Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não tenho referências no pico, essa neve começa em que cota?

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

1500/1600 metros aprox.
No lado sul da encosta, provavelmente desceu até aos 1400metros.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Acrescentar mais modelos não faz grande diferença.

byIqHOC.png
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Mesmo sem comentários... que secura anticiclónica... o AA está tão intenso que nem abre sol... sem sol nem um pouco de vento para libertar as nuvens do céu os dias parece que perdem algum sentido. Luz quase sempre igual. É que nem para fotografia hoje está interessante :sad:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Mesmo sem comentários... que secura anticiclónica... o AA está tão intenso que nem abre sol... sem sol nem um pouco de vento para libertar as nuvens do céu os dias parece que perdem algum sentido. Luz quase sempre igual. É que nem para fotografia hoje está interessante :sad:

Por aqui já choveu 3 vezes... e sigo com 3mm de acumulado:)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
por mim e como na sexta vou até à madeira espero que não tenha nenhum evento que me faça borrar no avião, pelo menos do pouco que entendo vou vendo que até ao momento não se espera nada de anormal na aterragem, assim espero:pray:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esta está a ser a frente mais furada de todos os tempos... não é que nem sequer choveu... furos destes estão a ficar demasiadamente comuns.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem... finalmente chega a chuva que era suposto ter chegado a meio da manhã... o que vale é que a parte final da frente trouxe uma chuvinha, se não seria mesmo a seco...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
dd4kJvi.png


Jo2E4Jb.png


HwtidzW.png


É possível que as temperaturas tenham ultrapassado as máximas da média mais antiga.

Até dia 20 em termos de temperatura...

jxz7nxM.gif


e pressão de superfície:

3EipFJw.gif


O anticiclone está numa posição bastante desfavorável. Muita adveção de ar marítimo húmido mas faltam os outros fatores para que isso se traduza em precipitação.

zNKgrtE.gif


8KtqlQF.gif


Este Janeiro está a ser seco e por agora não há grandes perspetivas de que isso vá mudar.

i2RtDBXl.png


Ao menos vem aí um pouco de ar fresco.

tempresult_gyc8.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Fazendo umas contas por alto...

Em PDL vou usar esta estação amadora que está muito próxima do aeroporto. 22.8 mms registados em Jan sendo 118 mms a média '70-'90 na Nordela.

Em Angra fica esta estação. 29.3 mms registados. 133.3 mms de média ('61-'90).

A das Flores continua infelizmente kaput (as cativações do governo impedem a aquisição do equipamento). Vou usar a estação da Fazenda de Sta. Cruz com os seus 130 mms. 214.3 mms de média ('70-'90).

Em suma, depois de um Dezembro desastroso em termos de temperatura o primeiro mês do ano novo vai certamente competir com 2015 em termos de secura nos Grs. Central e Oriental. O G. Ocidental (e com isso quero escrever Santa Cruz das Flores) provavelmente ficaria no mesmo patamar de 2015, 2008 e 2000.

juFGdcJ.png


A média '61-'81 do Corvo é de 144 mms. A estação da Fonte do Trevo (uso-a porque não consigo ver o IPMA) teve 100 mms. Mesmo estando um pouco mais alto não impediu que recebesse um pouco menos chuva que a média.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
azTJ4ey.png


Este Jan (até dia 23) está a ser - felizmente - moderado:

kjsU4KW.gif


Como curiosidade, Dez de 2017 e Jan de 2004 - ambos meses de temperaturas recorde generalizadas - têm em comum a configuração atmosférica:

piYFIY7.gif


Não chove mas felizmente para nós a adveção de ar húmido quente, responsável pelas referidas temperaturas anormalmente elevadas, está a ocorrer muito longe a oeste. O frio é desagradável para muitos mas também é preciso :cool:

YH0xpTM.gif
 
Estado
Fechado para novas mensagens.