Seguimento Açores e Madeira - Abril 2016

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Olhem-me estes exemplares :)
b747b2851da7fb626968b7575f510ebb.jpg
d4e6bb24456ea6489f00a634ff3d9392.jpg
Muito boas!! :viva::1143:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Parece-me que ontem houve mais convecção que hoje. Há muito ar seco acima. A orografia sempre ajuda a saturar os níveis mais altos. Portanto, não será surpreendente se houver nebulosidade semi-permanente em alguns locais.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Acredito que essa célula se tenha formado devido à montanha. Foi mais ou menos nesse mesmo local que há uns meses surgiu a tromba d'água. O efeito orográfico é bastante significativo. Deixo esta imagem de satélite, porque tem 1 km de resolução, para mostrar como é difícil avaliar as nuvens mediante o satélite. Não faço com os recursos da Eumetsat porque são péssimos:

XJPrkB5.jpg


A célula é um ponto branco no noroeste da ilha.

Pelo Spotazores, a célula já se está a desintegrar. Pudera, não há condições para mais. Pena que não há radar :rolleyes:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
A convecção continua bastante persistente, dispersa e explosiva mas falta um pouco mais de instabilidade (o cisalhamento está a ser simpático para estas células). A do Pico não gerou raios:

PcBe8ii.jpg


A baixa água precipitável não é um fator a favor de atividade elétrica (entre os 10 e os 20 mms). A aproximação do núcleo depressionário de noroeste certamente trará mais instabilidade do que se assistiu durante o dia. O cisalhamento aumenta de oeste para este. Tendência contrária assistiu-se no CAPE. O G. Central está a meio caminho. Beneficia/ou um pouco das duas variáveis. Agora é acompanhar. Modelos é teoria.

O IPMA precisa de renovar urgentemente a infraestrutura. A estação do Pico ficou desligada entre as 19h e as 20h :rolleyes:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Já é possível ver o timelapse da Horta (clicar no respetivo símbolo no canto superior esquerdo; daqui a pouco fica disponível a versão mais longa):

http://www.spotazores.com/cam/28/0

Mudo a minha opinião. Não acho que seja só a orografia do Pico a responsável. O Faial também é cúmplice tendo em conta este timelapse:

http://www.spotazores.com/cam/29/0

A convecção no mar (à esquerda) é muito menos desenvolvida do que a convecção que ocorre por cima do Faial. É uma interação complexa :D