Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2016

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


fdl21

Cirrus
Registo
25 Mar 2013
Mensagens
17
Local
Nordeste
Bom dia e boa semana pessoal

quando pudessem aqui alguém do forum poderia postar a quantidade de precipitação do mes de janeiro? muito obrigado

estes últimos dias tem sido frios, por vezes saio de casa de manha e tem marcado 8ºC no Nordeste...brrrrrrrr
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Fevereiro entrou muito similar ao inverno de 2015, AA poderoso, sistemas frontais dizimados e praticamente secos.
Noutro aspecto a ISO 0ºc 850hpa recusa-se a baixar... Dias de calmaria até perder de vista... Bastou as tempestades de neve dos States começarem... Isto conjugado com uma anomalia negativa das SST numa vasta área do Atlântico Norte... Dá para coçar na cabeça! O que é estranho, foi a anomalia das SST de nova Escócia até ao mar do Labrador, que era extremamente negativa, depois do último "blizzard", passou a anomalia positiva! E desde então o padrão mudou a olhos vistos... O anticiclone passou de muito dinâmico a praticamente estático... Aqui para os Açores, creio que fevereiro vai ser primavera antecipada.... Esperemos que eu esteja errado...
Bom carnaval a todos.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento bonançoso/moderado.

Os dias de hoje e ontem foram marcados por céu limpo/pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade.

Fui à Terceira na quarta passada pela 1ª vez. Cheguei lá à noite e fiquei por lá até domingo à tarde. Achei o tempo bastante frio em todos os dias, em comparação com São Miguel. Relativamente ao tempo, quinta e domingo foram dias espetaculares em Angra do Heroísmo no que diz respeito a céu limpo e muito sol. Nos outros dias, céu muito nublado a encoberto. Fui para um festival de tunas, não consegui conhecer muito a ilha, até porque tive sempre por Angra, mas quero voltar lá e conhecer melhor a ilha, pois adorei! ;)

Cumprimentos,
André
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Turlu

Turlu

Cirrus
Registo
24 Nov 2011
Mensagens
64
Local
São Mateus da Calheta
Bom dia,

A explicação para o nevoeiro de Terça-feira vem hoje no jornal Diário Insular:

"Nem tudo o que parece é. As brumas que na terça-feira pareciam antever o regresso de D. Sebastião, eram afinal nuvens formadas por poeiras do Saara e dióxido de enxofre, segundo Félix Rodrigues.

