Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2018

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Há agora, mas a partir das 3 da manhã...
O alerta de agora não tem nada a ver com o de ontem à tarde. Até porque a frente de hoje já é outra.
Posso também referir que é recorrente no grupo Oriental os avisos entrarem em vigor depois da tempestade passar. Não seria a primeira vez... Nem a última. Por isso que aqui na ilha ninguém ja leva a sério os mesmos avisos. Se toda a gente fosse regir a sua vida pelos mesmos cada vez que fossem emitidos pelo IPMA Açores, ninguém saia de casa. É puro mediatismo/sensacionalismo.
Nos Estados unidos não conheço a política de avisos, mas por menos os avisos sao accionados.
Desculpem a minha critica, mas falo como mariense e açoriano, numa região em que para uns há excesso de alertas, e pra outros o desdém ou falta dos mesmos, quando as situações assim o justificam.
Além disso penso que não sou o único a criticar os avisos do IPMA, quando ate ai no continente metem os pés pelas mãos em relação aos mesmos.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Talvez usar algo equivalente ao modelo de avisos do Metoffice inglês, baseado numa matriz de probabilidade de ocorrência vs efeitos da ocorrência, ajudasse a população geral a credibilizar mais um pouco o critério dos avisos.

warning-matrix.png


Para os casos mais graves (aviso vermelho sub- ou sob- julgado), o IPMA deveria sempre estar obrigado a emitir um comunicado a explicar o que motivou o "erro", mostrando cartas, registos, modelos numéricos, etc, que justificaram as decisões.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Talvez usar algo equivalente ao modelo de avisos do Metoffice inglês, baseado numa matriz de probabilidade de ocorrência vs efeitos da ocorrência, ajudasse a população geral a credibilizar mais um pouco o critério dos avisos.

warning-matrix.png


Para os casos mais graves (aviso vermelho sub- ou sob- julgado), o IPMA deveria sempre estar obrigado a emitir um comunicado a explicar o que motivou o "erro", mostrando cartas, registos, modelos numéricos, etc, que justificaram as decisões.

Tendo em conta que a maioria da população (portuguesa) presta mais atenção à cor do aviso, pois desconhece os critérios subjacentes à emissão dos mesmos, pessoalmente tenho dúvida da utilidade dessa categorização. Essa matriz é porreira para os meteorologistas pois tentam comunicar a complexidade e incerteza das previsões mas isso pode ser informação excessiva/confusa para a malta.

Exemplo atual:

26zVU21.png


Há 'some hazardous' e implicitamente 'low impact'. Em que ficamos?

Em termos de avisos, já escrevi muita vez. Não faz sentido nenhum, tendo em conta o típico em PT, haver 'cores' para o aviso das trovoadas.

Quanto ao vento, não há aviso para vento médio (só para rajada). Como tal, não há notificação para dias mais ventosos.
 
  • Gosto
Reactions: remember

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Entretanto, aviso vermelho para rajada no GOc.

O EPS (ECMWF) 00z está medonho.

GRxDzqZ.png


Não é todos os dias que se vê tamanha discrepância. O GEFS 00z mostra um ciclone muito menos intenso.

jU9zz4m.png
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Eu penso que os avisos deviam ser dados por ilhas, e não por grupos, uma vez que area abrangente de cada grupo e grande, logo, o determinado tempo numa dada ilha nunca e igual ao da ilha vizinha. Claro que a componente orográfica e outros factores são também consequência dessa mesma disparidade.
Mas pronto, foi uma opinião de um açoriano, habitante e residente numa ilha deste arquipélago português, que também paga os seus impostos igualmente como todos os outros para ver o seu direito às informações meteorológicas credíveis e adequadas em situações adversas, que possam limitar ou interfir as minhas actividades quotidianas na sociedade, sem estar a esquecer outros.
Tenho amigos meus das Flores e Sao Jorge na Universidade em São Miguel que são os proprios a dizer que acham um abuso tremendo nas previsões e nos avisos que são sempre dados (ou a falta dos mesmos) pelos 3 grupos do arquipélago, uma vez que muitas das vezes não correspondem às realidades...

Por Santa Maria choveu e agora o vento sopra forte.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Malta! Outra vez essa história dos avisos!! já perdi as vezes que li isso aqui neste seguimento... by the way, aqui o tempo está a tornar-se bem agreste, mais agreste que a Diana :) o vento já assobia aqui pela Feteira e o Pico deverá ser por volta das 15h.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Eu penso que os avisos deviam ser dados por ilhas, e não por grupos, uma vez que area abrangente de cada grupo e grande, logo, o determinado tempo numa dada ilha nunca e igual ao da ilha vizinha.

Mas pronto, foi uma opinião de um açoriano, habitante e residente numa ilha deste arquipélago português, que também paga os seus descontos igualmente como todos os outros para ver o seu direito às informações meteorológicas credíveis e adequadas em situações adversas, que possam limitar ou interfir as minhas actividades quotidianas na sociedade, sem estar a privilegiar outros.

As ilhas são pequenas, estão (em geral) próximas (em cada grupo) e não tem orografias pronunciadas (como a Madeira). Assim, fazer previsões por ilha é - literalmente - como acertar na agulha do palheiro. Escrito isto, já ocorreram situações em que no aviso foi escrito que determinado evento (chuva, por exemplo) seria mais provável numa determinada ilha (isto aplica-se a Sta. Maria devido à maior distância para com SM).

As queixas da população são compreensíveis mas em alguns casos estão erradas. O que não faltam são situações em que há uma frente fria a oeste do GOc com chuva e trovoada e o IPMA (corretamente) emite o aviso correspondente. Quando a frente chega às redondezas das ilhas perde intensidade para depois voltar a gerar convecção intensa no canal. Mais um erro do IPMA, se dirá (mas é mesmo?)

Na questão dos avisos é preferível averiguar cada caso individualmente.