Seguimento Açores e Madeira - Abril 2010

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa Noite.
Dia marcado por vento moderado e alguma chuva.
Resumo do dia:
Precipitação: 7,2 mm
Pressão: 1013 Hpa
Temperatura:
Mínima:11,3ºC
Máxima:16,8ºC
Actual:12ºC
Vento: 8,6 Km/h Rajada: 22,3 Km/h oés-noroeste
De salientar que o acumulado da semana a nível de precipitação foi de 58,7 mm
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Os critérios do IM de chuva forte para os Açores não são os mesmos para a Madeira. Quase que te posso garantir que o alerta laranja não será justificado aqui para os Açores, mas somente o amarelo, e é se chegar a ser emitido lol.

Por acaso são diferentes sim, isto é mais apertados, pelo menos o que está escrito mas o Hirlam não é o Modelo Oficial dos Alertas do IM entanda-se também e o IM não gosta muito de lançar alertas muito atencipadamente e mais não digo...
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
bom dia

pois é a seguir à tempestade vem a bonança..... mas a seguir volta a tempestade!

pois é depois de um dia e meio de relativo bom tempo (devido ao AA), este domingo voltou, as condições meterologicas que mais detesto- o nevoeiro.
Assim está previsto para hoje chuva, vento, nevoeiro e possibilidade de trovoadas (LI de -0,6 a -2,9 e cape com valores médios de 400).
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Por acaso são diferentes sim, isto é mais apertados, pelo menos o que está escrito mas o Hirlam não é o Modelo Oficial dos Alertas do IM entanda-se também e o IM não gosta muito de lançar alertas muito atencipadamente e mais não digo...

Ora bem...

Agora é que disseste tudo! Este é o meu grande cavalo de batalha daí eu pessoalmente achar os alertas do IM português para os Açores (e que me desculpem os demais), uma comédia.

Os alertas para o caso dos Açores por exemplo, ou para a Madeira nunca são ou raramente são antecipados... e só costumam accioná-los verdadeiramente quando a tempestade passa lol, daí nós açorianos não nos cingirmos muito com esses alertas sempre que o mau tempo bate-nos à porta, porque já conhecemos bem o nosso tempo como a palma da mão. É um tempo muito imprevisível.
Os alertas dados à escala local pelo Instituto de Meteorologia (Delegação Açores) são sempre muito mais acertados e fidedignos do que os do IM português.
Mas pronto isso fica para outro episódio.

Por agora céu encoberto, já começa a cair uma chuvinha e o vento a soprar de Sueste Fresco a Muito Fresco 30-50km/h, mas espera-se já Trovoadas e Chuva Forte.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta para chuva forte a partir das 18h locais. Cuidados redobrados a quem transita pelas serras, taludes instáveis, e outras zonas que ofereçam maior risco de enxurradas e derrocadas visto que as previsões para as próximas horas não são nada optimistas.

Uma depressão com várias linhas de instabilidade irá afectar em particular os Grupos Central e Oriental dos Açores.

Pressão: 1006 hPa
Temperatura: 15:C
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta para chuva forte a partir das 18h locais. Cuidados redobrados a quem transita pelas serras, taludes instáveis, e outras zonas que ofereçam maior risco de enxurradas e derrocadas visto que as previsões para as próximas horas não são nada optimistas.

Onde se pode consultar esse alerta ?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Onde se pode consultar esse alerta ?

Rádio Atlântida na frequência 106.03 MGHZ se apanhares aí.

Calculo que a RAdio Difusão Açores também deve ter dado alerta de mau tempo.

Por agora começa a cair forte pela zona Oeste.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
É que na página da Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores ainda não está lá alerta nenhum para hoje, os últimos já são antigos. Nas "Notas Informativas" a última é de 10 de Abril e nos "Avisos meteorológicos" o último é o Aviso nº 28 de 22 de Março..

Estranho...:huh:

Já devia de estar actualizado. Normalmente eu guio-me sempre pelo boletim informativo da Radio Local.
As informações meteorológicas são dadas uma da parte da manhã e outra ao final do dia correspondendo já para o dia seguinte e o que é certo é que a locutora emitiu o aviso de chuva forte para hoje à tarde.
Olha não te sei dizer. Mas a estação da mesma rádio é apanhada aí mas em outras frequencias. Se quiseres posso tentar saber na boa.
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Ora bem...

Por agora céu encoberto, já começa a cair uma chuvinha e o vento a soprar de Sueste Fresco a Muito Fresco 30-50km/h, mas espera-se já Trovoadas e Chuva Forte.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta para chuva forte a partir das 18h locais. Cuidados redobrados a quem transita pelas serras, taludes instáveis, e outras zonas que ofereçam maior risco de enxurradas e derrocadas visto que as previsões para as próximas horas não são nada optimistas.

Uma depressão com várias linhas de instabilidade irá afectar em particular os Grupos Central e Oriental dos Açores.

