Seguimento Açores e Madeira - Abril 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Em relação ao suposto alerta a partir das 18h da Protecção civil dos Açores, não houve alerta, confirmado em telefonema pessoalmente, limitaram-se a dizer-me a previsão do IM. E em dois noticiários ouvidos pela Net da Rádio Atlântida (aqui) também nada foi referido. Nem em nenhuma imprensa regional consta o que quer que seja, aqui, aqui e aqui.

Para que conste, eu concordo que deveria ter havido um alerta hoje, primeiro no grupo central (choveu bastante lá) e para a tarde também no grupo oriental (que aparentemente teria sido desnecessário). Só que entre criticar falta ou não de alertas e o ruído desinformador ou mesmo deturpador que algumas pessoas por aqui insistem, vai uma grande distância.

Vince eu nunca disse que ouvi terem dado alerta.
Apenas disse que ouvi a previsão para o agravamento das condições climatéricas para hoje, onde inclusivé ainda há pouco foi referido um aviso para os condutores que transitam no eixo sul Ponta Delgada- Vila Franca, onde a população está já sobre aviso sempre que há chuva forte naquele mesmo troço complicado. O meu espanto tal como o teu foi a Protecção Civil nada ter referido em relação a isso.
Até porque como tu sabes eu geralmente pouco ou nada me fio nos alertas.
E sim a frente já passou pelos Grupos Central e Oriental.

Pelo Hirlam o cenário neste momento é colocado como o seguinte:

wwisx0c206.gif

Segundo os teus modelos a chuva foi por vezes forte mas nada de especial como estavam a prever ontem
Hás de ir acompanhando os modelos do GFS que geralmente tb são aconselháveis.

Vince eu nunca disse que ouvi terem dado alerta.
Apenas disse que ouvi a previsão para o agravamento das condições

:confused: Escreveste que a Prot Civil emitiu um alerta, está na página anterior:

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta para chuva forte a partir das 18h locais. Cuidados redobrados a quem transita pelas serras, taludes instáveis, e outras zonas que ofereçam maior risco de enxurradas e derrocadas visto que as previsões para as próximas horas não são nada optimistas.

Todos erramos, ouviste se calhar uma mera previsão, e confundiste e escreveste que era um alerta. Por mim ficamos por aqui. Mas como compreendes, é preciso ter cuidado com o que se escreve, citar fontes. Tudo começou com a minha mera pergunta pela fonte de uma coisa que afinal não existiu. Como moderador do fórum cabe-me a tarefa de validar o que se diz aqui no fórum. O fórum e as redes sociais onde está presente é hoje uma interessante ferramenta de fazer chegar a informação rapidamente às pessoas. Mas essa informação tem que ser verdadeira.

:confused: Escreveste que a Prot Civil emitiu um alerta, está na página anterior:

Ok confesso que posso ter exagerado e devo ter posto os pés entre as mãos.

Todos erramos, ouviste se calhar uma mera previsão, e confundiste e escreveste que era um alerta. Por mim ficamos por aqui. Mas como compreendes, é preciso ter cuidado com o que se escreve, citar fontes. Tudo começou com a minha mera pergunta pela fonte de uma coisa que afinal não existiu. Como moderador do fórum cabe-me a tarefa de validar o que se diz aqui no fórum. O fórum e as redes sociais onde está presente é hoje uma interessante ferramenta de fazer chegar a informação rapidamente às pessoas. Mas essa informação tem que ser verdadeira.

Pois as minhas desculpas pela confusão :unsure:
Confundi a previsão de mau tempo com a chuva forte para um alerta. Mas segundo aquilo que foi dito em relação à previsão meteorológica pensei que fosse caso de alerta, já que em casos dessa natureza eles costumam accionar sempre os mesmos, daí ter ficado com a ideia do costume da praxe. Até porque eles ontem no boletim do tempo davam chuva forte para os Grupos Central e Oriental como choveu hoje por vezes forte (embora não tenha sido emitido nenhum alerta), daí tb ter ficado meio confuso não haverem alertas.

Estranho é às vezes serem emitidos alertas com previsão de menos precipitação quando dessa vez n houve nenhum levantado...

Mais uma vez as minhas desculpas pela confusão embaraçosa que possa ter levantado.

Os critérios para a Madeira são os mesmos colocados para o continente que tem radares, em relação aos azores os critérios são mais apertados inclusive mas daí a darem importancia devida as regiões vai um passo enorme.

Caro amigo Vince eu inseri a carta das 18h/02h de previsão hora espanhola (+1 que o Continente e a Madeira e + 2h que os Azores) e a imagem de satelite das 20h espanholas 19h Madeirenses 18h Azoreanas.
Qual é a dúvida para comparar uma carta e a imagem de satélite que não compreendeu no meu referido post? Sinceramente seguia o MPE na EUMETSAT mas a preguisa de ter de fazer um copy, tratar no Paint e ir retirar a imagem de Infravermelho do AEMET não é assim tanta diferença que não cheguemos lá!
Comparar!

Mais informo que nas 6h representadas na carta precipitou 35mm aprox. no Nordeste contra os 10/20 da carta de Hoje e a previsão Hirlam de 20/30 de Ontem para o mesmo período.

E acho construtivo assistir também as suas leituras de cartas e modelos também se efectuem por aqui, como o André que perde algum tempo a acompanhar as nossas considerações e o Vitamos contribuindo com a sua critica construtiva para melhorar o interagir entre os Ilhéus e as suas particulariedades.

