Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

--

Pelas minha redondezas na ilha terceira, já foi possível sentir alguns trovões isolados, chove, sendo alguns períodos, pontualmente forte
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui para os lados dos Açores está uma imaculada pasmaceira... e pelo andar da carroça fevereiro será igualmente atípico...
Noites com temperaturas a rondar os 14 a 11°c e dias com temperaturas de quase 20°c...



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Parece-me que o pessoal (membros do forum) da Madeira anda um bocadinho distraído.
Então neva na Madeira, estações do IPMA com temperaturas mínimas negativas e rajadas de quase 140Km/h
e não nos dizem nada?!... :intrigante:

RhOlvQL.png


c5OanJt.png
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Parece-me que o pessoal (membros do forum) da Madeira anda um bocadinho distraído.
Então neva na Madeira, estações do IPMA com temperaturas mínimas negativas e rajadas de quase 140Km/h
e não nos dizem nada?!... :intrigante:

Essa é uma Madeira remota onde ninguém mora :) Nas zonas povoadas as coisas estão muito menos agrestes quer em termos de frio quer em termos de vento.

Na realidade a queda de neve tem ficado aquém das minhas expectativas. Verifica-se praticamente só acima dos 1700 metros e o acumulado não é muito expressivo. (como se pode observar na webcam do Pico do Areeiro http://www.netmadeira.com/webcams-madeira/pico-do-arieiro).

As temperaturas máximas no Funchal amanhã rondarão os 16º o que à escala local pode-se considerar "muito frio" :D
Ainda tenho esperança de nos próximos dias vivermos um cenário semelhante a 2011
Foto%2BTeresa%2BGon%25C3%25A7alves%2B-%2BDN%2BMadeira.jpg
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Que fotografia absolutamente linda... @Hawk
Espero que o frio e a precipitação cheguem aos arquipélagos portugueses, porque até agora não temos nem uma nem outra, e hoje temos um frio insidioso, com uma temperatura de 15 graus.
Alguém explica este frio camuflado?
Não parece ser só do vento, porque não está muito vento; nem da humidade, porque o tempo está seco.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bom dia!
Parece que está a acontecer um fenómeno interessante na Madeira!
No ponto mais alto da ilha, às 08h00 a temperatura era -1,3ºC e a precipitação horária de 10,8 mm.
Pode estar concentrado lá em cima, mas é um valor correspondente a aviso amarelo de precipitação, e além disso a temperatura negativa permite que a neve continue congelada.
Deve dar paisagens e fotos interessantes ou, pelo menos, para registar no álbum.
E desde as 05h00 às 10h00 já caíram 30,9 mm de precipitação! com temperatura entre os 0,1ºC e os -1,6ºC e média de temperatura de -1,1ºC nessas 5 horas.
Há mais que condições para registos interessantes!
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Bom dia!
Parece que está a acontecer um fenómeno interessante na Madeira!
No ponto mais alto da ilha, às 08h00 a temperatura era -1,3ºC e a precipitação horária de 10,8 mm.
Pode estar concentrado lá em cima, mas é um valor correspondente a aviso amarelo de precipitação, e além disso a temperatura negativa permite que a neve continue congelada.
Deve dar paisagens e fotos interessantes ou, pelo menos, para registar no álbum.
E desde as 05h00 às 10h00 já caíram 30,9 mm de precipitação! com temperatura entre os 0,1ºC e os -1,6ºC e média de temperatura de -1,1ºC nessas 5 horas.
Há mais que condições para registos interessantes!

A webcam do Pico do Arieiro encontra-se completamente tapada pela neve. Eu julgo que a cota de neve andará pelos 1650 / 1700 metros tendo em conta que nos picos mais altos sobranceiros ao Curral das Freiras ainda não têm acumulação. (Aqui: http://www.netmadeira.com/webcams-madeira/eira-do-serrado).

