Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2013

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Lavoura considera ‘insuficiente’ ajuda do governo para a seca

O presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, afirmou ao ‘Correio dos Açores’ que os 500 mil euros de apoio extraordinário atribuído aos produtores de gado da Região, em sequência à seca que afecta a Região “são importantes” para o sector “mas estão aquém das necessidades”.

“Esta é a ajuda possível num momento difícil”, afirmou Jorge Rita para depois acentuar que “todos temos a consciência que pode não ser suficiente”.
A Federação Agrícola dos Açores tem estado em contacto com o mercado internacional de alimentos fibrosos para a eventualidade de ser necessário importar. Das pesquisas realizadas, verificou-se que os alimentos para gado “estão a preços incomportáveis, sem esquecer os custos dos transportes”.

A importação de alimentos vai depender da forma como as condições meteorológicas evoluírem nos próximos tempos mas, a ser necessário importar alimentos, “a ajuda do governo é insuficiente”, salientou Jorge Rita.
A notícia de que o Governo dos Açores aprovou uma ajuda extraordinária a produtores de gado no valor de 500 mil euros, destinados à compra de alimentos para os animais, devido à seca registada no arquipélago nos últimos meses, foi dada em ‘primeira mão’ pelo ‘Correio dos Açores e secundada por todos os Órgãos de Comunicação Social da Região.
“Esta ajuda excepcional, no montante de 500 mil euros, está disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de Julho”, acrescenta o executivo açoriano.
Os ‘plafonds’ de alimentos sujeitos a apoio foram distribuídos por ilhas, cabendo 100 toneladas a Santa Maria, 4.980 a São Miguel, 2.100 à Terceira, 100 à Graciosa, 1.000 a São Jorge, 1.000 ao Pico, 400 ao Faial, 300 às Flores e 20 ao Corvo.
O presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, tinha defendido a 16 de Julho a necessidade de medidas para fazer face à “situação mais dramática” de que tem memória no sector resultante da seca.

Segundo Jorge Rita, foram recolhidos “poucos alimentos” de Inverno, estando-se neste momento a 50 por cento das produções relativas àquela estação e “nem se está”, entretanto, a 50 por cento da produção de Verão.
“Para agravar ainda mais a situação, os milhos não se desenvolvem devido à falta da chuva e, de certeza absoluta, não vamos ter o mesmo alimento disponível nos próximos tempos”, frisou.

A verdade é que, nomeadamente, a lavoura micaelense está a atravessar sérias dificuldades, desde as forte enxurradas de Inverno que arrasou muitas pastagens, à seca que agora ocorre e que tem atrasado o crescimento normal de alimentos forrageiros. Mesmo que chovesse o suficiente nos próximos dias, a produção de milho, por exemplo, já não teria a dimensão normal no caso de não haver seca. Portanto, há já um prejuízo acumulado nas explorações agrícolas que se pode agravar se não chover nos próximos dias.
E outra verdade é que os meteorologistas, depois de confirmarem que os meses de Junho e Julho deste ano foram mais secos que os meses homólogos do mês passado, também estão a fazer previsões de que Agosto e Setembro não serão meses muito diferentes. Nestes termos, a expectativa – caso não haja qualquer alteração imprevisível – é de que a seca se vai acentuar nos próximos tempos.

Perante este cenário menos optimista, os agricultores vão ter sérias dificuldades para alimentar o gado ao longo deste ano e início do próximo. Há já explorações agrícolas que reduziram a alimentação do gado face às dificuldades, com impacto imediato na produção de leite. Nem o facto de a indústria ter subido o preço do leite à produção e ter havido uma redução do preço das rações em contraciclo com os preços do mercado internacional consegue manter a produção de leite ao nível dos últimos anos.
E a terceira verdade neste processo e que, ao longo deste ano, a produção de leite tem vindo sempre a cair em toda a Região e, principalmente, na ilha de São Miguel conforme notícias que o ‘Correio dos Açores’ tem vindo a publicar. J.P.

http://www.correiodosacores.info/in...era-insuficiente-ajuda-do-governo-para-a-seca
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
PJ constitui sete arguidos por fogo negligente na Madeira

A Polícia Judiciária (PJ) do Funchal constituiu hoje arguidos sete pessoas pelo crime de incêndio negligente, por suspeitar que eles tenham provocado o fogo que deflagrou há oito dias em Porto Moniz, na Madeira. Fonte da PJ disse à Lusa que o grupo, com idades entre os 19 e os 39 anos, estava a acampar no local, fez uma fogueira para um churrasco e perdeu controlo do fogo.
O incêndio fez arder cerca de cinco hectares de terreno, incluindo floresta laurissilva, que é Património da Humanidade. A mesma fonte referiu ainda que os arguidos não estão detidos e não foram presentes a juiz, dado que o crime pelo qual estão indiciados não implica que isso aconteça.

