O interessante desta minha foto é as nuvens ao fundo e o Observatório Meteorológico à frente. Vou tentar alguns registos que este céu hoje está fantástico.
Parece-me que ontem houve mais convecção que hoje. Há muito ar seco acima. A orografia sempre ajuda a saturar os níveis mais altos. Portanto, não será surpreendente se houver nebulosidade semi-permanente em alguns locais.
@lserpa, fotos impressionantes! Parabéns!
Acaba de ser emitido um alerta amarelo para aguaceiros pontualmente fortes acompanhados de granizo e trovoadas frequentes e dispersas.
Acredito que essa célula se tenha formado devido à montanha. Foi mais ou menos nesse mesmo local que há uns meses surgiu a tromba d'água. O efeito orográfico é bastante significativo. Deixo esta imagem de satélite, porque tem 1 km de resolução, para mostrar como é difícil avaliar as nuvens mediante o satélite. Não faço com os recursos da Eumetsat porque são péssimos:
A célula é um ponto branco no noroeste da ilha.
Pelo Spotazores, a célula já se está a desintegrar. Pudera, não há condições para mais. Pena que não há radar
A convecção continua bastante persistente, dispersa e explosiva mas falta um pouco mais de instabilidade (o cisalhamento está a ser simpático para estas células). A do Pico não gerou raios:
A baixa água precipitável não é um fator a favor de atividade elétrica (entre os 10 e os 20 mms). A aproximação do núcleo depressionário de noroeste certamente trará mais instabilidade do que se assistiu durante o dia. O cisalhamento aumenta de oeste para este. Tendência contrária assistiu-se no CAPE. O G. Central está a meio caminho. Beneficia/ou um pouco das duas variáveis. Agora é acompanhar. Modelos é teoria.
O IPMA precisa de renovar urgentemente a infraestrutura. A estação do Pico ficou desligada entre as 19h e as 20h