Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2013

O mar já acalmou bastante aqui, as temperaturas estão a subir outra vez ligeiramente. Hoje experimentei levar um termómetro para a agua. Nadei cerca de 70 metros do cais/praia, onde fiz a medição resultando em 22,9 graus (às 19 horas). Quando cheguei a casa fui conferir com os dados do Instituto hidrográfico, para meu espanto às 18h50 a bóia do Instituto Hidrográfico marcava exactamente 22,9 (24 às 16). Isto leva-me a crer que realmente as temperaturas do mar do IPMA para a Madeira vão de acordo com a bóia do Instituto Hidrográfico e também as minhas próprias medições.

Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco de Nordeste.

Hoje foi um dia de sol. Já ontem, foi um dia de céu com muita nebulosidade e abertas para o fim da tarde.

Continuação de um bom domingo.

No sábado (10 de Agosto), na informação meteorológica regional que é apresentada por meteorologistas na RTP Açores, vi nos quadros das temperaturas, mais propriamente no da temperatura da água do mar, um dado que me deixou pensativo. Acho um pouco estranho a temperatura da água do mar ter subido 4ºC de um dia para o outro.

Será que a temperatura da água do mar chegou mesmo aos 26ºC na Ilha do Faial no sábado?

1mKyOnv.png

Isso foi temperatura média ou máxima atingida? Pode ter sido um engano, nesse dia o IPMA deu às Flores 26 de temperatura da água mas às duas da manhã do dia em que a água deveria chegar aos 26 mudaram para 23. Achei estranho a mudança de 26 para 23. Por outro lado o IPMA ainda não deu 24 para as Flores este Agosto (houve o tal dia em que davam 26 mas mudaram para 23) nem mais de 22 para a zona do Faial.

Tanto o site onde costumo ver as SST como o estudo que referi previamente no período 2002-2008 dá como Santa Maria a ilha mais quente nas suas águas atingindo o máximo dos Açores (25,4) nesse período. Isso não quer dizer que não possa ter chegado aos 26 no Faial, mas será um fenómeno raro segundo o pouco que li:)

Outra curiosidade em relação às aguas da Madeira e dos Açores, estatisticamente os Açores atingem o seu pico a 14 de Agosto enquanto que na Madeira é bastante mais tarde lá para 5-7 Setembro.

As Canárias e a Madeira parecem ter uma ligeira anomalia negativa. O mapa das SST do AEMET é muito confuso na minha opinião e não vejo bem as ilhas. As temperaturas da Madeira nas bóias do instituto Hidrográfico registaram hoje uma máxima de 23,9 para a Madeira e uma mínima de 22,6 por isso os 23 que o IPMA aponta fazem sentido (valor acima das SST). Hoje a bóia que ficou mais quente foi mesmo a do Algarve que atingiu os 25,6: D.

Neste momento:
Bóia de Faro: 23,5
Graciosa: 22,8
Faial: 22,1
Terceira: 22,1
Madeira: 23,6

Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje foi um dia de céu encoberto e vento bonançoso a moderado.

Isso foi temperatura média ou máxima atingida? Pode ter sido um engano, nesse dia o IPMA deu às Flores 26 de temperatura da água mas às duas da manhã do dia em que a água deveria chegar aos 26 mudaram para 23. Achei estranho a mudança de 26 para 23. Por outro lado o IPMA ainda não deu 24 para as Flores este Agosto (houve o tal dia em que davam 26 mas mudaram para 23) nem mais de 22 para a zona do Faial.*

Tanto o site onde costumo ver as SST como o estudo que referi previamente no período 2002-2008 dá como Santa Maria a ilha mais quente nas suas águas atingindo o máximo dos Açores (25,4) nesse período. Isso não quer dizer que não possa ter chegado aos 26 no Faial, mas será um fenómeno raro segundo o pouco que li:)

Acho que foi a temperatura máxima atingida.

Também reparei nesse pormenor de terem mudado a temperatura da água do mar nas Flores de 26ºC para 23ºC. Acho que aí foi mesmo um erro pois na previsão descritiva a temperatura da água do mar prevista era 23ºC.

Uma boa terça-feira a todos.

No site das bóias do Instituto Hidrográfico existe um link para as dos Açores, mas pelo menos eu não encontro lá um histórico. Todas as tardes e manhãs tenho visto os valores nas várias bóias do país, Porto (Leixões), Sines, Faro, Madeira e as ilhas dos Açores, mas na zona do Faial não a vi a passar dos 23 e muito. Apesar de tudo acredito que possa ter tido um pico de 26:).

Temperaturas máximas de ontem dados IPMA:
Santa Catarina / aeroporto (58 m) 31,4
Lugar de Baixo, Ponta do Sol (40 m) 30,5
Quinta Grande (580 m) 31,7
Achadas da Cruz / Lombo da Terça (931 m) 32,5

Hoje o dia está com muitas nuvens mas vou ao mar na mesma.

Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento bonançoso a moderado de Nordeste.

A temperatura do ar ronda os 21ºC.

Hoje foi um dia de céu muito nublado a encoberto e algumas abertas.

Continuação de uma boa quarta-feira.

Dia quente na Madeira, a estação do Aeroporto já marca 33 :calor:

Máximas de ontem:
Quinta Grande (altitude 580 m) 33,2
Lugar de Baixo, Ponta do Sol (Costeira, 40 m) 31,3