Afinal, o nevoeiro que assolou, na terça-feira, as ilhas do grupo central não era nevoeiro, mas poeiras do Saara, associadas a dióxido de enxofre.
A Terceira acordou debaixo de um manto branco, num dia de sol. O nevoeiro a que as ilhas estão tão habituadas parecia, no entanto, diferente dos outros dias.
Félix Rodrigues, doutorado em Ciências do Ambiente e especialista em Poluição, também achou o nevoeiro estranho.
O investigador da Universidade dos Açores chegou à conclusão de que se tratava afinal de uma concentração de poeiras do Saara muito finas, associadas a dióxido de enxofre.
Entre o fim do inverno e o início da primavera, é habitual o transporte de poeiras de Saara para os Açores, mas normalmente não se formam nuvens, como aconteceu esta terçafeira.
Segundo Félix Rodrigues, o impacto visual das poeiras verificado só foi possível porque estavam reunidas várias condições de pressão e temperatura.
Até ao final da primavera, é provável que voltem a ser transportadas poeiras do Saara para os Açores, mas dificilmente se voltarão a formar nuvens, até porque é mais fácil que isso ocorra no inverno.
Para que tal aconteça, é preciso que a humidade relativa do ar seja elevada.
Na terça-feira, estava a 100%. A pressão deve ainda ser constante e não deve haver ventos.
Por outro lado, as partículas transportadas têm de ser “muito finas”, com diâmetro inferior a um micrómetro, e em grandes quantidades.
À massa de ar do norte de África que transportava as poeiras do Saara, juntou-se uma massa de ar da Europa, com uma concentração elevada de dióxido de enxofre, o que provocou o fenómeno curioso nas ilhas do grupo central.
Segundo o especialista em Poluição, ao caírem sobre a superfície, as poeiras vão formando vapor e surge uma espécie de “nuvens à superfície”.
Aumento da poluição
Apesar da beleza das nuvens sobre as paisagens das ilhas, que motivou inúmeras fotografias, o fenómeno é de facto uma mistura de poluição de origem antrópica com poluição natural.
Por enquanto, os valores apresentados não são preocupantes, segundo Félix Rodrigues, mas a tendência é para que aumentem.
“Não tem impactos em termos de saúde pública, mas se fosse mais elevado, poderíamos ter um evento de poluição extrema”, explicou Félix Rodrigues.
Todos os anos se repete com maior ou menor intensidade o transporte de poeiras do Saara para os Açores, mas normalmente os valores de partículas transportadas estão dentro do aceitável.
A situação mais preocupante verificou-se em 2000, ano em que chegaram à Região 120 microgramas por metro cúbico de partículas de maior dimensão.
Nas partículas menores (até 2,5 micrómetros) é recomendado que não se ultrapasse os 20 microgramas por metro cúbico, enquanto nas partículas maiores (até 10 micrómetros) não deverão existir mais de 50 microgramas por metro cúbico.
Segundo Félix Rodrigues, desde 2000 que não se tem atingido esses valores nos Açores.
Ainda assim, este fenómeno exige atenção, até porque as alterações climáticas incrementam a intensidade dos ciclones “Shared”, cujos ventos levam as poeiras a grande altitude."


Cumprimentos,

Turlu
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A poeira e a sua previsão...

Dust optical depth:

z1QiLeO.gif


Dust surface concentration:

NqFAgYM.gif


Há modelos que indicam a permanência de poeira nos Açores:

Jm4QgN9.png


E alguma dela pode chegar à superfície:

0pyHzAu.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
No site do IPMA não indicam que ocorreu um sismo há pouco mais de 30 min. perto do arquipélago da Madeira, no entanto no IGN indicam. Que acham? Será credível?
http://www.ign.es/ign/layoutIn/sismoDetalleTerremotos.do?evid=ign2016cqtf

Tópico errado. Este é que é o correto:

http://www.meteopt.com/forum/topico/sismos-portugal-2016.8577/page-2

De qualquer das formas não aparece no site do IPMA mas aparece neste:

http://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=487208

As magnitudes não coincidem contudo.

---

Não aparece nada no USGS:

http://earthquake.usgs.gov/earthqua...ue,"map":true,"settings":false,"help":false}}
 
  • Gosto
Reactions: Hugois

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, por incrível possa parecer já sigo com 8mm! Esta chuva orográfica impressionou-me, não esperava tanta persistência...
Consultei o GFS e já está a modelar isso até à próxima madrugada...
d48cafb348e455c1269ecfb0567ae9e6.jpg

2fa3c86cec0060da858bead7ed50b0a2.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Estamos sob a influência do rio atmosférico, como é possível ver nos 28.5 mms de água precipitável do tefigrama de hoje:

jCvyNK0.png


GKSq8S7.jpg


As perspetivas de precipitação aumentaram um pouquinho, especialmente para o G. Ocidental:

NDRdc1C.png


Mas ainda assim, Fevereiro provavelmente será um mês significativamente abaixo da média no que concerne à precipitação. Já vamos quase a meio do mês.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

fdl21

Cirrus
Registo
25 Mar 2013
Mensagens
17
Local
Nordeste
Bom dia pessoal

o tempo aqui no nordeste tem estado calminho, sem grandes novidades. na passada 6ª feira choveu bem na vila do Nordeste, mas mais nada de especial nas restantes freguesias.... assim se ve o efeito orografico deste lado da ilha.

o que vos pedia era se poderiam disponibilizar os dados de Janeiro referente a precipitação...

obrigado e continuação de um bom mes de Fevereiro....
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985