Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2010

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Bom dia!

Depois de uma noite e madrugada com céu encoberto, periodos de chuva que por vezes foram fortes, registei 13 mm e algum vento forte, o dia amanheceu com sol aqui na Lagoa! O céu apresenta-se com boas abertas e o vento sopra mais fraco.

Registei á 1h50 da manhã 17,2ºC é as 8h30 estavam 14,7ºC com 91% Hr. Naquela altura era a minima do dia
 


alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Bom dia, o dia apresenta-se com chuva, neste precisso momento estão em forma de chuviscos!!! já acumulei hoje 4,2 mm, HR 96%, o vento moderado, com pequenas rajadas de 41,2 km/h de WSW, temp actual: 19,7ºC. A temp min registado foi de só 18,6ºC foi à noite mais calida do que vai do mês de Janeiro.

Acumulação da precipitação em Janeiro 2010 ate a data: 90,1 mm, aqui em Câmara de Lobos já estamos perto da média normal de um mês de Janeiro no que diz respeito a precipitação e ainda falta mais duas semanas!!!

Ok, roger desconhecia esse modelo, qual é o site onde retiras-te a imagem, acho-a interessante devido ao pormenor :rolleyes:, porque eu tinha como referências outros modelos mais generalistas, onde não mostra em amplitude os pormenores. Podes fazer-me o favor de qual é o link para guardar nos favoritos do meu PC. e agradeço desde já meu caro!!!:p

O nevoeiro continua baixo, por volta dos 300- 400 mts, o vento continua com algumas rajadas, continua alguns chuviscos esporádicos, mas tende a melhorar!!!
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Um belo dia no Pico, com a montanha descoberta e a ver-se a neve nos pontos mais altos, talvez acima dos 2100 metros!!!

picoy.png
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa tarde aos participantes e a todos os visitantes do fórum.

Depois de uma madrugada bastante agitada com chuva Forte e vento Muito Forte, vieram à luz do dia nas estradas da banda oeste de São Miguel pedras, lamas , galhos, e muito entulho devido às fortes chuvas da noite e madrugada passada... as terras e os aquíferos estão a romper de água por todos os lados, daí as enxurradas

No udómetro da Lagoa das Sete Cidades registou-se aqui pela zona Ocidental 24.2mm

E sim... a ribeira dos Mosteiros ficou toda a noite a correr de forma torrencial vinda da Lagoa mas nada de grave aconteceu.

Nesta altura o sol vai espreitando e , o vento ainda sopra Fresco com rajadas, local registo uma temperatura local de 15 º
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa tarde aos participantes e a todos os visitantes do fórum.

Depois de uma madrugada bastante agitada com chuva Forte e vento Muito Forte, vieram à luz do dia nas estradas da banda oeste de São Miguel pedras, lamas , galhos, e muito entulho devido às fortes chuvas da noite e madrugada passada... as terras e os aquíferos estão a romper de água por todos os lados, daí as enxurradas

No udómetro da Lagoa das Sete Cidades registou-se aqui pela zona Ocidental 24.2mm

E sim... a ribeira dos Mosteiros ficou toda a noite a correr de forma torrencial vinda da Lagoa mas nada de grave aconteceu.

Nesta altura o sol vai espreitando e , o vento ainda sopra Fresco com rajadas, local registo uma temperatura local de 15 º

Por aqui apesar de ter chuvido bastante de noite, as estradas estavam limpas. Eu registei 13mm. Aqui brilha o sol, apesar de haver muitas nuvens no céu. O vento sopra de forma moderada.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa noite.
Dia marcado pelo nevoeiro ( já vai no segundo dia sem ver sol )
Dados do dia:
Precipitação: 6,2 mm ( o mês já vai com quase 95mm)
Vento: 22,3 km/h Noroeste.
Temperatura actual: 15,8 ºC
Humidade: 99%
Pressão: 1020 hpa

Alex Vieira penso que ja deves de ter visto este site:http://wakes.uma.pt/pt/index.php
É parecido com o Sunderlandz postou aqui, mas é desenvolvido pela Universidade da Madeira.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boas!

Hoje o dia esteve bom depois da passagem da Ondulação Frontal com abertas e pouco vento.

Registo uma temperatura máxima de 14º

Recebi algumas fotos via email referentes a diversos estado de tempo de diversas zonas da ilha de São Miguel e gostaria de partilhar convosco para verem os diferentes estados de tempo que podem acontecer num só dia aqui nos Açores e um pouco por toda a ilha de São Miguel:


EDIT Ver no fórum de fotografia:
-> Paisagens dos Açores
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite, aqui continua chover, e não pará, tenho 11,6 mm de registo só de hoje e vejo que nos registos no IM da estação do funchal não chove desde as 16h , mas aqui em Câmara de lobos nunca chegou parar, choveu moderado as 22h e 23h. Será mesmo que funchal não choveu desde as 16h, porque estou a 7km de distancia do funchal e aqui nunca deixou de chover, não percebo vejo os modelos, a serio não percebo!!! é mesmo micro climas sobre micro climas!!!

HR: 98%
Tem actual: 18,8 ºC
vento: W fraco.

Ando aqui a macacar como é possivel chover cá sem parar mesmo com um Funchal ao lado que não regista precipitação a 8 h atrás :surprise:, só pode ser que a estação do funchal do IM, estava fora de serviço é a minha unica explicação pela ausencia de precipitação. olha que não sei!!!:confused:

Obrigado pela dica jhonfx
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bom dia,
Hoje e com uma pequena entrada de Noroeste já ocorre chuva fraca e nevoeiro um total de 5,8mm.
Ontem não registei precipitação, mas o vento moderado a forte de Sudoeste criou o efeito fohen nas vertentes norte com uma máxima que chegou aos 22,4ºC. Estive o dia ontem pelo Funchal e ocorreram alguns aguaceiros fracos mas pouco frequentes - foram mais frequente durante a noite e início de manhã.
O dia de ontem começa sob influência de uma corrente SW afectando grande parte da região Sul, gradualmente vai rodando para W afectando menos a região do Funchal.
erhg.jpg
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Bom dia!

Depois de um dia bom como o de ontem, hoje esta quinta feira aqui na Lagoa amanheceu com céu muito nublado e aos poucos vai-se tornando encoberto, a chuva deverá começar a cair a qualquer momento. Aqui na Ribeira Chã já caíram alguns pingos dipersos. Registei uma minima de 14ºC, e ás 8h30 tinha 15ºC em Santa Cruz da Lagoa