Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Olhando para a situação meteorológica...

Vejo nos Açores uma situação confusa. Ao que parece vai haver uma frente a afetar o GC e o GOr com um pequeno núcleo depressionário à superfície. A HR em geral é péssima não havendo limites claramente definidos. Boa parte do CAPE parece ser pré-frontal coincidindo com o ar mais seco. Penso que se houver trovoadas elas deverão ocorrer bem longe das ilhas.

O caso da Madeira é mais relevante. A corrente de sul/sudoeste tem nos níveis baixos uma saturação interessante e ventos com intensidade relevante. Não só os acumulados orográficos podem ser significativos como a chuva poderá ocorrer nas povoações costeiras. O CAPE vai diminuindo com o tempo e os valores mais elevados deverão ficar ao largo da ilha principal. Contudo, deverá haver condições favoráveis à ocorrência de convecção mais ou menos ocasional que poderá trazer aguaceiros/períodos de chuva moderada a forte devido ao elevado valor da AP associada a uma pluma tropical que vem de sul/sudoeste (valores a rondar os 27 mms).

O GFS dá algumas condições favoráveis à ocorrência de funis tornádicos (principalmente ao largo da ilha). Contudo, prefiro não publicar um aviso descarado devido à decrescente instabilidade (intensidade e abrangência) bem como à pouca sobreposição de todas as variáveis (especialmente a HR). Não quero nem vou procurar a agulha no palheiro.

Quem puder olhe para as nuvens. Quem sabe se, no mínimo, não vê uma nuvem-funil? :p O GFS não mostra as condições perfeitas mas por vezes a realidade é diferente.

Última edição:
Vejo nos Açores uma situação confusa. Ao que parece vai haver uma frente a afetar o GC e o GOr com um pequeno núcleo depressionário à superfície. A HR em geral é péssima não havendo limites claramente definidos. Boa parte do CAPE parece ser pré-frontal coincidindo com o ar mais seco. Penso que se houver trovoadas elas deverão ocorrer bem longe das ilhas.

Muito interessante a rápida convecção que está a acontecer a sul do GC (está a surgir num local com pouco CAPE previsto). A frente/linha de instabilidade fica mais visível.

Ainda não há registo de trovoada (é o que dá o pouco lift). Chuva localmente forte é uma possibilidade. Durante a madrugada continuarão a haver condições de instabilidade, podendo aparecer células semelhantes no GC e no GOr.

Raio(s) detetado(s) a oeste do GC (nas células mais pequenas).

Parece-me que a(s) célula(s) a sul do Faial está(ão) em dissipação/a perder intensidade, estando ainda incerta a evolução de um foco convectivo.

Se o CAPE fosse superior as trovoadas seriam mais frequentes mas, como escrevi, o modelo não representou bem a instabilidade (porque não é com 400 de CAPE que surgiriam essas células todas). A instabilidade está a surgir num ambiente de reduzido cisalhamento.

• Gosto
Reactions: lserpa
Raio(s) detetado(s) a oeste do GC (nas células mais pequenas).

Parece-me que a(s) célula(s) a sul do Faial está(ão) em dissipação/redução da intensidade, estando ainda incerta a evolução de um foco convectivo.

Se o CAPE fosse superior as trovoadas seriam mais frequentes mas, como escrevi, o modelo não representou bem a instabilidade (porque não é com 400 de CAPE que surgiriam essas células todas). Estas células estão a surgir num ambiente de reduzido cisalhamento (a única forma de poderem durar).

Diria eu, alguma convergência desorganizada

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diria eu, alguma convergência desorganizada

Trovoadas em ambientes de reduzido cisalhamento duram poucas horas. Ela - a célula em cima do Faial - atingiu o seu máximo há pouco no mar. Agora está a dissipar-se. Claro que pode surgir outro foco convectivo mas não tenho bola de cristal :D

O CAPE é inferior no GC mas a humidade em altitude é superior quando comparando com o GOr. Como tal, não recomendo que a malta oriental tenha grandes expectativas. Já a convecção pode durar mais algumas horas no GC.

Se o CAPE fosse superior as trovoadas seriam mais frequentes mas, como escrevi, o modelo não representou bem a instabilidade (porque não é com 400 de CAPE que surgiriam essas células todas).

No modelo é um pouco mais acima -> +-600/700. Na realidade pode ser um bocadinho acima.

Pela falta de avisos penso que até o IPMA vê esta convecção com algum ceticismo.

---

Claro que pode surgir outro foco convectivo mas não tenho bola de cristal :D

Na última imagem de satélite (bastante atrasada) está a surgir outro foco convectivo a sul da célula envelhecida. É pouco provável que @lserpa tenhas muito mais que um aguaceiro mais forte.

O CAPE é inferior no GC mas a humidade em altitude é superior quando comparando com o GOr. Como tal, não recomendo que a malta oriental tenha grandes expectativas. Já a convecção pode durar mais algumas horas no GC.

Nomodelo é um pouco mais acima -> +-600. Na realidade pode ser acima (o que acredito especialmente tendo em conta as células a oeste do GC).

Pela falta de avisos penso que até o IPMA vê esta convecção com algum ceticismo.

---

@lserpa na última imagem de satélite (bastante atrasada) está a surgir outro foco convectivo a sul da célula envelhecida. É pouco provável que tenhas muito mais que um aguaceiro mais forte.

Os pingos grossos, não passaram disso mesmo... já se foram

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e Orion
Os pingos grossos, não passaram disso mesmo... já se foram

Ao longo da noite a bolsa de ar mais saturado vai passar por cima das ilhas. Os novos focos convectivos vão-se aproximando e mais cedo ou mais tarde devem surgir ao largo das ilhas.

Isso de induzir condições meteorológicas mediante o satélite é giríssimo :lol:

d19f29c6b9c10703f73083cbcbc7c9e1.jpg

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Como tal, não recomendo que a malta oriental tenha grandes expectativas. Já a convecção pode durar mais algumas horas no GC.

Assumindo que as condições modeladas persistem a convecção deve-se aproximar de S. Miguel por volta das 5/6 da manhã, hora local.

Quando chega a estas alturas nem vale a pena olhar para os modelos. No caso em questão estão a aparecer células onde não deviam tendo em conta a intrusão de ar seco a 700 hPa:

oAeYvSHl.png

O que tenho a escrever é... bom nowcasting :lol:

• Gosto
Reactions: luismeteo3 e lserpa