Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
zwmiB23.gif


C9aGwSZ.gif


Muita nebulosidade orográfica no GC. Nuvem rotor ou lenticular (não consigo diferenciar) no canto superior esquerdo.

3Gkvdq6.jpg


A Graciosa tem mais dificuldade em gerar devido à sua baixa orografia.

 
Última edição:


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Para espanto meu, confesso que apenas esperava alguns aguaceiros pouco significativos, da mesma forma que os modelos também não previam grande coisa... pois bem, já sigo com um acumulado de 22mm!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta precipitação foi registada num período compreendido entre as 0600AZT e as 1100AZT.
4ac659794387d817130d2609391e7355.jpg

Ignorar a hora da estação.
E o acumulado já virou os 23mm.
Os avisos meteorológicos apenas vigoram no grupo ocidental.

Afinal a frente avançou o suficiente para que proporcionasse uns episódios de chuva moderados.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
dE3rhig.jpg


ZnYeRVU.jpg


O que se pode chamar de precipitação convectiva está a ficar no mar.

Parte da convecção de manhã estava muito mais próximo do Faial.
Por cá foram sobretudo TCUs.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
XjfGk0d.png


Boas perspetivas para frio no natal mas neve no Pico não está assegurada:

qnCvSpl.gif


Como já escrevi num outro tópico, se este Dezembro não é o mais quente deste século (na generalidade do arquipélago) não deve estar muito longe. É improvável que a frescura que se avizinha, tardia e efémera, vá mudar muita coisa.

xY1tm5C.png
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Nem mais...
Apesar de hoje começar o inverno, a temperatura continua persistentemente acima dos 20°c.
Arrisco-me a dizer que este é definitivamente o dezembro mais quente do século... não vou esperar pelo resumo do mês, se não de hoje a um ano ainda estarei à espera dele .
Acho que a Malta deveria começar a pensar em fazer umas beach parties para a passagem de ano lolol


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,017
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde

Confirmo os relatos dos meus colegas e conterrâneos aqui do forum ... Hoje tivemos um dia no mínimo primaveril em pleno Inverno ...

Por volta das 13 horas estava um sol e um calor que faziam lembrar os primeiros dias de verão ... Quase que convidava a molhar um pezinho na praia ...

Agora com o avançar da tarde já temos o céu um pouco mais nublado mas mesmo assim a temperatura mantém-se alta para a época do ano ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
2 episódios de frio até ao final de ano que coincidirão com as 'festividades'. Há grandes diferenças entre os grupos.

o3nkLFD.gif


Este produto tem uma diferente climatologia/pouca definição e serve só para se ter uma ideia global (Dez até dia 21). A predominância do frio no G. Ocidental pode reduzir ligeiramente a anomalia.

cAfeVZN.gif


Este mês deve acabar, relativamente à precipitação, próximo ou abaixo da média especialmente no G. Oriental:

084zyz1.gif


Enquanto não é publicado o relatório de Nov, este mês deve ter sido quente e ligeiramente chuvoso:

SIyxOQR.png


9kS8xNz.png
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa