Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para o pessoal com mais conhecimentos:
O centro da depressão não pode subir ou descer (N ou S) ainda em relação aos modelos?
Lembro-me do Gong em 2013 que estava previsto a parte sul da depressão (onde os ventos são mais intensos) acertar na zona de Aveiro e no ultimo momento chegou-se para sul e acertou na zona de Leiria.


No Gong o centro passou no norte de Portugal, e tinha um "gancho" de vento muito intenso a afectar o centro do país, que foi o que fez tombar milhares de árvores. A localização exacta desse gancho é que foi variando um pouco na véspera.

Exemplo de previsão de rajadas no Gong em 2013:
qdR9A.png



Agora não está modelada uma situação desse género. O vento é menos intenso, em contrapartida dura bastante horas.
O maior problema deste evento é a precipitação, mas é claro que o vento não é negligenciável, e como é o primeiro temporal da temporada talvez haja coisas mal preparadas, lembro-me sempre de coisas como gruas, andaimes de obras, etc.
Alguns modelos tem valores obscenos de precipitação aonde ocorra efeito orografico.

YqOeNqG.gif
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
romeupaz era mesmo por ai que eu ia dizer, esperemos pelo evento em si porque nunca se sabe até que ponto aquando da passagem não ocorrerá uma descida acentuada da pressão, o Gong é prova disso que cavou assim de repente, portanto não considero na minha opinião ainda uma Ciclogénese Explosiva, acho que só mesmo em cima do evento.
De qualquer maneira acho muito correcto este aviso antecipado do IPMA por precaução. A prevenção sempre em 1º lugar.
 
  • Gosto
Reactions: romeupaz e lserpa

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,615
Local
Espinho, Aveiro
Amanhã vai ser mesmo um dia terrível para as pessoas que habitam nas zonas de ribeira e rios ver a água a entrar pela casa dentro. Mesmo com sarjetas limpas ou meia limpas, não vai correr bem o evento de amanhã.

Quem vive perto das zonas das ribeiras ou rios por favor protejam os seus bens materiais colocando sacos de areia em zonas onde acha que é possivel entrar água da chuva.

Horário de maior precipitação: Tarde e Noite
Maré cheia: 17 horas (aproximadamente)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Amanhã vai ser mesmo um dia terrível para as pessoas que habitam nas zonas de ribeira e rios ver a água a entrar pela casa dentro. Mesmo com sarjetas limpas ou meia limpas, não vai correr bem o evento de amanhã.

Quem vive perto das zonas das ribeiras ou rios por favor protejam os seus bens materiais colocando sacos de areia em zonas onde acha que é possivel entrar água da chuva.

Horário de maior precipitação: Tarde e Noite
Maré cheia: 17 horas (aproximadamente)

Não concordo de todo com os termos que usas nesta mensagem. Não estamos no inverno, não há caudais nesta altura que estejam em níveis que possam subir assim tanto. A chuva não terá valores horários que provoquem cheias repentinas, mesmo que haja acumulados em 6h superiores a 60 mm, penso que não há razões para prever acumulados horários perto dos 30 mm, que seriam os únicos a justificar acções de prevenção tão radicais. O período de chuva é alongado e as situações de risco serão observadas com tempo de resposta suficiente. Não é como no caso de super-células que descarregam em poucos minutos quantidades capazes de inundar qualquer zona ou provocar enxurradas repentinas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.