Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Qual quê, boas informações, obrigado! Eu fiz a Levada dos Caldeirões, mas essa mais acima até ao topo da cascata não, nem conhecia as veredas do Semagral e Quada. Próxima visita à Madeira espero (esperamos) que possa chegar lá. ;)

Levada dos Caldeirões não existe. :hmm:
Existe a Levada do Caldeirão Verde (ou também chamada Levada da Serra de São Jorge):

Levada de Cima do Caldeirão Verde:

E a Levada do Caldeirão do Inferno:

Se calhar fizeste:

Queimadas - Levada do Caldeirão Verde
Se depois subiste uma vereda com degraus e foste até ao Caldeirão do Inferno, no fim da vereda que subiste (supostamente) tens uma intersecção com: a Levada de Cima do Caldeirão para a tua esquerda quando acabaste de subir; em frente tens um túnel muito comprido com uns carris no pavimento que vai ter à Central da Fajã da Nogueira e à direita tens a Levada do Caldeirão do Inferno que vai ter ao Caldeirão do Inferno (onde acaba essa levada).

Última edição:
Temperaturas a baixar:

Se calhar fizeste:

Queimadas - Levada do Caldeirão Verde
Se depois subiste uma vereda com degraus e foste até ao Caldeirão do Inferno, no fim da vereda que subiste (supostamente) tens uma intersecção com: a Levada de Cima do Caldeirão para a tua esquerda quando acabaste de subir; em frente tens um túnel muito comprido com uns carris no pavimento que vai ter à Central da Fajã da Nogueira e à direita tens a Levada do Caldeirão do Inferno que vai ter ao Caldeirão do Inferno (onde acaba essa levada).
Sim, parece-me que foi isso mesmo, chamei-lhe Levada dos Caldeirões porque deu acesso a ambos e lembro-me dos carris. Mas já foi há muitos anos, final dos anos 90, só indo buscar o que tenho de fotos dessa altura para confirmar, mas disto que me lembro terá então sido esse o percurso, como bem descreveste.
Obrigado mais uma vez por me esclareceres! :D
Tenho mesmo de lá voltar, na altura nem havia fotografia digital nem telemóveis de jeito. Tirava só fotografia analógica, slides e algumas fotos em negativo.

Parece que choveu na zona Este e centro do Funchal:

Na zona de São Martinho (Oeste), nicles.

Aguaceiro forte e localizado, entre as 15:40 e as 16:10 (ou período mais restrito).
Por exemplo, esta estação em Santa Luzia tem 17,3 mm de acumulado total do aguaceiro, sendo cerca de 13,5 mm em 15 minutos (15:44-15:59).
Um pouco mais acima, em S.Roque, pelo menos 11,2 mm em menos de 10 minutos.

Prec-WU-Funchal_20241212-18h33.png

Ir buscar o acumulado na EMA do IPMA do Funchal, 3,6mm, é ridículo pois em nada ilustra o que aconteceu de forma tão localizada. Mais valia nada porem, lança dúvidas a vários níveis.
O aguaceiro deslocou-se depois para Leste e a hora de pico de intensidade nem corresponde ao registado na EMA.
Penso que o local mais crítico da bátega foi no Sítio do Salão, pois entre as 15:44 e as 15:49 cairam 11,7 mm nos 5 minutos, o qual é um valor deveras excessivo e que terá sido conduzido pelos colectores até à baixa do Funchal tendo então na confluência das ruas 31 de Janeiro e do Til feito aumentar a pressão que fez saltar as tampas.
Há ainda o valor de 27,7 mm situado precisamente na cabeceira da rua do Til. Embora a estação tivesse interrupções de funcionamento e corresponda a um período de várias horas sem registo, é possível que este total resuma bem o potencial do aguaceiro.

"
O forte aguaceiro registado na última hora (16 horas) no Funchal foi suficiente para causar problemas nalguns canais de escoamento de águas da cidade.
Os Bombeiros Sapadores do Funchal foram chamados para (tentar) resolver constrangimentos causados pela chuva. Em duas situações por causa de tampas de adufas que se soltaram com a pressão da água, na Rua 31 de Janeiro e Rua do Til, e numa residência nas proximidades do quartel da cooperação, neste caso devido ao entupimento na rede de esgoto e consequente transbordo para a residência afectada.

A estação meteorológica do IPMA mas próxima do centro do Funchal, o Observatório, na Rua do Lazareto, registou 3,6 litros por metro quadrado nos 10 minutos (entre as 16:01 e 16:10) de maior intensidade de precipitação.
"

RadarMadeira_20241212-1550.png

Já agora...

ObservatórioFunchal.png

E esta... ?

PrevDescr-Madeira_20241212-0131.png

"Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos."

Última edição:
Parece que os próximos dias serão algo ventosos e chuvosos.
A temperatura é que na minha zona está bem fresquinha.
A estação de Pico dos Santos de Cima já marca 8 graus.
Resta saber se as cotas essa noite vão descer mais um pouco no cume do Pico da Vara, tanto que amanhã estão previstos aguaceiros de granizo.

Hoje deverá occurred o primeiro nevão notável desta temporada na montanha do Pico.
As cotas poderão rondar os 1800m

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
As cotas estão ainda muito elevadas... se só no Pico rondam os 1800 m, nas restantes ilhas então, é mesmo para esquecer .
Já não há invernos como antigamente.

Hoje caíu um forte aguaceiro na zona nordeste da ilha, sendo que algumas gotas foram mesmo de granizo, mas foi sol de pouca dura.
Nesta altura, o frio nem é assim tanto. Claro que na serra a realidade é outra, mas pelas previsões, possibilidade de queda de neve só mesmo no cume do Pico.
A partir de Domingo o vento parece que aumentará de intensidade, pelo menos no Grupo Oriental.