S.Miguel-Azores
Correcto mas actualmente sigo o GFS apenas pela leitura da WRF (modelo de alta resolução que tem por base a leitura do GFS) para o seguir. :thumbsup:

Correcto mas actualmente sigo o GFS apenas pela leitura da WRF (modelo de alta resolução que tem por base a leitura do GFS) para o seguir. :thumbsup:

Ok Knyght. Mas mesmo assim se queres que te diga faz-me ainda uma certa confusão isso do "apertado" e do "largo". Os critérios de alertas a meu ver deveriam de ser iguais para todas as zonas mas pronto passemos à frente.

Segundo os modelos do GFS que tive a ver a animação aí para os vossos lados não será assim tanta para o final da semana, já que uma crista anticiclónica teima em estender-se para norte apanhando inclusivé os Grupos Central e Oriental dos Açores isso já para 5 e 6 feira. Mas são esperadas tb Trovoadas aí para a Madeira na Terça-Feira.

Excepção à regra será o Grupo Ocidental que ficará mais sob a influência das baixas de Oeste, já que tudo indica que um AA irá bloquear alguma coisa, mas até lá tudo pode mudar como é óbvio.Pa domingo próximo e segunda já os modelos dão uma forte circulação depressionária pelo atlântico da qual os Açores estaão no seu caminho, com trovoadas e ventos muitos fortes mas com alguma dificuldade em se alargar mais até ao Continente devido à acção de uma crista de altas pressões que não sai nem deixa passar nada.

Agora por aqui aguaceiros moderados a fortes que vão e vêm e com eles algum vento e chuva essa por vezes forte.

A temperatura queda-se agora nos 12.8:C

Se amanhã a festança eléctrica confirmar-se para os Grupos Central e Oriental já nem menciono alertas para não correr o risco de me enganar. Por esta altura chuva e Trovoada já no Faial a estender-se às restantes ilhas.

Segundo o ImapWeather de há bocado algumas descargas eléctricas pairam ao redor dos Açores, visto as previsões apontarem para Trovoadas nos Açores. Com sorte ainda a Madeira apanha qualquer coisa.
Ah! outra coisa Knyght eu pessoalmente também nunca me fio no Freetmeo. Perda de tempo total :disgust:

Mas mudando agora de assunto, já tive a pesquisar em alguns sites onde até alguns são unânimes na previsão a longo e médio prazo na continuação e prolongamento de um padrão anticiclónico no atlântico enfraquecido onde por exemplo se destaca o modelo do ECMWF.
A confirmar-se isso tou a ver que esse ano os Açores podem ser varridos com mais frequencia e intensidade por furacões ou ciclones tropicais. Corrijam-me se tiver errado. O que é certo é que o ano passado por essa altura já faziam dias de praia e até me lembro que o meu primeiro banho do ano foi a principios de Abril de 2009. Esse ano a Primavera de Primavera só tem nome porque o tempo tem se prolongado invernoso desde os Açores, passando pela Madeira e acabando em Portugal Continental. A confirmarem-se essas previsões do ECMWF o verão já era.

Em vez de praia esse ano faço montanha ou campo pa variar o que tb é óptimo ;)

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/sam/index.html?page=criterios.xml

São os critérios descritos.

Em relação a estes dias fiz bem uma descriminação que para os Azores era uma coisa e para a Madeira é outra pois para a Madeira a maior precipitação tende a acontecer no mar antes de atingir a ilha.

Contudo já houve alguns aguaceiros e o céu já está bem carregado.

Existe algumas descargas electricas ao largo oeste da ilha
r78g0800.gif

s91g0800.jpg

Na segunda vaga que se vê já pelo satélite é a vaga que irá trazer a precipitação sendo que a ultima actualização do WRF será pelas 20h locais não passando de Fraca com períodos Moderados.

Vou por agora descansar já que tive a fazer a noite.

Abraço

André comparar um carta com uma imagem de satélite serve para verificar a veracidade das mesmas principalmente no percurso.
É dessa forma que damos o devido valor ao ECMWF porque costuma acertar, não fiz mais que uma comparação directa.

Quanto ao avisos em relação ao Azores embora detenham uma orografia mais soft por vezes e basta dar uma vista de olhos ao tópico seguimentos que alguns valores de precipitação que no Continente parecem fazer muito alarido quando os Azores estão fustigados continuamente de água a atenção é bem menor.

Em relação as Lajes ou é de mim que o IM não possui disponível informação sobre essa estação online, embora o Hirlam coloca-se bastante chuva fraca a moderada também no grupo central durante tudo o dia embora neste momento procuro mais os valores de pico e não os continuo porque não tenho ferramentas que o possa medir/contabilizar o dia (é uma medição a olho-metro) :thumbsup:

:eek::huh:
Está é que eu não percebi da FreetMeteo.
Retiro para já a minha apreciação de Estar Atento para apenas Condições Normais de Pluviosidade...
:lmao:

Tanto o WRF, CMC, GFS retiram precipitação apenas o Hirlam mantém alguma precipitação moderada contudo pela imagem de satélite indica que a maior parte da carga precipitavel já passou neste momento pelo norte da ilha e desloca-se para norte.

s97g1500.gif

Protecção Civil Madeira disse:
De acordo com informação do Instituto de Meteorologia, prevê-se, durante a noite e até às 12h00 de terça-feira dia 20 de Abril, períodos de chuva por vezes forte e ocorrência de trovoada. O vento prevê-se forte, principalmente nas zonas montanhosas, com rajadas que poderão atingir os 90 km.
Assim, o Serviço Regional de Protecção Civil, IP – RAM, recomenda a tomada das necessárias e habituais medidas de precaução e, particularmente, alerta para os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas e vertentes expostas.
Mais informa que, face à ocorrência de derrocadas ou queda de árvores, poderá ser condicionada ou encerrada a circulação automóvel em algumas vias, pelo que deverá ser prestada especial atenção aos avisos, sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança.

Mas continuo sem perceber :disgust: