Há imagens ao estilo do SAT24 (15 minutos de intervalo com desfasamento inferior a 5 minutos) para todo o arquipélago dos Açores: http://www.meteofrance.com/previsions-meteo-france/animation/satellite/europe Se parece bom de mais é porque é mesmo. A imagem é tão pequena que não dá para discernir nada. IPMA, IPMA. Atualiza o teu portal
Durante o dia de amanhã deverá ocorrer mais uma ciclogénese explosiva no Atl. Norte. O mais relevante deverá ser, novamente, o vento e as ondas.
O pós-frontal deverá ser fresco: Ainda assim, o GFS modela uma anomalia positiva para a temperatura nos próximos 5 dias. O que não é de admirar já que o anticiclone voltará e trará mais humidade.
Rajada para os grupos ocidental e central em aviso laranja. Aqui pelo Faial o vento está com rajadas bastante interessantes Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
serpa...nãoa credito em rajadas até 100 apenas, no grupo ocidental. provavelmente vao chegar pontualmente a mais
Nota: Aviso Laranja corresponde aos valores compreendidos a 101/130 km/h de rajada. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
O vento médio pode chegar perto do critério laranja especialmente no G. Ocidental. Há alguns dias que estava previsto que as rajadas chegassem aos 110km/h (aviso laranja) daí que o aviso é tardio. Realisticamente pode chegar um pouco mais acima (como da última vez). Em suma. Um evento 'normal' para a época.
Não obstante a distância para com o temporal, está a haver alguma turbulência atmosférica nos Açores. Do Faial vê-se - mal - algumas nuvens lenticulares: Os pixels são uma trampa (IPMA e Eumetsat) mas uma das lenticulares visíveis no satélite (aparenta ter alguma irisdicência no Airmass devido ao pôr-do-sol) ... é perfeitamente visível da Maia (costa norte de S. Miguel): Precisam-se melhores imagens de satélite
Melhor que um waterdevil são 2 baia da Horta. O vídeo não é o melhor, mas foi o que tinha à mão Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
A precipitação seria muito pouca (dificultando a ocorrência de granizo e neve). Mas no mínimo o dia poderá ser bem frio: A bolsa de ar frio também afetaria a Madeira.
Tinha de partilhar isto... a homogeneidade desta frente é fantástica... até dava gozo estar num avião e ir percorrendo o pós-frontal paralelamente à nebulosidade da frente...