Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Nos Açores é complicado chegarem massas de ar seco e muito quentes vindas de África.
Já na Madeira é mais fácil, ainda que já cheguem sempre algo "misturadas" com ar Atlântico.
Já por exemplo nas Canárias, que estão muito mais coladas a África, é mais frequente chegarem essas massas de ar quase intactas.
Aí reside a principal diferença! Quanto mais a Oeste, mais longe da origem das massas de ar sahariano, e mais "imune" ao seu efeito!

Depois a parte mais complicada já é em escalas pequenas, pois mesmo com massas de ar dessas, o oceano relativamente fresco ameniza sempre a situação nos níveis baixos, logo ilhas pouco montanhosas terão sempre o efeito de frescura do mar.
Ilhas com mais relevo e orografia mais complicada podem permitir inversões brutais, com ar fresco e húmido nos níveis baixos, e ar muito quente e seco nas zonas altas.

E ainda mais complexo, nestas situações, há momentos e locais onde esse ar quente e seco "aprisionado" nas zonas altas, "cai" pela vertente e ao chegar junto ao mar, sendo comprimido aquece ainda mais, e provoca temperaturas quase "surreais" junto ao mar. Mas isso nos Açores será quase impossível mesmo. Na Madeira deve acontecer ocasionalmente e localmente, mas nunca assim muito "violento". E nas Canárias, em vários episódios de calor já vi acontecer, provoca situações que à partida seriam de esperar impossíveis numa ilha em pleno oceano, como estarem 40º à noite, ou durante o dia estarem 45º numa praia, e 2km ao lado estarem 25º. Ou subidas de 15º em 30min. Coisas maradas assim.

Mas lá está, são coisas muito locais. E quanto mais metida no meio do oceano estiver a ilha, mais improváveis.
Claro que nos Açores é basicamente impossível. Podes estar descansado!
:)


Só para dar um exemplo..
Estive a pesquisar e está aí um exemplo, numa estação no Sul de uma das ilhas Canárias, se não tivesse acompanhado várias estações nessa altura dizia que só podia ser erro, o surreal salto dos 27º para quase 40º à 1h da manhã, e para perto dos 10% de HR, a acompanhar a rotação do vento que trás o tal ar seco em descida rápida de níveis altos, e que depois se mantém o dia todo até subir aos 45º.
:D

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILASPALM2&day=12&year=2010&month=8

Boa tarde

Obrigado pela clara e sucinta explicação. Houve coisas que referiste que eu nem sequer imaginava que fossem possíveis. Incrível o poder que têm as massas de ar continentais. Nunca julguei que tal coisa fosse tão possível na Madeira. Nas Canárias já tinha essa ideia que eram ilhas muito secas e constantemente atingidas pelas massas de ar de África, mas na Madeira nunca julguei que pudessem haver temperaturas dessa ordem.

Então sendo assim o clima é mais chuvoso e húmido à medida que se caminha de Leste para Oeste donde se incluem os Açores que são o arquipélago mais ocidental da macaronésia e também o que fica mais a norte dos outros.

Snowy olha que não sei. O ar seco das américas e do continente ibérico faz-me mal. Já estou habituado à nossa humidade atlântica e às temperaturas de 27/28 º C. Mais do que isso para mim já fico com dores de cabeça. É graças aos valores persistentes de humidade elevada durante todo o ano que os Açores nunca entram em seca e nunca estão secos, à excepção de pequena uma parte da Graciosa e de Santa Maria, exactamente por terem altitudes muito rasas, mas mesmo assim apesar da vegetação rasteira aliada à pouca altitude destes locais, raramente as temperaturas ultrapassam os 28 º C.


Pela zona oeste-interior de S. Miguel o céu está completamente fechado e já pinga. Pingos fracos. Esta frente está sendo bloqueada pelo anticiclone por isso o seu deslocamento nas ilhas está muito lento.

Tenho uma máxima de 20º C

Cumprimentos a todos
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Boa tarde
Nas Canárias já tinha essa ideia que eram ilhas muito secas e constantemente atingidas pelas massas de ar de África, mas na Madeira nunca julguei que pudessem haver temperaturas dessa ordem.

Atenção que esse nível de temperaturas tão extremo como o caso que coloquei também não acredito na Madeira!

