Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2016



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O pior já passou. À excepção da Marinha Grande, as temperaturas na costa sul estão marcadamente mais baixas. No Pico Alto e no Lombo da Terça a velocidade do vento está muito inferior. Em geral a humidade relativa está muito superior.

Hoje de manhã o fumo dos incêndios (tons azulados) era claramente visível:

XPyVfGY.jpg
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Hoje, zona de São Pedro na baixa do Funchal:

IMG_1981 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_1977 by Ricardo Pestana, on Flickr

Zona do Livramento:
IMG_1991 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_1987 by Ricardo Pestana, on Flickr

E isso é só uma pequena amostra. :(

Sem cobertura vegetal, o vosso Inverno será de muita precaução para violentos aluviões :(

Eu estou muito triste com o que está a acontecer na Madeira e no país, posso não ser bombeiro e não estar a ajudar muito, mas sinto que uma parte de mim morreu com a destruição de tanta floresta.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
E com o ar fresco veio a nebulosidade baixa. Vai ser difícil ver Perseidas no G. Oriental :facepalm::buh: Melhor sorte deverão ter os outros grupos.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
JV3OSN7.png


Fresco... :thumbsup:

No dia de ontem assistiu-se a uma grande amplitude térmica nos padrões dos Açores (+-8º). É o que dá o céu (mais ou menos) limpo.

A noite de hoje está limpa. Como é hábito é sempre nas noites erradas. O pico das Perseidas foi ontem. Ainda assim consegui ver uns 3. Não é de todo bom mas não é muito mau. Hoje o cenário está pobre.

O anticiclone continua a bloquear o trajeto das plumas tropicais para leste, estando ela(s) ao largo do G. Ocidental. O GFS acompanha o GEM. A circulação zonal deve retornar por pouco tempo. Trará frentes com intensidade variável mas deverão ser pouco relevantes para o G. Oriental. Ainda assim, quebra-se o jejum (>24 meses) e sempre vêm alguns milímetros.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A probabilidade de chuva no grupo central está a aumentar consideravelmente, a última imagem do RDT mostra uns tipos a azul, agora só resta saber se será alguma coisa de jeito. A temperatura à ainda está muito alta


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para não variar o topo a azul desviou-se por Sul do faial e Pico... Portanto ainda não foi desta ainda...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Kamarada, o melhor que podes ver é chuvinha fraca :p

oOClJCG.gif


Dificilmente a nebulosidade em altitude se converterá em chuva no solo.

Este evento não deverá trazer nada de especial. O próximo será melhor. Parece haver condições favoráveis à ocorrência de trovoada mas, neste momento, os ventos não são muito intensos. Ver-se-á.

Deste evento o mais relevante é mesmo o colossal ciclone perto da Gronelândia :p

z684PBq.gif


R13ZoVMl.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Partilho já agora esta foto que tem corrido na internet.

13903146_667492396737113_8257096322154830238_n.jpg


Clarão à direita, Lua à esquerda... para alguns, um "OVNI", pelo vistos algumas pessoas avistaram esta forma no céu, mas foi algo de curta duração.
Foi noite de perseidas, logo a probabilidade de ter sido uma é extremamente elevada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
  • Gosto
Reactions: Wessel1985