PÚBLICO
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje foi um dia de aguaceiros pela manhã e sol à tarde.

O Grupo Central esteve hoje também em Alerta Amarelo devido a precipitação pontualmente forte.

Ontem, as temperaturas estiveram novamente altas pelo arquipélago. A temperatura chegou aos 30,4ºC nas Lajes, na Ilha Terceira.


Temperaturas máximas - 21 de Agosto

Estação do Aeródromo do Corvo - 26,9ºC
Estação do Aeroporto das Flores - 26,6ºC
Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, Ilha do Faial - 26,3ºC
Estação do Aeródromo do Pico - 29,4ºC
Estação do Aeródromo da Graciosa - 28,3ºC
Estação de Angra do Heroísmo - 26,1ºC
Estação das Lajes, Ilha Terceira - 30,4ºC
Estação do Aeroporto de Ponta Delgada - 25,4ºC
Estação do Observatório Afonso Chaves, Ilha de São Miguel - 28,7ºC
Estação do Nordeste, Ilha de São Miguel - 25,6ºC
Estação do Aeroporto de Santa Maria - 27,2ºC



Continuação de uma boa quinta-feira.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Exacto Cluster mas aí já entramos na questão dos microclimas.

O que quis tentar dizer (talvez n tenha me explicado bem) foi que nos Açores (ao contrário da Madeira) é raro haver humidades abaixo dos 50%, (mesmo a baixas altitudes) quanto mais abaixo de 40% como tivemos este ano, daí ser mesmo inédito. Há diferenças notórias entre os 2 arquipélagos, seja na questão da intensidade do vento, precipitação, temperatura e humidade, pelos factores que a gente já tinha aqui falado anteriormente n sei se te recordas. Se mesmo nos Açores existem (pequenas) diferenças de grupo para grupo, ou de ilha para ilha ao nível do vento e precipitação (isto sem incluirmos o factor microclimático local), imagina lá quanto mais de um arquipélago para outro...

A Madeira pelo que tenho acompanhado parece-me ter episódios mais frequentes de humidades relativas baixas e temperaturas acima dos 30 º C, coisa que nos Açores até hoje era uma situação desconhecida, daí n estarmos totalmente habituados a tal. Este verão está sendo terrível. N sei se vocês por aí estão habituados ou não, mas nós por cá não estamos de todo.

Continuo com 26 º C e 93% de humidade relativa do ar :calor:

Concordo com os episódios de humidade baixa serem mais frequentes na Madeira devido muito ao leste, mas nessas alturas a temperatura é bastante mais alta. Nos Açores quando as temperaturas estão muito altas reparei que a humidade geralmente também é muito mais baixa e que nessas alturas é comparável com a Madeira de leste. No dia em que o Funchal esteve nos 35,4 a humidade foi de 51%, acima de Santa Maria quando atingiram os 30.
Quando as temperaturas rondam os valores "normais" é bastante semelhante ao verão dos Açores e pela minha observação os dias de extremo calor reduzem a humidade em ambos os Arquipélagos.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Concordo com os episódios de humidade baixa serem mais frequentes na Madeira devido muito ao leste, mas nessas alturas a temperatura é bastante mais alta. Nos Açores quando as temperaturas estão muito altas reparei que a humidade geralmente também é muito mais baixa e que nessas alturas é comparável com a Madeira de leste. No dia em que o Funchal esteve nos 35,4 a humidade foi de 51%, acima de Santa Maria quando atingiram os 30.
Quando as temperaturas rondam os valores "normais" é bastante semelhante ao verão dos Açores e pela minha observação os dias de extremo calor reduzem a humidade em ambos os Arquipélagos.

O que aconteceu em Santa Maria, no Pico, Terceira e um pouco por todo o arquipélago não dita a regra. Isto são casos excepcionais e não poderão falar pela realidade. São extremos pontuais! Tal como as ondas de calor na Madeira são pontuais.. apesar de elas acontecerem com mais frequência no arquipélago madeirense. Aqui isto nunca aconteceu.

As temperaturas quando estão altas nos Açores, a humidade não costuma descer ao nível dos valores baixíssimos como desceu há dias atrás, mesmo a baixas altitudes. Normalmente fica-se sempre entre os 70/80%, e é por isso que 27 º C nos Açores não são os 27 º C na Madeira, daí a sensação de calor ser aqui mais elevada. Há maior influência da maritimidade. Isto tudo são coisas que jogam contra e a favor... E isto mesmo de verão, portanto penso que não se pode comparar ao tempo de leste que por vezes afecta a Madeira uma vez que no arquipélago madeirense é muito mais seco já que tem influências continentais mais próximas.
O tempo de Leste nos Açores continua a ser húmido. Não é seco. É oceânico.

Nos Açores existe uma omnipresença da humidade elevada durante todo o ano, daí que no Inverno haja uma sensação de muito mais frio do que a que deveria corresponder à temperatura indicada pelo termómetro, mas mesmo no verão, a humidade é dominadora, aliás uma das características dos tipos de tempo quente ligados ao anticiclone dos Açores é precisamente a participação de uma humidade relativa próxima da saturação.

Os últimos dias foram tudo menos normais. Os Açores diferenciando-se das Canárias, Madeira e Cabo Verde, estão longe o suficiente dos continentes para não sofrerem a influência directa das massas de ar quente continentais que afectam os restantes arquipélagos da Macaronésia. Isto dá-se em Geografia no secundário. Toda a gente minimamente entendida em cultura geral sabe disso. Mesmo quando o tempo nos Açores está de Leste a humidade muito raramente desce abaixo dos 70%.
Sim aqui também há bafo, mas temperaturas em aviso amarelo é coisa rara de aqui se ver. É mais fácil veres um aviso vermelho ou laranja para ciclone tropical nos Açores do que um aviso amarelo para a temperatura.
Mas o mais interessante de tudo é que não vi o IM sequer colocar os Açores em aviso para altas temperaturas...

O que estamos vivendo nesta altura nos Açores é uma situação anómala. Temperaturas acima dos 28º C nos Açores correspondem já a um aviso amarelo de calor. Na Madeira (por ser mais quente) penso que os critérios já não serão os mesmos que os dos Açores.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Pelo contrário, a Madeira tem limiares de Tmax para activar avisos, mais baixos que os dos Açores. :eek:

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/otempo/sam/index.html?page=criterios.xml

Eu não disse que eram. Eu disse que pensava que fossem porque não tinha a certeza.
Então porque será que o IM parece que só emite avisos de calor para a Madeira com temperaturas acima dos 30 º C?

Se nas ilhas atlânticas a temperatura rege-se sempre de acordo com a humidade e se as ondas de calor no arquipelago madeirense são sempre acompanhadas por humidades relativas bastante baixas devido ao tempo de leste vindo de África, então o porquê dos valores serem mais baixos que nos Açores? Sim porque a sensação de calor é sempre mais alta quando está tempo humido e por norma os episodios de calor na Madeira pelo que vejo são sempre acompanhados por humidades relativas baixas o que deve ser mais facil de se suportar suponho eu...há qualquer coisa aí que não entendo...Não deveriam ser os critérios mais expansivos para a Madeira?

Tenho amigos madeirenses que são os próprios que dizem que na Madeira o ar é menos humido e mais quente que nos Açores. Interessante que todos dizem o mesmo, que o verão na Madeira é mais quente que nos Açores, e que aqui é mais humido que na Madeira. Mas depois destes critérios de avisos já n entendo é mais nada lol. Estamos sempre a aprender :)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Lavoura considera ‘insuficiente’ ajuda do governo para a seca

O presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, afirmou ao ‘Correio dos Açores’ que os 500 mil euros de apoio extraordinário atribuído aos produtores de gado da Região, em sequência à seca que afecta a Região “são importantes” para o sector “mas estão aquém das necessidades”.
(...)
A notícia de que o Governo dos Açores aprovou uma ajuda extraordinária a produtores de gado no valor de 500 mil euros, destinados à compra de alimentos para os animais, devido à seca registada no arquipélago nos últimos meses, foi dada em ‘primeira mão’ pelo ‘Correio dos Açores e secundada por todos os Órgãos de Comunicação Social da Região.

