Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Ontem durante madrugada e manhã tive uma boa acumulação, um total de 16mm e uma temperatura bem agradável. Hoje pelo menos mais a leste o cenário é de muito calor. Esperemos que mais para a noite e o dia de amanhã o cenário mude e venha mais alguma precipitação... :)

2nv76mb.png
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde

Por S. Miguel a madrugada e parte da manhã foi com aguaceiros, mas agora já estamos com abertas.
Como disse o Hazores este sol vai ser de pouca dura porque na 6 feira e Sábado já temos mais uma frente.
Depois da chuva o dia por cá está agradável.

Sunderland essa foto que meteste é mesmo recente?
Se for vê-se que as coisas aí parece estarem mesmo feias. A paisagem parece estar completamente seca :shocking:

Tem de chover forçosamente aí bastante para voltarem a repor os níveis normais de água no subsolo.

Curiosamente e pelo que tenho visto (apesar de ser um analfabeto nestas questões) o anticiclone teima em não desaparecer das vossas paragens pelo menos até meados de julho segundo as previsões do CFS. Alarmante!!

Saudações
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Hoje por aqui ceu completamente nublado e dia sempre a chuviscar, ja acumulou 6.3mm

Boa tarde ijv

Os chuviscos são bons se são acompanhados por humidade e nevoeiro :thumbsup:

Temos levado com semanas assim e é por isso que as ilhas andam bem verdinhas devido ao excesso de humidade dos ultimos dias :D Espero que as coisas se resolvam por aí.

Cumprimentos
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Boa tarde ijv

Os chuviscos são bons se são acompanhados por humidade e nevoeiro :thumbsup:

Temos levado com semanas assim e é por isso que as ilhas andam bem verdinhas devido ao excesso de humidade dos ultimos dias :D Espero que as coisas se resolvam por aí.

Cumprimentos
Por incrível que parece ontem acho que registei o limite de humidade, 99% durante toda a tarde
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Por incrível que parece ontem acho que registei o limite de humidade, 99% durante toda a tarde

Os chuviscos são mais facilmente absorvidos por algumas árvores e plantas ;)
E o solo empapa-se mais facilmente também.

É devaneio ou estão a prever temperaturas máximas para a Madeira na ordem dos 33 a 35ºC para os próximos dias?? :shocking::shocking:

Como é possível as temperaturas chegarem a este valor na Madeira? Isto nunca tal se viu nos Açores pelo menos que eu tenha conhecimento. Se nós somos ilhas atlânticas, não seria supostamente o contrário? Tipo sermos beneficiados por uma amenidade marítima devido ao oceano?

É que se 27 º C aqui nos Açores com humidade relativa elevada corresponde a 35 º C do Continente ou mais, bem posso imaginar valores na ordem dos 33 a 35 º C- É mesmo para morrer :calor::calor:

Sigam as recomendações da Protecção Civil em situações anómalas desta natureza.

35 º C em ilhas acho que é por demais. :shocking:

Cumprimentos
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Os chuviscos são mais facilmente absorvidos por algumas árvores e plantas ;)
E o solo empapa-se mais facilmente também.

É devaneio ou estão a prever temperaturas máximas para a Madeira na ordem dos 33 a 35ºC para os próximos dias?? :shocking::shocking:

Como é possível as temperaturas chegarem a este valor na Madeira? Isto nunca tal se viu nos Açores pelo menos que eu tenha conhecimento. Se nós somos ilhas atlânticas, não seria supostamente o contrário? Tipo sermos beneficiados por uma amenidade marítima devido ao oceano?

É que se 27 º C aqui nos Açores com humidade relativa elevada corresponde a 35 º C do Continente ou mais, bem posso imaginar valores na ordem dos 33 a 35 º C- É mesmo para morrer :calor::calor:

Sigam as recomendações da Protecção Civil em situações anómalas desta natureza.

35 º C em ilhas acho que é por demais. :shocking:

Cumprimentos
da uma vista de olhos e depois diz-me alguma coisa :D
meteocasas

Tem ai algumas temperaturas bem altas
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
da uma vista de olhos e depois diz-me alguma coisa :D
meteocasas

:shocking:

Poxa a vida, Maio foi bem quente por aí. Mas não cheguei a ouvir falar de nenhuma onda de calor na Madeira no mês passado..Aliás até nunca pensei serem possíveis ondas de calor em ilhas devido à nossa maritimidade.. Estou em choque.
Realmente o tempo já não é o que era. Imagino o que devem ser 31 º C por aí... Um inferno! :calor:

Aqui nos Açores penso que o record mais alto na temperatura foi de 30 º C na ilha do Pico mas penso que foi um caso pontual porque regra geral no verão as temperaturas raramente ultrapassam os 29 º C .. Ficam-se sempre ou quase sempre pelos 28-29 ºC . Rasam mesmo nos 29 º C. No mar o ano passado as nossas águas curiosamente estiveram bem quentes com valores de 24 - 25 no arquipélago.

