Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018



Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom dia a todos e especialmente ao @Cagarro pela sua entrada aqui no fórum. É sempre bom ver novos participantes e com contributos tão ricos e relevantes ... :)

Por aqui desde ontem à noite que sigo com um frio desagradável ... a temperatura em angra tem se fixado nos 10 graus desde o cair da noite e nesta manhã ...

Vamos a ver se cai alguma coisa na Serra de Santa Bárbara ... a última vez que me lembro de ir à serra e ver algum branco foi no longínquo ano de 1992 ... mas sei que depois disso já caiu lá qualquer coisa ... possivelmente em 2009 quando não estava no arquipélago ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
GFS 6z, Temp. 925hPa, intervalos de 6 horas:

w9M1zoO.gif


Por esta altura o G. Ocidental está a experienciar o frio mais intenso, se bem que temperaturas semelhantes irão ser experienciadas até amanhã.

Publiquei esta carta na passada 3ª. Pela previsão, isto não ocorrerá.


CzBJFV7.png

4.3º é a temperatura mínima registada até agora no GOc (RHA, Lagoa Funda, Flores). Mais logo, esperançosamente, haverá o tefigrama das Lajes. Ideal seria o das Flores mas trabalha-se com o que se tem.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Azar.

No dia 26 uma depressão cavadíssima estará muito perto das Flores, provocando no G. Ocidental, ao contrário do habitual, um estado do tempo relativamente ameno.

É quase certo que não se conseguirá ter uma leitura da pressão de superfície porque a estação oficial do IPMA está avariada e as estações regionais não medem semelhante variável. Resta o Corvo mas não é a mesma coisa.

Azar.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, pelas últimas atualizações modelas, neve deverá ser apenas no Pico... o Freezing level nas Flores não deverá descer muito mais que os 900 e muitos metros.... e para o GC 1100


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Evento falhado. Esses modelos modelam pior que os meus avós com experiência de vida!
Siga! Relativamente a depressões e tudo o que não tenha a ver com neve, algum evento com origem em helicidade, CAPE, diferenciais barimétricos e ares depressionários? Que temos para os próximos dias com esta NAO negativa?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A redução do frio no GC começou na saída das 12z de ontem.

4ros1OG.gif


Entretanto, mais aguaceiros nas Flores.

XAtEb6L.jpg


rV5j11K.png


Pela Wikipédia a Lagoa Funda está a 500/550 metros de altitude. Tendo em conta que o ponto mais alto das Flores tem 914m já deve haver uns flocos de neve lá.