J.P.

http://www.correiodosacores.info/in...era-insuficiente-ajuda-do-governo-para-a-seca

Parece-me extraordinário a divulgação de uma notícia dessas quando a União Europeia já se tinha antecipado no apoio aos agricultores açorianos com 16 milhões de euros. Claro oportunismo de que alguém pretende obter com as ajudas de Bruxelas? :intrigante:

Bruxelas antecipa 16 milhões para agricultores dos Açores por causa da seca e Inverno rigoroso

Comparando com o continente, só agora é que os agricultores da Póvoa de Varzim se encontram a receber os apoios dos temporais de Inverno, mediante a apresentação de projectos que tiveram de ser aprovados pelas instâncias competentes e agora vimos isto nos Açores…

Mais de 100 agricultores da Póvoa de Varzim afetados por mau tempo recebem 1,5 ME
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Pois Azor mas 27 no Funchal é a temperatura normal aqui e também costuma andar nos 80: P as vezes mais (90)às vezes menos. Basicamente o que estou a dizer é que 27 não costuma ter humidades baixas aqui também=P.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Pois Azor mas 27 no Funchal é a temperatura normal aqui e também costuma andar nos 80: P as vezes mais (90)às vezes menos. Basicamente o que estou a dizer é que 27 não costuma ter humidades baixas aqui também=P.

Pois, pelo que vejo deve ser a mesma coisa então... só n entendo pk o IM emite sempre avisos de calor para a Madeira e para os Açores nao quando existem temperaturas de 27 º C para cima. Alguma coisa n bate certo aí se é tudo a mesma coisa...
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Sim é muito porque não estamos habituados, e temperaturas desta ordem não fazem parte do verão açoriano, já de si mais ameno e temperado do que o verão da Madeira, talvez por as ilhas açorianas serem mais atlânticas e por se situarem mais a norte e com maiores índices de humidade relativa. Aqui é raro o ar estar seco, mas este ano está batendo recordes tanto ao nível da temperatura como da humidade.

Isto muito raramente se viu por aqui dantes humidades relativas assim tão baixas e temperaturas tão altas de 29 , 30 e 31 que aqui como deves calcular são mesmo escaldantes. 29 ou 30 º C aqui não é o mesmo que na Madeira. A sensação de calor aqui é a dobrar. :calor:

Fogos de verão aqui são também inexistentes... até porque a humidade e a nebulosidade caracteristica das ilhas servem como elo protector... mas até isto, este ano já aconteceu em Santa Maria. É mesmo inédito! Os Açores são ilhas muito dependentes do regime pluviométrico, daí que os impactos que possam advir das alterações climáticas na nossa região, possam vir a ser mais preocupantes do que em outros locais situados à mesma latitude.

Os Verões açorianos até há bem pouco tempo, eram mais amenos do que os de hoje, e eram raros os dias de céu completamente limpo. Aliás, céu pouco nublado ou limpo aqui era uma coisa desconhecida, e não era assim tão comum como tem acontecido nos anos mais recentes. Até há à década passada, era bastante normal chover mais ou menos abundante no verão. Meses secos aqui também não havia. Contudo, essa realidade também parece estar a querer mudar.

A irrigação dos campos era também até há bem pouco tempo, completamente desconhecida nos Açores, porque a humidade e a precipitação eram bastante abundantes e regulares durante o ano inteiro. Tal cenário também parece estar querer a mudar... Se isto tornar a acontecer nos próximos verões, os recursos hídricos em muitas ilhas ( as mais pequenas) poderão diminuir até ao ponto de se tornarem insuficientes para atender à demanda durante os períodos de pouca chuva.

A redução das nuvens que se formam sobre as ilhas, e que dão um contributo muito importante para a precipitação, sem elas (o nosso típico "capacete" de nuvens), as ilhas açorianas vão ver o seu ecossistema definhar a passos largos, e podemos vir a contar com graves problemas de falta de água no fim deste século.

