Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014

Spak

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
53
Local
Porto
Untitled.jpg


http://earth.nullschool.net/#current/wind/surface/level/orthographic=-18.29,35.00,776
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
:semfotos:

Alguém se arrisca?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e PDias

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Não!

Os acessos são muito restritos, na maioria dos parques é necessária uma dongle para aceder... e neste momento nem eu consigo aceder aos PE's do Pico e de São Jorge porque a ligação está sempre a cair...

Já agora passo a actualizar a informação das máximas:

Corvo não temos parque;

Flores 63,8 m/s = 229,68 km/h :surprise:;

Faial não temos acesso directo ao SCADA a partir de São Miguel porque o PE é novo e ainda não temos o software da VESTAS instalado. As medidas tiradas pelo operador de 30 em 30 minutos indicam rajadas em torno dos 40m/s :unsure:;

Pico não consigo aceder ao SCADA... as medidas tiradas pelo operador de 30 em 30 minutos indicam rajadas em torno dos 65m/s :unsure:;

São Jorge não consigo aceder ao SCADA... as medidas tiradas pelo operador de 30 em 30 minutos indicam rajadas em torno dos 60m/s :unsure:;

Graciosa o parque foi desmontado para construir o parque da YOUNICOS;

Terceira 64.8 m/s = 233,28 km/h :surprise:;

São Miguel 56,6 m/s = 203,76 km/h :surprise:;

Santa Maria 30,9m/s = 111,24 km/h.

PS: Temos várias avarias inclusive linhas caídas em especial no G. Central.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

:shocking: É caso para dizer que se o vento com essa intensidade viessem visitar Lisboa o Estádio da Luz vinha a baixo :surprise:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Como é possível ter vento superiores a 200km/h se esses ventos são típicos de ciclones ou furacões alguém me explica isto?
Posso estar a dizer uma grande asneira, mas acho que esta tempestade tem pressão inferior a um furacao, pelo menos categoria 1\2, mas não pode ser classificado como furacao pois não possui características tropicais... Corrijam-me se estiver errado.
 
  • Gosto
Reactions: dunio9

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Como é possível ter vento superiores a 200km/h se esses ventos são típicos de ciclones ou furacões alguém me explica isto?

Os ventos nos Parques Eólicos são medidos por anemômetros colocados no topo das torres.

Isto quer dizer que não podemos simplesmente comparar directamente os 200km/h com as velocidades do vento medidas nas estações do IPMA.

Por exemplo na ilha de São Miguel o PE dos Graminhais encontra-se a 900m de altitude e as torres têm cerca de 50m de altura.

1º Temos de reduzir a velocidade do vento a 50m para digamos a 6m de altura, usando a fórmula simplificada:

(v1/v2)=(z1/z2)^(1/7)

com v1=200km/h, z1=50m, z2=6m

obtemos v2 (velocidade aos 6m) = 147,74 km/h

2º Temos de estar conscientes que não podemos comparar este valor 147 km/h com os dados do vento medidos digamos na estação do aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada! Existe o efeito da orografia (900m) que potencia uma maior velocidade do vento nos Graminhais...

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Os ventos nos Parques Eólicos são medidos por anemômetros colocados no topo das torres.

Isto quer dizer que não podemos simplesmente comparar directamente os 200km/h com as velocidades do vento medidas nas estações do IPMA.

Por exemplo na ilha de São Miguel o PE dos Graminhais encontra-se a 900m de altitude e as torres têm cerca de 50m de altura.

1º Temos de reduzir a velocidade do vento a 50m para digamos a 6m de altura, usando a fórmula simplificada:

(v1/v2)=(z1/z2)^(1/7)

com v1=200km/h, z1=50m, z2=6m

obtemos v2 (velocidade aos 6m) = 147,74 km/h

2º Temos de estar conscientes que não podemos comparar este valor 147 km/h com os dados do vento medidos digamos na estação do aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada! Existe o efeito da orografia (900m) que potencia uma maior velocidade do vento nos Graminhais...

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Ok obrigado já me sinto mais esclarecido.