Há uns anos atrás a neve apanhou um grupo de condutores incautos desprevenido que chegaram a ficar algumas horas retidos. Infelizmente, desde então, a Protecção Civil criou uma enorme "barreira" entre os madeirenses e a neve. Os tais registos ficam mais tempo inacessíveis...
 

grandeurso

Cirrus
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
81
Local
Caniço, Ilha da Madeira
A webcam do Pico do Arieiro encontra-se completamente tapada pela neve. Eu julgo que a cota de neve andará pelos 1650 / 1700 metros tendo em conta que nos picos mais altos sobranceiros ao Curral das Freiras ainda não têm acumulação. (Aqui: http://www.netmadeira.com/webcams-madeira/eira-do-serrado).

Há uns anos atrás a neve apanhou um grupo de condutores incautos desprevenido que chegaram a ficar algumas horas retidos. Infelizmente, desde então, a Protecção Civil criou uma enorme "barreira" entre os madeirenses e a neve. Os tais registos ficam mais tempo inacessíveis...
Um pouco contraditória a tua explicação Hawk. Por um lado falas em condutores incautos várias horas retidos (sem condições mínimas de permanecer no carro, se a memória não me falha se não fosse o restaurante no poiso a coisa tinha sido pior) . Por outro lado dizes que infelizmente a proteção civil criou uma barreira quando isto acontece. Eu acho muito bem, as loucuras que eu vi de pessoal a ir à neve e a não ficarem lá desfeitos por pouco quando o carro começa a deslizar... Não temos condições aqui esse tipo de aventuras na minha opinião.

Entretanto pelo Funchal vento fortíssimo e sol. Chuva nas montanhas mas que chega aqui junto ao mar trazida pelo vento.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Um pouco contraditória a tua explicação Hawk. Por um lado falas em condutores incautos várias horas retidos (sem condições mínimas de permanecer no carro, se a memória não me falha se não fosse o restaurante no poiso a coisa tinha sido pior) . Por outro lado dizes que infelizmente a proteção civil criou uma barreira quando isto acontece. Eu acho muito bem, as loucuras que eu vi de pessoal a ir à neve e a não ficarem lá desfeitos por pouco quando o carro começa a deslizar... Não temos condições aqui esse tipo de aventuras na minha opinião.

Entretanto pelo Funchal vento fortíssimo e sol. Chuva nas montanhas mas que chega aqui junto ao mar trazida pelo vento.

A Protecção Civil adoptou medidas algo extremistas, já que não é possível ter qualquer contacto com a neve, nem sequer à beira da estrada. E tudo porque existe falta de bom senso de algumas pessoas como dessa vez em que ficaram retidos.

Eu, em pequeno, sempre fui à neve. Os meus pais levavam-me à neve, de carro, e nunca passámos por situações aflitivas porque os meus pais sabiam onde era o limite (físico mas também o do bom senso). Como eles, outros tantos. Hoje, como o objectivo é "a melhor foto" ou o "melhor post", já não há neve para ninguém. A maior parte dos miúdos não tem qualquer contacto com a neve. Para mim, isso é infelizmente.
 

grandeurso

Cirrus
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
81
Local
Caniço, Ilha da Madeira
A Protecção Civil adoptou medidas algo extremistas, já que não é possível ter qualquer contacto com a neve, nem sequer à beira da estrada. E tudo porque existe falta de bom senso de algumas pessoas como dessa vez em que ficaram retidos.

Eu, em pequeno, sempre fui à neve. Os meus pais levavam-me à neve, de carro, e nunca passámos por situações aflitivas porque os meus pais sabiam onde era o limite (físico mas também o do bom senso). Como eles, outros tantos. Hoje, como o objectivo é "a melhor foto" ou o "melhor post", já não há neve para ninguém. A maior parte dos miúdos não tem qualquer contacto com a neve. Para mim, isso é infelizmente.
Pois, concordo completamente contigo nesse aspecto. As selfies e afins vieram dar cabo do algum bom senso que as pessoas tinham.