Pressão: 1006 hPa
Temperatura: 15:C

Sinal que possivelmente amanhã vou penar para chegar á vila franca...:angry::disgust:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Sinal que possivelmente amanhã vou penar para chegar á vila franca...:angry::disgust:

Pois mcpa... aquele troço é um penar em hora de ponta e ainda mais com chuva, talvez seja preciso tomar certas precauções ao transitar pelo Pisão de Água D'Álto ou para quem vai para o Nordeste e Povoação, uma vez que espera-se chuva forte como aquela que está a cair agora nesse momento.

Há pouco pela manhã ouvi um noticiado na Rádio Atlântida que comunicava isso. Eles não falaram em alertas propriamente ditos, mas aconselharam sistematicamente os automobilistas a tomarem as devidas precauções para situações de natureza de chuva forte ao transitarem perto de taludes que possam eventualmente oferecer alguma instabilidade. Estranho é o Serviço de Protecção Civil não ter emitido algum alerta para chuva forte, já que é o mesmo que divulga os alertas através dos meios de comunicação social.

Por aqui está a chover e por vezes forte.

P.S. Ouvi dizer que a estrada do Pisão tem uma zona agora que foi desviada até à areia da Praia de Água D'álto de forma a tentar manobrar a estrada original para evitar eventuais quedas de terra e de pedras aos carros e à via original dos taludes adjacentes à mesma. Foram comer parte da praia. Que desatino! :disgust:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Ora bem...

Agora é que disseste tudo! Este é o meu grande cavalo de batalha daí eu pessoalmente achar os alertas do IM português para os Açores (e que me desculpem os demais), uma comédia.

Os alertas para o caso dos Açores por exemplo, ou para a Madeira nunca são ou raramente são antecipados... e só costumam accioná-los verdadeiramente quando a tempestade passa lol, daí nós açorianos não nos cingirmos muito com esses alertas sempre que o mau tempo bate-nos à porta, porque já conhecemos bem o nosso tempo como a palma da mão. É um tempo muito imprevisível.
Os alertas dados à escala local pelo Instituto de Meteorologia (Delegação Açores) são sempre muito mais acertados e fidedignos do que os do IM português.
Mas pronto isso fica para outro episódio.

Por agora céu encoberto, já começa a cair uma chuvinha e o vento a soprar de Sueste Fresco a Muito Fresco 30-50km/h, mas espera-se já Trovoadas e Chuva Forte.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta para chuva forte a partir das 18h locais. Cuidados redobrados a quem transita pelas serras, taludes instáveis, e outras zonas que ofereçam maior risco de enxurradas e derrocadas visto que as previsões para as próximas horas não são nada optimistas.

Uma depressão com várias linhas de instabilidade irá afectar em particular os Grupos Central e Oriental dos Açores.

Pressão: 1006 hPa
Temperatura: 15:C

Concordo mas amigo como estou em risco de ser banido do forum não vou escrever mais sobre isso!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Pelo Hirlam o cenário neste momento é colocado como o seguinte:
wwisx0c206.gif

s97g1800.gif


Para Amanhã é a vez da Madeira apanhar com um dos braços dessa mesma depressão contudo seguindo o Hirlam a maior parte da precipitação caíra sobre o mar sendo o cenário mais grave apontado as 07h de Terça
wwisx0c242.gif


Sendo que WRF colocar 12,3mm ao nível do mar já amanhã pelas 20h

O que indica Chuva Moderada com períodos Fortes.

Sendo assim para a Madeira segue um: Estar Atento
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pelo Hirlam o cenário neste momento é colocado como o seguinte:
wwisx0c206.gif

Não, isso não é o cenário deste momento, é uma mera previsão do Hirlam (e nunca um cenário de momento, um modelo não é a realidade) para esta tarde, que já passou, das 12 às 18h UTC (a mesma dos Açores), precipitação acumulada em 6 horas. 10/20mm no mapa. Podias começar por olhar para algo tão simples como as horas (espanholas, e não utc) onde foste buscar a carta.

A previsão para o actual período do Hirlam (18-24z), é esta:

wwisx0c212.gif


Em relação ao suposto alerta a partir das 18h da Protecção civil dos Açores, não houve alerta, confirmado em telefonema pessoalmente, limitaram-se a dizer-me a previsão do IM. E em dois noticiários ouvidos pela Net da Rádio Atlântida (aqui) também nada foi referido. Nem em nenhuma imprensa regional consta o que quer que seja, aqui, aqui e aqui.

Para que conste, eu concordo que deveria ter havido um alerta hoje, primeiro no grupo central (choveu bastante lá) e para a tarde também no grupo oriental (que aparentemente teria sido desnecessário). Só que entre criticar falta ou não de alertas e o ruído desinformador ou mesmo deturpador que algumas pessoas insistem, vai uma grande distância.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Concordo mas amigo como estou em risco de ser banido do forum não vou escrever mais sobre isso!

Tás em risco de ser expulso do fórum por isso? Só por causa disso?

Meu deus onde isso já vai...

Por aqui segundo o ultimo boletim dos Açores uma depressão complexa entre os Grupos Central e Oriental irá trazer aguaceiros, chuvas e trovoadas para amanhã para esses dois grupos.
Agora já não chove. Estamos em regime de aguaceiros somente.

A temperatura está nos 16:C