Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

• Thread starter Thread starter Thomar
  • Data de início Data de início

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Local
Cabanas - Palmela (75m)
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Boa Tarde

Aproveito para desejar um bom ano a todos os que frequentam este fórum ... Por aqui passou-se o ano com muito frio :cold::cold:

Tem sido dos Invernos mais rigorosos de que me lembro na idade adulta ... Quando era mais miúdo lembro-me do tempo ser assim mas confesso que já me tinha desabituado devido aos últimos Invernos terem sido muito amenos ...

Hoje até está mais calmo ... Tempo nublado mas sem precipitação e com a temperatura um pouco mais alta ...

Resumo da precipitação no mês de Dezembro no arquipélago dos Açores.

3SYypjR.gif

O fundo cinzento significa que os totais acumulados estão incompletos por falhas das estações e/ou comunicação de dados.

Mesmo não tendo interrupções de registo de dados, a estação de Praia apresenta séries longas de registos nulos simultâneos com episódios chuvosos generalizados por toda a ilha de S.Miguel, logo, total inválido.

533,1 mm é o máximo registado nestas estações oficiais do arquipélago, mas Algarvia terá mesmo excedido este valor, só que teve uma interrupção fatal de várias horas durante um episódio muito chuvoso.

Última edição:
Boas...
Venho por este meio comunicar a ocorrência de um remoinho no mar, entre Pico e São jorge, perto das Velas... Foi avistado pela minha namorada, quando acabava de fazer a travessia São Roque-Velas... Mas, infelizmente, e para minha azia profunda e completa, não tirou qualquer fotografia, porque não tinha a máquina por perto e o telemóvel tinha pouca resolução... Alguém tem maneira de confirmar esta ocorrência por meio de imagem de satélite/modelos de helicidade, vorticidade, etc, nomeadamente o Orion?
Este é daqueles dias em que não se espera nada de nada... mas nada é impossível...
Sinceramente preferia não ter sabido de nada, já que não há foto...
Cumprimentos...

Boas...
Venho por este meio comunicar a ocorrência de um remoinho no mar, entre Pico e São jorge, perto das Velas... Foi avistado pela minha namorada, quando acabava de fazer a travessia São Roque-Velas... Mas, infelizmente, e para minha azia profunda e completa, não tirou qualquer fotografia, porque não tinha a máquina por perto e o telemóvel tinha pouca resolução... Alguém tem maneira de confirmar esta ocorrência por meio de imagem de satélite/modelos de helicidade, vorticidade, etc, nomeadamente o Orion?
Este é daqueles dias em que não se espera nada de nada... mas nada é impossível...
Sinceramente preferia não ter sabido de nada, já que não há foto...
Cumprimentos...

Por acaso na 6ª abordei isso mesmo:

O GFS indica uma atmosfera estável ou perto disso, sendo acompanhado pelo ECM. A precipitação que ocorrer será maioritariamente de origem estratiforme. Eventos severos, não obstante os valores assinaláveis de helicidade, não deverão ocorrer devido ao reduzido CAPE e estabilidade do ar.

http://www.meteopt.com/forum/topico/previsoes-curto-prazo-ate-3-dias-janeiro-2016.8553/#post-531535

E hoje continuavam a haver valores assinaláveis de helicidade (rotação das correntes ascendentes de ar):

mqeIKbLl.png

É possível haver tornados com um CAPE muito reduzido (inferior a 250; ver aqui). O GFS indicava uma atmosfera estável nas camadas mais baixas:

wNhBCmXl.gif

S9Vbi7Zl.gif

Mas tendo em conta que as correntes de ar já tinham alguma rotação em si mesmas, bastaria uma pequena célula para formar um funil. Só mostra o quão difícil é prever e quão imprevisíveis estes eventos são.

----

É impossível confirmar a ocorrência desse evento no satélite, especialmente com a definição existente. A inexistência de radar também não ajuda.

Última edição:
Por acaso na 6ª abordei isso mesmo:

http://www.meteopt.com/forum/topico/previsoes-curto-prazo-ate-3-dias-janeiro-2016.8553/#post-531535

E hoje continuavam a haver valores assinaláveis de helicidade (rotação das correntes ascendentes de ar):

mqeIKbLl.png

É possível haver tornados com um CAPE muito reduzido (inferior a 250; ver aqui). O GFS indicava uma atmosfera estável nas camadas mais baixas:

wNhBCmXl.gif

S9Vbi7Zl.gif

Mas tendo em conta que as correntes de ar já tinham alguma rotação em si mesmas, bastaria uma pequena célula para formar um funil. Só mostra o quão difícil é prever e quão imprevisíveis estes eventos são.

----

É impossível confirmar a ocorrência desse evento no satélite, especialmente com a definição existente. A inexistência de radar também não ajuda.
Obrigado pelo esclarecimento, @Orion! Agora já percebi porque ocorreu.
@lserpa, notaste a existência de alguma mudança entre o Faial , Pico e São Jorge?

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Acrescento que opinar sobre algo que não vi quer dizer que posso induzir alguém em erro. A ocorrência de qualquer funil, e de qualquer célula, estaria muito limitada pela pouca convectividade e pelo intenso cisalhamento que havia um pouco por todo o arquipélago:

qVeLJHgl.png

e1H7aJWl.png

y5RK6CIl.gif

Qualquer funil que tenha aparecido terá tido uma duração extremamente curta. Só com dados visuais do terreno é que o que escrevi, que por agora não passam de especulações, pode ter algum fundamento.

Última edição:
Vento Sw provoca nuvens rutor nessa área, não terá sido algo produzido pela montanha?! É comum haver levantamento de água, fazendo algo parecido com um "dustdevil".

Última edição:
  • Gosto
Reactions: vamm e Wessel1985
TYm83XZl.jpg

WIJBhd2l.jpg

Tefigrama de hoje nas Lajes (que coincidiu com a passagem da parte mais ativa da frente - a retaguarda):

jqXDxFr.png

As estações do G. Central não registaram muita chuva. Faltou uma maior extensão do ar saturado e possivelmente mais um pouco de convectividade.

• Gosto
Reactions: lserpa