De qualquer forma sigam à letra as recomendações necessárias e rezem para que isto mude.

Saudações a todos
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Bom dia

Esta manhã o céu em Ponta Delgada está estranho...azul LIMPO :eek:

Mas parece que será de pouca dura...

Neste momento em P.Delgada, sol, temp. 19 e 73%hr.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
É devaneio ou estão a prever temperaturas máximas para a Madeira na ordem dos 33 a 35ºC para os próximos dias?? :shocking::shocking:

Como é possível as temperaturas chegarem a este valor na Madeira? Isto nunca tal se viu nos Açores pelo menos que eu tenha conhecimento. Se nós somos ilhas atlânticas, não seria supostamente o contrário? Tipo sermos beneficiados por uma amenidade marítima devido ao oceano?
Cumprimentos

Nos Açores é complicado chegarem massas de ar seco e muito quentes vindas de África.
Já na Madeira é mais fácil, ainda que já cheguem sempre algo "misturadas" com ar Atlântico.
Já por exemplo nas Canárias, que estão muito mais coladas a África, é mais frequente chegarem essas massas de ar quase intactas.
Aí reside a principal diferença! Quanto mais a Oeste, mais longe da origem das massas de ar sahariano, e mais "imune" ao seu efeito!

Depois a parte mais complicada já é em escalas pequenas, pois mesmo com massas de ar dessas, o oceano relativamente fresco ameniza sempre a situação nos níveis baixos, logo ilhas pouco montanhosas terão sempre o efeito de frescura do mar.
Ilhas com mais relevo e orografia mais complicada podem permitir inversões brutais, com ar fresco e húmido nos níveis baixos, e ar muito quente e seco nas zonas altas.

E ainda mais complexo, nestas situações, há momentos e locais onde esse ar quente e seco "aprisionado" nas zonas altas, "cai" pela vertente e ao chegar junto ao mar, sendo comprimido aquece ainda mais, e provoca temperaturas quase "surreais" junto ao mar. Mas isso nos Açores será quase impossível mesmo. Na Madeira deve acontecer ocasionalmente e localmente, mas nunca assim muito "violento". E nas Canárias, em vários episódios de calor já vi acontecer, provoca situações que à partida seriam de esperar impossíveis numa ilha em pleno oceano, como estarem 40º à noite, ou durante o dia estarem 45º numa praia, e 2km ao lado estarem 25º. Ou subidas de 15º em 30min. Coisas maradas assim.

Mas lá está, são coisas muito locais. E quanto mais metida no meio do oceano estiver a ilha, mais improváveis.
Claro que nos Açores é basicamente impossível. Podes estar descansado!
:)


Só para dar um exemplo..
Estive a pesquisar e está aí um exemplo, numa estação no Sul de uma das ilhas Canárias, se não tivesse acompanhado várias estações nessa altura dizia que só podia ser erro, o surreal salto dos 27º para quase 40º à 1h da manhã, e para perto dos 10% de HR, a acompanhar a rotação do vento que trás o tal ar seco em descida rápida de níveis altos, e que depois se mantém o dia todo até subir aos 45º.
:D

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILASPALM2&day=12&year=2010&month=8
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Apesar de serem ambos arquipelagos, a Madeira e os Açores têm climas completamente diferentes. Na minha opinião, o clima da Madeira é muito mais agradável e até mais saudável, principalmente para pessoas que sofrem de doenças como a asma. Eu costumo dizer que o "bug" das maravilhosas ilhas dos Açores é mesmo a humidade ...basta a temperatura chegar aos 24ºC e para mim já é insuportável :hehe::calor:

Deus nos livre de ter temperaturas então a chegar aos 30ºC!!!! E se ultrapassasse era uma calamidade sem qualquer dúvida! Já imaginaram o que era "torrar molhados"??? :eek::lmao:

Neste momento em Ponta Delgada, temp. 21º e 78%hr. O céu azul desta manhã foi de pouca dura e tornou-se "branco"... :(
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Roso ao ler o teu post, sobre as temperaturas em canarias em 2010, estava a pensar no que passei nesses dias, sim estava la de ferias. Era Um calor infernal, para terem uma ideia. Quando a minha mulher lava o cabelo, leva horas a seca, nesse dia em praticamente meia hora ela tinha o cabelo completamente seco. Nesses dias o maximo foram 48 graus em maspalomas, estive na piscina ate as9:45 pois so la dentro é que se estava bem. O vento que fazia parecia que havia lume mesmo a nossa frente pois era bem quente.