Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Agora aqui, o vento sopra com mais intensidade, vindo de oeste! O céu aqui na Ribeira Chã vai ficando cada vez mais encoberto, pelo que consigo ver para a Lagoa e Ponta Delgada o céu deve estar já encoberto. S. Miguel, aí na zona oeste já chove?! Para os Lados de Vila Franca, o sol ainda vai dando um ar de sua graça.
No Nordeste deve estar bom tempo, pois á pouco no IM marcava na estação do Nordeste uns quentes 18,9ºC
 


Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Continuo com céu nublado e por enquanto nada de chuva. Apenas existe maior nebulosidade para o mar e alguma chuva á mistura, digo isto porque não consigo avistar as ilhas desertas. Ao contrario do Funchal, Câmara de Lobos, Calheta e outros mais da zona Sul /Sudoeste, por Machico e pelo norte da Madeira está um dia de Primavera com temperaturas agradáveis. :sad:

Condições Actuais :

Temperatura - 22.9ºC
Humidade Relativa - 61%
Pressão Atmosférica - 1020 hpa
Vento - fraco W/NW
Precipitação - 00 mm
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite!

Aqui pelos Ginetes Chuva por vezes forte com vento Forte de Sudoeste 40-65 km/h com rajadas até 80km e vai se intensificar mais.

Humidade 94%

Temperatura máxima local: 14 º
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite, aqui continua a chover pelos visto só na costa sul e sudoeste da Ilha da Madeira, já vão 13H seguidas de chuvas, com pequenos intervalos de meia hora ou alguns minutos. acumulado só por hoje ROGER!!! lolol essa é para ti 13,5mm HR: 98% A min: 17ºC a Max 19,1ºC, actualmente a temp é 18,6ºC, o vento é fraco SW. O dia ao estilo britanico um pouco mais ameno no que diz respeito a temperatura. foi um dia com pouca flutuações de Temperatura. Mal cheguei aos 19,1ºC, a 20km daqui chegaram a 23,9ºc com a mesma altitude +-100mts sobre o nivel do mar, a lha da Madeira esta cheio de micro-climas.

Achei curioso que a maiorias dos modelos nao faziam a previsão de chuva, para hoje na ilha, e olha para esta sorpresa!!! ni IM.

Total precipitação do mês de Janeiro 74,5 mm, nada mau!!!

Tenho uma Informação do Instituto da gestão da Agua (IGA) aqui na Madeira os aquiféros estão completamente saturados. E os poços de captação de agua completamento ao seu max. nivel. "Aguainha com fartura!!!" como diz o povo madeirense!!!:p
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite!

Aqui pela banda Oeste de São Miguel chove a potes e desmesuradamente. Posso imaginar como andará no Concelho do Nordeste e Povoação... Com certeza um dilúvio!

Há pouco ao descer a serra das Cumeeiras parecia um Ciclone autêntico com muito vento, muita água e muito nevoeiro. Estava demais! Tive que descer sempre em segunda mudança e muito devagar porque o vento, os galhos que caíam e as águas que escorriam serra abaixo até à estrada estava demais mesmo, enquanto que cá em baixo na freguesia (Ginetes e Várzea), que ficam no sopé da cratera do Vulcão das Sete Cidades, só estava nevoeiro e vento enquanto que lá em cima estava uma tromba de água... Efeito das várias estações num só dia tão típicas dos Açores ;)


Há pouco soube de relatos que a Lagoa das 7 Cidades encheu consideravelmente o seu leito e está a desaguar de uma forma torrencial para uma ribeira que vai dar à freguesia dos Mosteiros.
Esperemos que não aconteça nada de mais! A freguesia das 7 Cidades instalada no interior da cratera do Vulcão tem um micro clima próprio e específico. Lá pode estar um temporal dos diabos mas mal se atravessa a montanha para altitudes mais baixas está relativamente melhor. N minha opinião e por experiência própria, quem quiser ver um verdadeiro Inverno com tudo a que há direito é na freguesia das 7 Cidades. Só passando mesmo pela experiência ;) ;)

Nas estradas aqui da banda Oeste só se vê quebradas nas estradas, água a correr de forma torrencial dos pastos e das ribeiras, e galhos caídos pelo chão pela força do vento. Não sei como andará em Ponta Delgada...

Contudo o maior pico de energia prevê-se que será por volta das 3 da manhã com chuva torrencial e vento Muito Forte com rajadas que poderão atingir os 100-110km/h

Para amanhã prevê-se a continuação de tempo instável igualmente com queda de chuva e vento também forte


registo neste momento uma Temperatura de 15 graus

Vamos esperar que a Ondulação Frontal passe para ver o quanto se acumulou pelo Grupo Oriental
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
tenho o registo até agora da precipitação 24,9 mm desde 10h de ontem e as 00h de hoje.


Roger aqui no litoral sul na minha estação registo final 24,9 mm em 14h de precipitação.

Actualmente parou de chover!!!

temp actual as 5h20min 18,5ºC, esta a ser uma noite muito amena aqui na Madeira!!!

Registo precipitação no que vai do mês de janeiro 2010: 85,9 mm

  • desde o dia 14 de setembro 1º dia de precipitação depois do verão ate hoje é acumulado na minha estação 491,9 mm entre os dias 14/09/2009 até 12/01/2010
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Algumas rajadas dos Açores nesta madrugada

Flores 72.0 km/h
Horta 97.3 km/h
Lajes 104.5 km/h
Angra do Heroismo 86.5 km/h
Ponta Delgada 82.9 km/h
Santa Maria Acores 79.3 km/h
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
tenho o registo até agora da precipitação 24,9 mm desde 10h de ontem e as 00h de hoje.


Roger aqui no litoral sul na minha estação registo final 24,9 mm em 14h de precipitação.

Actualmente parou de chover!!!

temp actual as 5h20min 18,5ºC, esta a ser uma noite muito amena aqui na Madeira!!!

Registo precipitação no que vai do mês de janeiro 2010: 85,9 mm

  • desde o dia 14 de setembro 1º dia de precipitação depois do verão ate hoje é acumulado na minha estação 491,9 mm entre os dias 14/09/2009 até 12/01/2010

Bom dia,
Por aqui nestes dois dias o pluviometro mantem-se nos 0,0mm...
Quanto ao dia de ontem.. tenho de discordar quanto ao que referiste antes sobre a previsão.. Os modelos previam precipitação mesmo que fraca. Mesmo o Instituto fazia referência a chuva fraca.. podem ter falhado é na intensidade. :)

Previsão de ontem do modelo MM5
pslvchuvad4t3.gif

(Modelo Regional MM5 do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa)


Sigo com 16,4ºC
Céu nublado