Boa noite , Nas ultimas saídas , o " GFS " e o " ECM " tem coincidido numa alteração de padrão a partir do dia 12 , com descida de temperatura e possibilidade de alguma chuva . A esta distancia , não quer dizer que esteja garantido que vai chover a potes , pode chover apenas um pouco ou nada , mas o facto dos 2 modelos entrarem em consonância pode ser um indicador de alteracao de padrão a médio prazo .
Essas frentes a mim não me dizem nada, eu quero é uma cut-off a sudoeste de Sagres a despejar 100 mm, aqui no Algarve. Prefiro um Setembro mais seco do que chuvoso, não vá começar a chover cedo, depois chega-se ali a Dezembro e a torneira fecha-se, por isso, mais vale a seca continuar e vir um Inverno mais rigoroso como 2009/2010 do que vir logo e acabar cedo demais...
Normalmente , a outonos precocemente chuvosos seguem - se invernos secos . Vendo os modelos a médio prazo , da a sensação que vai ser um outono normal , com as primeiras frentes a passar a meio do mês pelo Norte , mais ou menos como e costume . E , em ano de " El Nino " , ou muito me engano ou vamos ter grandes regas la para o fim do ano ( mas isso já e matéria de SML ) .
Começar a chover em Setembro nunca é cedo demais é perfeitamente normal e se nós fomos ver o verão começou logo em Maio
De uma saída para a outra esfumou-se tudo. Já não está previsto chover nada em lado nenhum. Espero que os modelos voltem a carregar na precipitação pois a situação já está a tornar-se preocupante.
Eu continuou a acreditar numa possível mudança de padrão a meio do mês , atendendo aos modelos . Todavia , como também referi , isso infelizmente também não e garantia de muita chuva . Podemos começar a entrar progressivamente num ciclo Mais outonal e com uma corrente mais ococeânica e andar muito tempo apenas com chuviscos ou chuva fraca ( em 2005 ou em 2008, por exemplo , apesar de o outono ter chegado na altura normal , só tivemos as primeiras frentes a passar de forma mais sucessiva la para dezembro ) . Se tivéssemos tido um período anterior muito chuvoso não havia problema , mas como não tivemos , se continuar mais 2 / 3 meses a chover pouco pode tornar - se preocupante . P. S . de facto , previsões a mais de 5 dias em relação a quantidade de precipitação prevista são quase do domínio do reino da fantasia .
Estive a ver melhor os modelos e continuam claramente a modelar uma alteração do padrão a partir do dia 11 . A única diferença e relativamente a quantidade de precipitação prevista , mas isso , como referi anteriormente, a mais de 5 dias não e para levar a letra .
As ultimas saídas voltaram a animar , embora ainda com muitas reservas devido ao facto de serem a mais de 5 dias . A confirmar - se , seria uma frente fria de respeito para o próximo fim de semana , em especial no Norte . Já a uns posts atras tinha dito que os modelos a muito que ameaçavam com algo para meio do mês . Vamos acompanhando e ver se só cai chuva fraca ou levamos com algo em grande .
Boa noite Caro james, Vamos aguardar pelas próximas run's mas parece que a partir do próximo fim de semana, vamos ter direito a um vasto sistema depressionário entre UK e o noroeste de Portugal Continental... Vamos esperar mesmo pelas próximas saídas para vermos como isto vai evoluir (tanto pode dar em quase nada como pode ser minimamente interessante para a nossa região que também está a precisar urgentemente duma boa rega decente para repor o "verdinho" do nosso belo cantinho. Cmps.
Sei que é um pouco cedo, pois ainda faltam alguns dias para esta possível evolução, mas esta previsão ocorrer será um bom evento, com precipitações constantes durante todo o fim de semana e proveitosas para todo o território. Vamos esperar que se concretize e venha mitigar esta seca.
PORTUGAL CONTINENTAL: Tendência do estado do tempo Carta de 200 hPa prevista para hoje, 7 de setembro de 2015_12hUTC (Fonte: Wetter3) Um núcleo de ar frio isolado em altitude (DANA) sobre o interior da Península Ibérica condiciona o estado do tempo em Portugal Continental. A presença de elevados valores de humidade relativa aos 700 hPa, aliado à insolação, favorecem o estabelecimento de correntes de ar ascendentes pelo que durante a tarde e início da noite de hoje poderá ocorrer o desenvolvimento de alguma nebulosidade convectiva nas regiões do interior centro e sul que, por sua vez, poderá originar um aumento temporário de nebulosidade e a ocorrência de aguaceiros ou trovoadas dispersas, embora a sua probabilidade de ocorrer seja diminuta.