Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,633
Local
Açores
Visualmente a frente está desfeita:

N98RAAB.jpg


5MypKGH.jpg


Mas o tefigrama até indica condições bastante favoráveis a chuva (atmosfera instável, muita água precipitável, CAPE moderado, LI negativo e uma atmosfera em grande parte perto da saturação):

dZSJW9i.png


Mas falta o mais importante, convergência:

G4NQ3JK.png


Em PDL algo algo nublado. Muitos cirrus. A norte/nordeste vejo muitos cumulus congestus. Desta forma algum aguaceiro local não é de excluir. Há muita humidade na atmosfera superior. Os contrails são facilmente visíveis:

PCYOkb2.jpg


c6moQhI.jpg
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,633
Local
Açores
Como não há eventos concretos para discutir, abordo os hipotéticos. Há alguma concordância entre GFS, ECM e UKMET neste cenário:

VqdAYXe.gif


Falta muito tempo logo isto é um exercício especulativo. Já referência a ele anteriormente. O anticiclone a nordeste puxa ar fio para a zona dos Açores. O anticiclone a sul cria uma corrente de oeste muito quente e húmida. As estimativas variam:

nzcEUqm.gif


hWO46Ha.gif


Não vale a pena entrar em muito pormenor até porque entre os dois modelos a quantidade de dados disponíveis é muito díspar. O ECM modela uma depressão nos níveis baixos, aumentando exponencialmente a violência do evento. Já o GFS modela o 'mais do mesmo', ou seja uma frente ventosa mas com pouca chuva no geral:

VD7hY1T.gif


7o8Entf.png


O anticiclone a sudeste dos Açores é sempre desconcertante. Pode ser mais um evento de chuva intensa e prolongada como em Abril/Maio como. Mas pequenos detalhes na sua configuração podem enviar tudo para norte. Esta posição também dificulta a vinda da chuva para o G. Oriental. Penso que para além das depressões centradas nos Açores, que trazem quase sempre bronca, esta configuração dos dois anticilones é também extremamente enganosa na sua perigosidade. As correntes de oeste/sudoeste geralmente trazem muito CAPE:

Ndrhnpr.png


Em jeito de resumo, o cenário do ECM não me parece muito descabido. Penso que é por causa do tempo que já passou desde a última tormenta significativa que até certo ponto se desconfia deste tipo de saídas. O contraste térmico é muito óbvio:

X3NaTEj.png


O maior problema seria a humidade a 700 hPa. Mas como é >60% em boa parte da frente (na região dos Açores) não acho que isso fosse problema de maior. A depressão, ao invés da frente, teria a força suficiente para saturar esta camada e provocar chuva forte.

yOxxtHg.png


Pequenos detalhes trazem grandes diferenças. O anticiclone com a atual inclinação (sudoeste para nordeste ou oeste para este) mas mais a sul do G. Oriental pode permitir à depressão descer mais trazendo mais chuva. Mas são só especulações. Lá para a semana vê-se.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,633
Local
Açores
Hoje é um bom dia para se ver virga (precipitação). Em PDL o céu está com muitos cirrus e com uma tonalidade esbranquiçada. Semelhante cenário se vê no norte da ilha:

DUH7D4E.jpg


Em geral há mais humidade em altitude:

LFDY60e.gif


AtiqvsI.gif


TjDqfWX.gif


Ao longo do dia de hoje a convergência fraca ligeiramente a norte do arquipélago pode permitir uma melhor visualização (a 700 hPa na carta abaixo e a 500 hPa na carta anterior):

5iUMbEZ.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,633
Local
Açores
Vendo a saída incompleta do GFS 18, o evento que se iniciará no dia 25 tem muitas semelhanças ao evento de Abril/Maio. Formar-se-á mais um rio atmosférico com pormenores ainda por definir. O grupo mais afetado será o ocidental. Os restantes dois, especialmente o Oriental, deverão ficar de fora. Isto na perspetiva do GFS. Infelizmente o ECM indica a mesma posição geral do anticiclone. Mas, ainda faltam 72h:

I51HHtS.gif


cBAjbgd.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na minha opinião pessoal, e por algumas situações similares que tive oportunidade de acompanhar, acredito que aquela depressão vai mexer com o AA... Mas é apenas futurologia minha... Acredito também numa boa corrente a 850hpa... O vento vai soprar
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,633
Local
Açores
O rio atmosférico parece estar assegurado. As camadas de ar a 850 hPa, 700 hPa e 500 hPa estarão saturadas ou muito perto disso. Haverão ventos muito fortes:

iMcBq3m.gif


lC8ICWu.gif


J9Q1qQJ.gif


Os gradientes térmicos mais díspares estarão a norte do arquipélago. O CAPE não será muito intenso mas o modelo não dá muita segurança:

vG7T5NR.png


A atmosfera está propícia a fenómenos convectivos. A 850 hPa haverá uma temperatura de 15º; a 700 hPa de 6º. Uma diferença de 9º em 1500 metros dá um arrefecimento de 6º/km. Os ventos convergentes mais óbvios estão a 950 hPa. Nesta camada há uma temperatura de +-16º. Por outras palavras, a camada entre 950 hPa e 850 hPa é uma camada tampão. Dependendo da convergência, esta camada poderá ser quebrada. As faixas de humidade são enormes. Tal como em Abril e Maio a chuva será omnipresente. Aguaceiros fortes deverão ser a norma. Tendo em conta o CAPE é possível que haja trovoada. Mas só amanhã ter-se-á dados mais acertados. Tanto o ECM como o GFS indicam, por agora, que o pior, nas próximas 72 horas, ficará no mar. O evento demorará pelo menos 3 dias. O GFS na saída das 6h dá um evento mais 'democrático', algo em que não acredito muito:

AlCRYlP.gif


Certamente o AROME terá umas previsões engraçadas.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Agora, fazendo um pouco de futurologia, e seguindo o teu post @Orion, as condições poderão continuar a ser propícias a chuva e vento até mesmo ao fim do mês.
Para daqui a 102horas, está modelado pelo GFS uma depressão mesmo em cima do arquipélago, embora a sua siclogenése não seja perfeita, poderá criar áreas convergentes muito interessantes.... Vou postar algumas imagens.


ae456f02e834af6ccb4323aa8270b6f1.jpg


0d5ada7deee1142e4df4ce304096c01d.jpg


344ff4c8c40db48909ffe30fd96f06d6.jpg


fe686d3e18777ee73ee71b1350e3a8b4.jpg

O GFS modela também, após esse período que um novo centro de baixas pressões se estabilize a sul dos Açores, nesta fase e se realmente acontecer +/- como está modelado, a depressão tomará uma organização muito interessante...
Isto é tudo futurologia e nada de concreto ainda... Uma tendência

"Parece que a época das monções nos Açores vai começar" lolololololol
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,633
Local
Açores
O GFS mudou muito*. O rio atmosférico passa em grande parte entre os grupos ocidental e central descarregando muita água. O G. Oriental continua a receber menos chuva no GFS. Penso que o cenário do ECM é mais gravoso. Contudo, o seu historial recente não é o melhor. Ver-se-á amanhã, que é quando o evento começa. Depois dependerá das oscilações inevitáveis à última da hora decorrentes da imprevisibilidade da natureza.

PS: Publicação corrigida.

*
ty9Oimk.gif


OOB5gmS.gif
 
Última edição: