Ruipedroo
Cumulonimbus
E a 21/09/2014, aqui no Porto, assisti à mais violenta chuvada que me recordo, foram mais de 30 mm em poucos minutos
Como isto anda muito monótono, em off tópic e para recordar, cá fica o vídeo que fiz na altura:
Off topic:
Esse dia.
Por cá pouco choveu mas deu para ver um dos céus mais assustadores que me recordo, até tons roxos tinha. Mas ainda mais assustador foi o do mítico 4 de Setembro de 2004. Tinha apenas 10 anos mas lembro-me como se fosse hoje daquela shelf cloud mesmo à moda do Kansas. Até um tornado houve. A seguir saraiva de 6cm em plena via rápida. Ainda hoje o jipe da minha mãe tem leves mazelas no capot. Leves pois conseguimos nos abrigar num viaduto. Podem ver um tópico disto que há no fórum aqui, porém perderam-se as fotos todas. Vou colocar lá alguma informação da minha experiência e imagens dos modelos. Também a 21 de Setembro 2008 houve grandes trovoadas no Norte e Centro.
--------------------
O mês de Setembro quando quer traz coisas épicas no que toca a eventos convectivos. Este ano os modelos teimam em não mostrar nada para já. Veremos. Mas neste momento o ideal seria uma frente a varrer todo o continente, ou em especial na zona Centro e Sul, que precisam de água.
Última edição: