Seguimento Açores e Madeira - Abril 2016

racevw

Cirrus
Registo
3 Mar 2013
Mensagens
13
Local
Santo António, Funchal (Cota:~360m)
Pelas 21h30 trovejou bastante ao largo do Funchal (a sudoeste) por cima do mar. A julgar pelo intervalo de tempo entre relâmpago/trovão, estava algo distante, mas deu pra contar bem mais de uma dezena de raios. A trovoada trouxe alguma chuva que entretanto já cessou. O vento continua moderado à cota ~300m com umas rajadas fortes. O termómetro marca 13°C.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Pelas 21h30 trovejou bastante ao largo do Funchal (a sudoeste) por cima do mar. A julgar pelo intervalo de tempo entre relâmpago/trovão, estava algo distante, mas deu pra contar bem mais de uma dezena de raios.

Escrevi 2 porque é o que aparece na AEMET:

ez7lzQd.gif
 
  • Gosto
Reactions: racevw

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Pois, eu também vi isso e achei estranho porque com os meus olhos testemunhei vários relâmpagos como referi no post anterior. É normal um desfasamento tão grande? Agradeço desde já o esclarecimento.

Não sei responder. Nos sites por mim utilizados não há assim tantos raios. Mas não vou por em causa a veracidade do relato :p

A parte mais difícil de prever neste evento são as linhas de instabilidade e os seus efeitos. Tanto podem ser nuvens irrelevantes como chuva localmente forte e trovoada.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e racevw

racevw

Cirrus
Registo
3 Mar 2013
Mensagens
13
Local
Santo António, Funchal (Cota:~360m)
Não tenho a certeza sobre a existência de detetores em território insular, mas muito provavelmente dever-se-á à sua inexistência. Se o detetor estiver nas Canárias, é normal que seja impreciso a longas distâncias.
Julgo que não existem, segundo informação de outros membros aqui do fórum, mas não posso confirmar. A ideia q tenho é que o mais próximo será o tal das Canárias. Obrigado pelo esclarecimento :)
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A linha de instabilidade que há algumas horas estava a sul de S. Miguel está perto da Madeira. Assiste-se a convecção concentrada e algo intensa. A parte mais ativa da linha ainda está longe da ilha. Ainda assim, e localmente, chuva moderada a forte pode ocorrer nas próximas horas. Há bocado houve atividade elétrica na linha. Como tal, há uma maior probabilidade de ocorrência de trovoada.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não obstante a sua reduzida dimensão, a linha de instabilidade atingiu em cheio a ilha da Madeira. Essa mesma linha encontra-se agora em dissipação. Ocorreu alguma atividade elétrica.

Desconheço se o IPMA lançou um aviso. Quando escrevi de madrugada não havia nada.

A convecção na Madeira parece-me ter sido muito semelhante à dos Açores (excluindo a que ocorreu no dia da depressão). Convecção fraca a moderada. Aguaceiros e trovoada muito localizados.

Era um bocado difícil prever no que é que se ia tornar a linha de instabilidade. Acabou por ter e, mais importante, manter alguma intensidade desde os Açores até à Madeira. Mas excluindo este fenómeno (muito localizado) nada de relevante ocorreu nas redondezas.

Complementando o que escrevi no tópico das previsões, nas próximas 24 a 36 horas ocorrerá a ciclogénese a sudoeste dos Açores. A massa de ar extremamente saturada e rica em água precipitável é facilmente visível no satélite:

WqCrBTRl.jpg


O cenário ainda está incerto. O GFS sugere a redução da intensidade da depressão aquando da chegada desta à Madeira mas indica chuva excessiva ao largo da ilha poucas horas antes:

 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O IPMA publicou um aviso amarelo para a Madeira no que concerne à chuva (zonas altas e costa sul).

Parece haver um consenso nos modelos de que a chuva mais intensa passará entre os Açores e a Madeira.

Contudo, há outros aspetos importantes:

- A depressão é pequena com uma intensidade fraca a moderada. Os seus efeitos serão mais visíveis à medida que ela se aproxima. O sistema frontal irá afetar a Madeira diretamente;

- Há uma disconecção entre a humidade relativa nos vários níveis. A massa de ar vai perdendo a homogeneidade com o tempo. Às vezes um nível está saturado enquanto o de cima (ou o de baixo) tem muito menos saturação (bastante claro a 500 hPa). Ainda assim, há alturas em que a massa de ar tem uma saturação mais ou menos homogénea. A água precipitável estará elevada (>30 milímetros).

Como tal:

- Nos momentos que antecedem a chegada da massa de ar tropical e da depressão (próximas horas) há muito ar seco em altitude e pouca convecção. A possibilidade de aguaceiros é baixa e deverá estar intimamente ligada à orografia;

- Na madrugada de amanhã, a nebulosidade irá aumentar bem como o vento. Durante o evento a chuva deverá ser persistentemente fraca a moderada podendo ser moderada a forte ocasionalmente. Acumulados muito acima do aviso amarelo podem ser verificados nas zonas altas, havendo a possibilidade da ocorrência de inundações locais. A falta de humidade a 500 hPa será compensada pela excessiva saturação nos níveis inferiores;

- Não parece haver condições para fenómenos meteorológicos severos exceptuando a precipitação excessiva;

- O tempo irá melhorar a partir do final do dia de amanhã.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: racevw e Thomar

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A depressão está a mais ou menos sobre a Madeira. Assiste-se agora à intrusão de ar seco em altitude. A chuva terá agora, tendencialmente, menor intensidade.

Este foi um evento que afetou desproporcionalmente a costa sul/sudeste da Madeira. Desconheço as condições da instalação da estação do Areeiro, claro vencedor nas acumulações. Entre as 8h e as 14h choveram, oficialmente, 39.4 milímetros (muito perto do aviso laranja). Noutras localizações, o acumulado pode ter sido superior.