Seguimento Açores e Madeira - Julho 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Gilmet 1 Jul 2013 às 00:00.

  1. Art-J

    Art-J
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Fev 2012
    Mensagens:
    140
    Local:
    Funchal
    Quando temos massas de ar muito quente as temperaturas tendem a ser superiores nas zonas montanhosas devido ao efeito moderador do mar. Aliás, no verão é bastante frequente as máximas serem um pouco superiores nas zonas mais afastadas do mar.

    A humidade no Funchal é da ordem dos 70%, durante todo o ano. No entanto estas massas de ar provenientes do Sahara tendem a ser bastante secas.
    Hoje por exemplo, no pico do Areeiro (1800m alt.), as temperaturas variaram entre os 22ºC e os 30ºC e a humidade andou pelos 30%. No Funchal, as temperaturas variaram entre os 20ºC e os 23ºC e a humidade rondou os 90%.
     
  2. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    423
    Local:
    Lisboa
    Eu nunca tinha ouvido falar da Madeira ser seca:o é a primeira vez. Vivendo no continente noto sempre muito a diferença. Quando vou à Madeira percebo exactamente o que queres dizer com abafado e roupa colada lol. O Funchal tem humidade em média superior aos 70%, e sei que os meses do verão não são os menos húmidos (já li isto num sitio qualquer mas não me lembro da fonte agora). Portanto deve ser muito parecido com os Açores. Claro que depois há muitos micro climas na ilha, algumas zonas mais secas e outras mais húmidas outras menos húmidas. A Madeira é conhecida pelos seus micro climas e basta olhares para Porto Santo mesmo ao lado, que é praticamente um deserto, semelhante à ponta de São Lourenço (na Madeira).

    Quanto aos recordes de temperatura, já li um recorde não oficial no Lugar de Baixo (40 metros) a 40 graus e também para o Santo da Serra, enquanto que na estação Bica da Cana ou na estação do Pico do Areeiro já se atingiu perto dos 10 negativos. O recorde do Funchal é 38,4 acho eu. O Lugar de Baixo ainda é mais quente que o Funchal e nos meses mais quentes chega a 30 frequentemente, a média no ano passado das máximas em Agosto rondaram os 29 graus. Se não estou em erro é a estação mais quente de Portugal (temperaturas médias).

    O aeroporto da Madeira está com 28 graus neste momento (3 da manhã).
     
  3. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Obrigado desde já. Foste bastante elucidativo :thumbsup:

    Olha eu também sempre julguei que a Madeira tivesse um clima maritimo e humido como os Açores, mas alguns conterrâneos seus madeirenses que vivem aqui nos Açores todos se queixam do mesmo: da maior humidade existente nos Açores, e por isso aqui tendem a comparar que na Madeira as temperaturas são mais quentes do que aqui nos Açores. De facto aqui a humidade é bastante elevadíssima e todas as casas modernas aqui no arquipélago têm grandes problemas à custa disso.

    Por outro lado alguns dos madeirenses a estudarem ou a residirem nos Açores também se queixam bastante da nossa temperatura que segundo eles é também aqui bem mais fresca do que na Madeira. Não sei o que é sentir 30 º C com humidade. Aliás, não consigo imaginar 30 º ou 31 º C aqui nos Açores. Seria inédito! Incendios florestais então, aqui nem existem no nosso dicionário. Penso que aqui temos uma maior maritimidade atlântica porque ficamos a meio oceano e bem mais distante que os outros arquipélagos da Macaronésia distam dos continentes. Penso que só por isso já existem diferenças. Pequenas, mas que fazem toda a diferença.

    Para um português do Continente, talvez ele não note tanto essa diferença, mas já entre ilhéus de arquipélagos diferentes consegue-se sentir mais essa diferença.

    Claro. Os micro climas que existem na Madeira também existem nos Açores multiplicados por 9 vezes e em cada ilha, mas penso que os micro climas não podem falar pela realidade. São apenas locais e não falam pelo todo.

    De resto concordo em absoluto consigo!
     
  4. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Outra coisa que seria inédita aqui. 28 º C às 3 da manhã...:eek:
     
  5. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    423
    Local:
    Lisboa
    Antes de mais estou a tratar-te por tu, mas se for inconveniente não há problema em usar você:).
    Existe um boletim diário da Madeira onde podes ver as minimas e maximas de todas as estações da ilha e também a humidade relativa:http://www.ipma.pt/resources.www/transf/boletins.meteo/drm/boletimdiario.pdf. A Madeira como ilha única tem muitos micro climas, tem uma orografia muito especial era só isso que queria salientar, esse quadro de resumo do dia anterior mostra-te bem isso:). Mas basta olhares para as cores da ilha que te apercebes que a costa norte é muito mais chuvosa (totalmente verde), enquanto que a costa sul é mais amarelada e no extremo este (Ponta de São Lourenço) é amarela no verão e parece o Porto Santo (quase nunca chove nestas zonas).

    Pelo menos falando de números a Humidade Relativa no Funchal não é muito mais baixa que Ponta Delgada, provavelmente existe cerca de 5 a 10% menos? Chove menos na Madeira que nos Açores isso também deve ajudar um pouco na diferença entre os dois arquipélagos.
     
  6. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    423
    Local:
    Lisboa
    Em relação às temperaturas, acho que o facto da ilha estar perto de África, explica bem as situações das "ondas de calor" que de vez em quando surgem, como agora. O resto acho que tem mais haver com a ilha estar já mais perto do equador e ter se calhar uma corrente do golfo com maior expressão grande parte do ano (ou pelo menos Águas mais quentes que as ilhas dos Açores). Sendo a diferença nas águas menos notória no verão. Apesar de tudo o vento de leste é raro na ilha e costuma ter temperaturas parecidas com os Açores no verão (ligeiramente mais quentes no Funchal, mas não mais que 1 dois graus em Agosto).

