Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2013

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
O mar já acalmou bastante aqui, as temperaturas estão a subir outra vez ligeiramente. Hoje experimentei levar um termómetro para a agua. Nadei cerca de 70 metros do cais/praia, onde fiz a medição resultando em 22,9 graus (às 19 horas). Quando cheguei a casa fui conferir com os dados do Instituto hidrográfico, para meu espanto às 18h50 a bóia do Instituto Hidrográfico marcava exactamente 22,9 (24 às 16). Isto leva-me a crer que realmente as temperaturas do mar do IPMA para a Madeira vão de acordo com a bóia do Instituto Hidrográfico e também as minhas próprias medições.
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco de Nordeste.

Hoje foi um dia de sol. Já ontem, foi um dia de céu com muita nebulosidade e abertas para o fim da tarde.




Continuação de um bom domingo.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
No sábado (10 de Agosto), na informação meteorológica regional que é apresentada por meteorologistas na RTP Açores, vi nos quadros das temperaturas, mais propriamente no da temperatura da água do mar, um dado que me deixou pensativo. Acho um pouco estranho a temperatura da água do mar ter subido 4ºC de um dia para o outro.

Será que a temperatura da água do mar chegou mesmo aos 26ºC na Ilha do Faial no sábado?


1mKyOnv.png
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Isso foi temperatura média ou máxima atingida? Pode ter sido um engano, nesse dia o IPMA deu às Flores 26 de temperatura da água mas às duas da manhã do dia em que a água deveria chegar aos 26 mudaram para 23. Achei estranho a mudança de 26 para 23. Por outro lado o IPMA ainda não deu 24 para as Flores este Agosto (houve o tal dia em que davam 26 mas mudaram para 23) nem mais de 22 para a zona do Faial.

Tanto o site onde costumo ver as SST como o estudo que referi previamente no período 2002-2008 dá como Santa Maria a ilha mais quente nas suas águas atingindo o máximo dos Açores (25,4) nesse período. Isso não quer dizer que não possa ter chegado aos 26 no Faial, mas será um fenómeno raro segundo o pouco que li:)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Outra curiosidade em relação às aguas da Madeira e dos Açores, estatisticamente os Açores atingem o seu pico a 14 de Agosto enquanto que na Madeira é bastante mais tarde lá para 5-7 Setembro.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
As Canárias e a Madeira parecem ter uma ligeira anomalia negativa. O mapa das SST do AEMET é muito confuso na minha opinião e não vejo bem as ilhas. As temperaturas da Madeira nas bóias do instituto Hidrográfico registaram hoje uma máxima de 23,9 para a Madeira e uma mínima de 22,6 por isso os 23 que o IPMA aponta fazem sentido (valor acima das SST). Hoje a bóia que ficou mais quente foi mesmo a do Algarve que atingiu os 25,6: D.

Neste momento:
Bóia de Faro: 23,5
Graciosa: 22,8
Faial: 22,1
Terceira: 22,1
Madeira: 23,6
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje foi um dia de céu encoberto e vento bonançoso a moderado.


Isso foi temperatura média ou máxima atingida? Pode ter sido um engano, nesse dia o IPMA deu às Flores 26 de temperatura da água mas às duas da manhã do dia em que a água deveria chegar aos 26 mudaram para 23. Achei estranho a mudança de 26 para 23. Por outro lado o IPMA ainda não deu 24 para as Flores este Agosto (houve o tal dia em que davam 26 mas mudaram para 23) nem mais de 22 para a zona do Faial.*

Tanto o site onde costumo ver as SST como o estudo que referi previamente no período 2002-2008 dá como Santa Maria a ilha mais quente nas suas águas atingindo o máximo dos Açores (25,4) nesse período. Isso não quer dizer que não possa ter chegado aos 26 no Faial, mas será um fenómeno raro segundo o pouco que li:)


Acho que foi a temperatura máxima atingida.

Também reparei nesse pormenor de terem mudado a temperatura da água do mar nas Flores de 26ºC para 23ºC. Acho que aí foi mesmo um erro pois na previsão descritiva a temperatura da água do mar prevista era 23ºC.





Uma boa terça-feira a todos.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
No site das bóias do Instituto Hidrográfico existe um link para as dos Açores, mas pelo menos eu não encontro lá um histórico. Todas as tardes e manhãs tenho visto os valores nas várias bóias do país, Porto (Leixões), Sines, Faro, Madeira e as ilhas dos Açores, mas na zona do Faial não a vi a passar dos 23 e muito. Apesar de tudo acredito que possa ter tido um pico de 26:).

Temperaturas máximas de ontem dados IPMA:
Santa Catarina / aeroporto (58 m) 31,4
Lugar de Baixo, Ponta do Sol (40 m) 30,5
Quinta Grande (580 m) 31,7
Achadas da Cruz / Lombo da Terça (931 m) 32,5

Hoje o dia está com muitas nuvens mas vou ao mar na mesma.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento bonançoso a moderado de Nordeste.

A temperatura do ar ronda os 21ºC.

Hoje foi um dia de céu muito nublado a encoberto e algumas abertas.




Continuação de uma boa quarta-feira.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Dia quente na Madeira, a estação do Aeroporto já marca 33 :calor:

Máximas de ontem:
Quinta Grande (altitude 580 m) 33,2
Lugar de Baixo, Ponta do Sol (Costeira, 40 m) 31,3