Seguimento Açores e Madeira - Julho 2013

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A precipitação deve aumentar das Canárias para os Açores pelo que sei. Toda aquela zona de África é muito seca, dai o Sahara, o maior deserto (não congelado) do mundo:P. O arquipelago da Madeira, Canárias e Selvagens estão todos numa zona muito seca. A razão porque chove bastante mais na Madeira que no Porto Santo, é porque 50% da ilha está a mais de 1000 metros de altitude, Porto Santo é muito "liso" e baixa altitude. Isto resulta na diferença de chuvas entre as duas ilhas. Selvagens é o único deserto em Portugal.

Mas então não há ribeiras no P. Santo? Desculpa a minha ignorância. Então e Cabo verde como fica? Tenho também a ideia que as ilhas mais ocidentais são mais verdes e menos secas. Mas é como eu digo, o tipo de clima que temos à orografia o devemos :thumbsup:
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Sim! É interessante esse pormenor!

A diferença é que P. Delgada e outras cidades açorianas mantêm quase sempre o mesmo índice de humidade relativa, mesmo com tempo de Leste. Pelos vistos tem a ver com aquilo que eu disse, dos Açores não estarem sobre o efeito das massas de ar dos continentes porque não recebem o efeito da continentalidade por estarem mais distantes. Já na Madeira o caso muda de figura por estar mais próxima dos continentes e com isso ser atingida pelo tempo de Leste vindo de África.

Até tenho curiosidade em saber o que é ter 30 e tal % de humidade relativa, coisa que aqui nunca se viu :lol:

Sabes o que já não não é tão interessante? É quando há uns anos atrás o leste trouxe com ele nuvens de gafanhotos de Marrocos :D, foi uma praga na ilha.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Mas então não há ribeiras no P. Santo? Desculpa a minha ignorância. Então e Cabo verde como fica? Tenho também a ideia que as ilhas mais ocidentais são mais verdes e menos secas. Mas é como eu digo, o tipo de clima que temos à orografia o devemos :thumbsup:

Que eu saiba é exactamente isso em Porto Santo, se há são muito pequenas e nunca as vi:P, Cabo Verde teria de pesquisar.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Sabes o que já não não é tão interessante? É quando há uns anos atrás o leste trouxe com ele nuvens de gafanhotos de Marrocos :D, foi uma praga na ilha.

Praga de gafanhotos? Mas como é que eles conseguem chegar à Madeira? Já devem chegar aí meios zocos não? loool :sad:
Olha só te digo uma coisa, espero bem que esse anticiclone faça uma trégua porque já é altura de tanto os Açores como a Madeira terem uma boa chuva... a chuva acalma o bafo, refresca as matas, e nem deixa entrar gafanhotos :p
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu não estava lá quando isso aconteceu mas contaram-me, tenho que perguntar os detalhes.
Em relação a Cabo Verde, parece tudo menos verde nas imagens do google maps:P
n2flna.jpg
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Praga de gafanhotos? Mas como é que eles conseguem chegar à Madeira? Já devem chegar aí meios zocos não? loool :sad:
Olha só te digo uma coisa, espero bem que esse anticiclone faça uma trégua porque já é altura de tanto os Açores como a Madeira terem uma boa chuva... a chuva acalma o bafo, refresca as matas, e nem deixa entrar gafanhotos :p

Concordo e já agora também para o continente, estamos há quase duas semanas com temperaturas que nos matam.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Concordo e já agora também para o continente, estamos há quase duas semanas com temperaturas que nos matam.

weipá weipá... primeiro somos nós... lool :p
nós somos mais vulneráveis à falta de chuva (por sermos ilhas) que o continente... o continente ainda tem rios e vários lençóis freáticos... Já nós... precisamos mesmo de chuva... aqui no meu arquipélago já não chove há quase 2 meses... imagino na Madeira....por cá as terras já andam amareladas... mas por enquanto ainda não há noticias de falta de água graças a Deus.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A Madeira ultimamente tem tido episódios de chuva menos frequentes. Mas quando tem é a sério. Á semelhança do que aconteceu nos Açores (lamentavelmente) , 20 Fev 2010 foi uma catástrofe. De qualquer maneira este ano foi melhor que no ano passado.

Infelizmente para já não há previsões de chuva para a Madeira e Açores nos próximos dias.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Sim... o pior são essas temperaturas...coitada da pessoa que disse que esse verão iria ser o mais frio de há 200 anos... eu se fosse ele nem saía à rua lol..:lmao:

Olha tenho um irmão que chegou de S. Francisco onde tenho familia, o coitado apanhou temperaturas de morrer na california... agora está em Lisboa e quer fugir rapidamente para os Açores porque já n aguenta o calor por aí.... apanhei uma vez 40 graus aí em 2003 e ia morrendo. É horrível.. N sei como essa gente aguenta fazer a sua vida e dormir... eu nem conseguia dormir à noite quando apanhei essa vaga de calor em 2003...é mesmo um inferno...a palavra é essa.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A Madeira ultimamente tem tido episódios de chuva menos frequentes. Mas quando tem é a sério. Á semelhança do que aconteceu nos Açores (lamentavelmente) , 20 Fev 2010. De qualquer maneira este ano foi melhor que no ano passado.

Pois é.
Parece que ultimamente a tendência agora é as chuvas ficarem mais concentradas pelos 3 meses de Inverno e os verões sem uma unica pinga de água... antes não era assim... as precipitações eram distribuidas normalmente ao longo do ano... há quem diga que isso é cíclico... outros dizem que o clima está mudando...mas viver sem água ninguem pode...quem pede bom tempo por vezes devia de pensar 2 vezes... as pessoas só pensam no seu bem bom e na praia... o que se faz de verão faz se de inverno!
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Tinha a ideia que Santa Maria e S.Miguel eram as ilhas mais quentes nos Açores, mas para já neste Julho as ilhas mais a oeste estão mais quentinhas.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Tinha a ideia que Santa Maria e S.Miguel eram as ilhas mais quentes nos Açores, mas para já neste Julho as ilhas mais a oeste estão mais quentinhas.

O relevo e a disposição das ilhas açorianas, explicam as particularidades próprias de cada ilha:
Santa Maria e São Miguel, mais húmidas. Santa Maria mais quente e São Miguel mais fresco e chuvoso, onde nesta ilha a vegetação é quase tropical. A Terceira, menos chuvosa que S. Miguel e com uma costa noroeste bastante seca ao abrigo da Serra de Santa Bárbara. A Graciosa muito mais árida, ao abrigo dos seus relevos, dos de S. Jorge e do Pico, elas próprias também bastante secas. Pico e Faial mais quentes, Corvo e Flores mais frescas e mais húmidas. :thumbsup: