo por ai que eu ia dizer, esperemos pelo evento em si porque nunca se sabe até que ponto aquando da passagem não ocorrerá uma descida acentuada da pressão, o Gong é prova disso que cavou assim de repente, portanto não considero na minha opinião ainda uma Ciclogénese Explosiva, acho que só mesmo em cima do evento.
De qualquer maneira acho muito correcto este aviso antecipado do IPMA por precaução. A prevenção sempre em 1º lugar.

Obrigado pelas vossas respostas!

Vince como diz o criz0r sabíamos que o gong ia ser mau mas tão mau não... tempo para nowcasting e preparem as cameras!!!!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.