Ainda há dias atrás tivemos por cá dias tórridos de céu completamente limpo e quente. Toda a gente até falou disto por aqui, porque não estamos habituados a esta situação... é uma situação "atípica", e a visibilidade era tão límpida que conseguiu-se ver as ilhas bem mais próximas umas das outras...

Este ano está sendo por demais... de resto é exactamente como o Afgdr referiu, temperaturas nos Açores acima de 28 º C equivalem já a avisos de calor, que obviamente têm a ver já com os critérios dados para cada região.

Por acaso agora fiquei a saber ! Obrigado !! :lol:
E por acaso os açores é onde eu quero ir no verão ! :D :thumbsup:
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Pois, pelo que vejo deve ser a mesma coisa então... só n entendo pk o IM emite sempre avisos de calor para a Madeira e para os Açores nao quando existem temperaturas de 27 º C para cima. Alguma coisa n bate certo aí se é tudo a mesma coisa...

Estou de acordo, tenho visto os Açores com temperaturas elevadíssimas e espantado com o facto de nunca porem as ilhas em alerta. A Madeira devido à sua orografia e posição tem zonas muito secas e outras bastante verdes (pela tua descrição da Santa Maria algo parecida), se calhar os Açores têm mais dificuldade com incêndios devido à maior quantidade de zonas verdes? Quanto à humidade (pelo menos aqui no Funchal) tenho encontrado os carros "molhados" nas zonas costeiras, quando ficam parados algum tempo durante a noite.

Hoje fiz uma caminhada na montanha de 10,5 km e passei numa das zonas secas no verão (o maior planalto da Madeira a cerca de 1400 metros) e conto depois mostrar aqui:) .
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Por acaso agora fiquei a saber ! Obrigado !! :lol:
E por acaso os açores é onde eu quero ir no verão ! :D :thumbsup:

Lol olha que as coisas n são bem assim. Acho no fim vai dar tudo ao mesmo, se bem que existem diferenças, mas o denominador comum em ambos os arquipélagos é a definitivamente humidade. Pelo que tenho lido até hoje e pelo que me ensinaram no secundário, a Madeira é ligeiramente mais quente que os Açores, mas depois deste saudável debate até fiquei com dúvidas em relação a isso :p Em relação às temperaturas, a verdade é que por cá não estamos habituados a valores acima dos 28 º C e no entanto nem um aviso foi dado para a RAA.

A Madeira neste aspecto está muito mais bem servida que os Açores, já que segundo o IM, entra em aviso amarelo com temperaturas mais baixas que os Açores.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Estou de acordo, tenho visto os Açores com temperaturas elevadíssimas e espantado com o facto de nunca porem as ilhas em alerta. A Madeira devido à sua orografia e posição tem zonas muito secas e outras bastante verdes (pela tua descrição da Santa Maria algo parecida), se calhar os Açores têm mais dificuldade com incêndios devido à maior quantidade de zonas verdes? Quanto à humidade (pelo menos aqui no Funchal) tenho encontrado os carros "molhados" nas zonas costeiras, quando ficam parados algum tempo durante a noite.

Hoje fiz uma caminhada na montanha de 10,5 km e passei numa das zonas secas no verão (o maior planalto da Madeira a cerca de 1400 metros) e conto depois mostrar aqui:) .

Sim, também estranhei esse facto em relação à inexistência de avisos para os Açores.

São poucas as zonas secas nos Açores. Estou me lembrando da parte oeste de Santa Maria, o noroeste da Terceira ao abrigo da Serra de Santa Bárbara, a zona dos Maroiços no Pico, e parte norte da Graciosa (por exemplo) tal como a Madeira. É claro que existem ilhas mais húmidas que outras nos Açores mas isso tal como a Madeira tem a ver com o carácter orográfico de cada ilha.

Por exemplo, o verde persistente das Flores e S. Miguel encontram claramente explicação nas humidades constantemente elevadas a ponto de dificultarem a fixação das primeiras comunidades humanas, mais habituadas às caracteristicas do clima seco mediterrânico por altura do seu povoamento.

De resto é como referes, a humidade está sempre presente nos dois arquipélagos com pequenas variações como é óbvio.