Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2019



Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Caiu há pouco, pelas 03h50 AZOT, um aguaceiro torrencial! :rain:

Foi, sem dúvida, mais intenso do que o de ontem. Impressionante a força e a quantidade de chuva! :shocking: Já não via um aguaceiro destes há muito tempo.

Sigo com períodos de chuva e aguaceiros pontualmente fortes desde a meia-noite +/-. Neste preciso momento, está mais calmo.


Decidi gravar o momento do aguaceiro para a posterioridade. Tentei não molhar o telemóvel, mas foi inevitável :lol:

 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Confirmo o que o colega acima disse.
Pela zona oeste da ilha de São Miguel o céu quase que desabou por volta dessa mesma hora.
As ruas eram autênticas ribeiras, tal era a força da chuva. Não sei até que ponto o alerta amarelo foi justo , porque no espaço de menos de 10 minutos as ruas já eram "rios".
Pelo menos aqui pela zona da Feteira do Sul.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como é habitual, um radar dava muito jeito.

Trabalha-se com o que se tem.

Se ocorreu convecção, ela foi tendencialmente localizada e com pouca expressão em altitude. Precipitação intensa, sim, mas aparenta ter sido estratiforme. Atmosfera muito saturada com uns fatores locais difíceis de ser previstos a ajudar.

XWIUL5n.gif


Às vezes pequenos 'erros' fazem muita diferença.

04023_20191224_00_006.gif

04023_20191224_00_009.gif
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Aqui nos Arrifes, os bombeiros nem conseguiam subir a rua, carros arrastados, casas inundadas, rua toda destruída.
Pelas 5h da manhã foram uns 20 minutos de diluvio!

Qual zona? Outeiro? Afonsos? Amaro Dias?
Normalmente costuma haver sempre cheias no cimo do Outeiro das águas que vêm das Arribanas.
Fizeram um reservatório para escoamento de águas mas foi o mesmo que nada porque não dá vencimento, uma vez que as grotas do Saramagal (caminho rural que vai dar às Feteiras) correm todas para aí.
Zona muito complicada...
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
André, lembras te da nossa última conversa ontem? :D
Se eu tivesse jogado na lotaria já estava rico.
Eu disse te que a maior parte ia cair na zona oeste de São Miguel e não tenho mestrado em alertas.
Fail total no Grupo central!
Este é mais um exemplo que os alertas no Grupo Oriental são sempre penalizados por defeito e despenalizados por excesso no grupo Central
... o que vale é que os factos não mentem!
Vá, agora podem me atirar pedras!
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Bom dia!

Neste momento, não chove e o vento sopra com rajadas por vezes fortes.

Hoje pelas 5 da manhã nos Arrifes, na ilha de São Miguel

Impressionante! :shocking: Realmente, com a duração e quantidade de chuva que caiu, seriam de esperar esses estragos.


André, lembras te da nossa última conversa ontem? :D
Se eu tivesse jogado na lotaria já estava rico.
Eu disse te que a maior parte ia cair na zona oeste de São Miguel e não tenho mestrado em alertas.
Fail total no Grupo central!
Este é mais um exemplo que os alertas no Grupo Oriental são sempre penalizados por defeito e despenalizados por excesso no grupo Central
... o que vale é que os factos não mentem!
Vá, agora podem me atirar pedras!

Pois é... a mesma história de sempre! :disgust: É tão recorrente que acaba por se tornar "normal". Enfim!
Espero que a situação volte à normalidade o mais rápido possível lá pelos Arrifes.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ninguém é perito em previsão baseando-se quase exclusivamente no GFS (e falsamente afirmando que consulta os 'modelos'). Previsões falhadas na precipitação todos os modelos têm. E em certos tipos de eventos a incerteza (e consequentemente o erro) é maior.

Vou abordar novamente o evento dos Arrifes.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Ficam aqui os acumulados horários significativos registados em São Miguel até ao momento nas EMAs da rede do IPMA.

Estação do Aeroporto João Paulo II, Ponta Delgada: 14,8 mm às 07h UTC e 11,4 mm às 06h UTC

zlM4REY.png




Entretanto, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada deixou uma informação através do Facebook da Câmara Municipal de PDL.

 

Helinho

Cumulus
Registo
12 Abr 2016
Mensagens
147
Local
Maia
Aguaceiro fortíssimo aqui na zona da Maia, Ribeira Grande. Durante uns 15 minutos foi algo mesmo forte e de cheia. Fui dar uma volta pela freguesia e verifiquei que as ribeiras estão a correr com um caudal significativo.

Ps. Volta a cair novamente um forte aguaceiro. Hmm, se isto continua assim....
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ontem abordei a incerteza da localização dos acumulados aqui.

O IFS do ECMWF é o melhor modelo global (é um facto incontestável) e como tal o IPMA - realisticamente - não tem nenhum motivo para mudar. Mas isso não significa que o IFS estará sempre certo.

Ao contrário de outros modelos globais, o IFS metia sempre a precipitação mais para oeste (afetando mais as ilhas orientais do GC). O modelo lá 'corrigiu' na última saída mas não em tempo útil.

r3GBxJ6.gif


Vou elaborar mais.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Às vezes pequenos 'erros' fazem muita diferença.

Em regra geral, deve-se ignorar os grandes acumulados que o AROME mostra (os valores). Quando isso ocorre, só se deve inferir que pode ocorrer precipitação com alguma intensidade.

Isto é relevante para se interpretar o GFS (o tal modelo em que demasiada gente baseia a sua superioridade de conhecimento). Acumulados em 6 horas são certamente úteis mas na verdade nem sempre dão uma perspetiva realista do tipo de precipitação.

EDhQQZj.png


Alguém está a ver (perto das ilhas) o tipo de acumulados dignos de aviso laranja? Isso quer dizer que o GFS é tão inútil como o AROME?

psmRExf.gif


Ainda não acabei.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3