    Mais impressionante que hoje foi o leste em Abril, onde a estação do Funchal Registou 31,5 graus às 3 da manhâ. Ou em Jullho do ano passado quando a temperatua minima num desses dias foi de 28 (estação do aeroporto)
     
  7. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Claro sem problema ;)

    Obrigado, já dei uma vista de olhos e realmente existem diferenças dentro da mesma ilha. Isso aqui também acontece. Mesmo em ilhas pequenas como Corvo, Graciosa ou Santa Maria, pra não falar nas maiores claro.

    Mas a minha grande questão é o porquê de na Madeira as temperaturas serem mais altas. Será devido à proximidade do Continente Africano tal como as Canárias? Então se é fácil às 3 h da manhã a temperatura atingir na Madeira 28 º C , imagino que nas Canárias o valor de temperatura seja maior não?

    Eu por exemplo vou aqui agora ás 2: 28 com 19 ºC e 85% de humidade. E isso tem sido uma constante nas nossas noites. Mínimas tropicais ainda não temos e as máximas não têm ido muito além dos 23 - 24 º C.

    Olha encontrei um artigo muito bom que pessoalmente fiquei fascinado e explica muitas diferenças existentes entre os arquipélagos atlânticos em todas as vertentes. É um manual que todo o amante de meteorologia devia de ler :thumbsup:

    http://www.aemet.es/documentos/es/c...matologico/Atlas_Clima_Macaronesia___Baja.pdf
     
  8. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    423
    Local:
    Lisboa
    Já tinha visto um pouco desse documento, e é muito interessante sem duvida. Em relação ao quadro das temperaturas que viste não indica o que realmente costuma acontecer sem o vento de leste. Geralmente as estações na costa têm temperaturas mínimas muito mais altas e máximas não muito diferentes das estações mais altas, mas a massa de ar quente entrou pela montanha e claro não arrefece. As mínimas neste ano estão muito mais baixas que no ano passado.

    As Canárias provavelmente conseguem aquecer mais, quando o vento sopra de África.
     
  9. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    423
    Local:
    Lisboa
    Já agora se reparares e fores ao site do IPMA a humidade relativa hoje é muito mais baixa que o normal, por se estar sob o efeito da massa de calor que vem do Sahara como o Art-J explicou. Nos dias sem leste no Funchal a humidade relativa é semelhante no verão a Ponta Delgada.

    Já agora a tal fotografia em Abril:
    [​IMG]
     
  10. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    423
    Local:
    Lisboa
    Uma pergunta porque é que o Corvo costuma ter temperaturas mínimas acima das Flores e estando a Norte?=) Será que a estação está num sitio mais favorável?
     
  11. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Que cena!
    Então o vento de leste pelo que me dizes tem ai bastanta influência na ordem das temperaturas certo? Assim chego à conclusão que é tudo devido às massas de ar vindas do continente mais próximo.
    Pois. Tinha essamesma ideia porque tive um amigo o ano passado que foi às Canárias no verão, mas antes ficou 3 dias no Funchal. Ele disse que quando chegou às Canárias viveu um inferno mesmo. Muito calor mas mais seco que a Madeira.
    Corrige me se estiver enganado mas penso que a temperatura aumenta dos Açores para as Canárias, ou que a precipitação diminui das Canárias para os Açores. Já li isso algures, penso que foi numa obra de José Fernandes "Cidades e casas da Macaronésia".
     
  12. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    O Corvo pelo que sei tem um clima clima subtropical humido. O relevo e a fisionomia da ilha tem uma particular incidência nesse aspecto. O mesmo para a Graciosa. Graciosa é a ilha mais setentrional do grupo central dos Açores e no entanto é a mais árida, menos humida e a mais seca dos Açores. Vê lá tu que naquela ilha nem existem cursos de água... Mais uma vez, a orografia da ilha explica essa situação. Graciosa é uma ilha muito pouco acidentada. Por outro lado é considerada uma das mais ventosas dos Açores.
     
  13. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    423
    Local:
    Lisboa
    A precipitação deve aumentar das Canárias para os Açores pelo que sei. Toda aquela zona de África é muito seca, dai o Sahara, o maior deserto (não congelado) do mundo:P. O arquipelago da Madeira, Canárias e Selvagens estão todos numa zona muito seca. A razão porque chove bastante mais na Madeira que no Porto Santo, é porque 50% da ilha está a mais de 1000 metros de altitude, Porto Santo é muito "liso" e baixa altitude. Isto resulta na diferença de chuvas entre as duas ilhas. Selvagens é o único deserto em Portugal.
     
  14. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Sim! É interessante esse pormenor!

    A diferença é que P. Delgada e outras cidades açorianas mantêm quase sempre o mesmo índice de humidade relativa, mesmo com tempo de Leste. Pelos vistos tem a ver com aquilo que eu disse, dos Açores não estarem sobre o efeito das massas de ar dos continentes porque não recebem o efeito da continentalidade por estarem mais distantes. Já na Madeira o caso muda de figura por estar mais próxima dos continentes e com isso ser atingida pelo tempo de Leste vindo de África.

    Até tenho curiosidade em saber o que é ter 30 e tal % de humidade relativa, coisa que aqui nunca se viu :lol:
     
  15. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    423
    Local:
    Lisboa
    Em relação ao teu amigo. ele pode ter apanhado um dia de leste nas Canárias, muitas vezes quando as Canárias apanham leste a Madeira também apanha e vice versa. Hoje foi o contrário o leste apanhou a Madeira e está mais quente que as Canárias neste preciso momento.
     

Partilhar esta Página