O semelhante a casos desses na Madeira, será provavelmente qualquer coisa perto dos 40º. Afinal a Madeira já está mais longe de África, e massas de ar que lá cheguem já não serão nem tão quentes, nem tão secas, logo nunca podem sofrer aquecimentos tão brutais como o exemplo das Canárias.
Com a ilha tão acidentada, e em casos extremos e muito locais poderão haver alguns valores mais "marados", mas isto é especulação que não pode ser comprovada sem medições obviamente, mas certamente não serão tão extremos como os das Canárias.

O recorde de máxima absoluta no Funchal é muito parecido ao de Las Palmas, cerca de 38º, o que poderia levar a achar que serão os arquipélagos muito parecidos. Mas vendo os extremos de outras estações nas Canárias, são todos acima dos 40º. Não sei de mais extremos absolutos da ilha da Madeira, portanto não dá para comparar, mas sendo o Funchal virado a Sul, e bem "protegido", penso que dificilmente serão os extremos da mesma magnitude das Canárias...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Atenção que esse nível de temperaturas tão extremo como o caso que coloquei também não acredito na Madeira!

O semelhante a casos desses na Madeira, será provavelmente qualquer coisa perto dos 40º. Afinal a Madeira já está mais longe de África, e massas de ar que lá cheguem já não serão nem tão quentes, nem tão secas, logo nunca podem sofrer aquecimentos tão brutais como o exemplo das Canárias.
Com a ilha tão acidentada, e em casos extremos e muito locais poderão haver alguns valores mais "marados", mas isto é especulação que não pode ser comprovada sem medições obviamente, mas certamente não serão tão extremos como os das Canárias.

O recorde de máxima absoluta no Funchal é muito parecido ao de Las Palmas, cerca de 38º, o que poderia levar a achar que serão os arquipélagos muito parecidos. Mas vendo os extremos de outras estações nas Canárias, são todos acima dos 40º. Não sei de mais extremos absolutos da ilha da Madeira, portanto não dá para comparar, mas sendo o Funchal virado a Sul, e bem "protegido", penso que dificilmente serão os extremos da mesma magnitude das Canárias...

O valor mais elevado da temperatura na Madeira (em estações do IM obviamente) é de 39,0ºC no Sanatório do Monte, dia 18 de Agosto de 1976.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O valor mais elevado da temperatura na Madeira (em estações do IM obviamente) é de 39,0ºC no Sanatório do Monte, dia 18 de Agosto de 1976.

Boa noite

39,0ºC ???? :shocking::shocking:

Bem.... estes valores seriam impossíveis um dia aqui nos Açores.

Se com 27, 28 º C já nos custa imaginem o que é termos 35 ou 39 º C :eek: Morreríamos todos.

Sigo com periodos de chuva fraca e uma máxima de 19 º C

Cumprimentos e boas noites a todos!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boa noite

39,0ºC ???? :shocking::shocking:

Bem.... estes valores seriam impossíveis um dia aqui nos Açores.

Se com 27, 28 º C já nos custa imaginem o que é termos 35 ou 39 º C :eek: Morreríamos todos.

Sigo com periodos de chuva fraca e uma máxima de 19 º C

Cumprimentos e boas noites a todos!

Bem, acho que também nunca foram atingidos 39ºC aqui pela Figueira, embora possa estar enganado e por vezes já se sente muito calor por aqui, nem quero imaginar 39ºC com a humidade aí dos Açores:calor:.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Bem, acho que também nunca foram atingidos 39ºC aqui pela Figueira, embora possa estar enganado e por vezes já se sente muito calor por aqui, nem quero imaginar 39ºC com a humidade aí dos Açores:calor:.

Aqui esta temperatura só mesmo em sonhos!
O nosso recorde foi de 30 º C e foi um caso pontual porque as temperaturas no verão raramente ultrapassam os 28 º C. Mas com 28 º C a nossa sensação devido à humidade equivale a mais, mas sempre temos a frescura mesmo em dias de sol quente que nos refresca.

Mas por outro lado vocês no Inverno suportam melhor o frio. Já aqui no Inverno 5 º C equivale a -5ºC negativos daí ou mais.. e tudo devido à nossa humidade.

Continuo com chuva por S. Miguel.

Cumprimentos :thumbsup:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Aqui esta temperatura só mesmo em sonhos!
O nosso recorde foi de 30 º C e foi um caso pontual porque as temperaturas no verão raramente ultrapassam os 28 º C. Mas com 28 º C a nossa sensação devido à humidade equivale a mais, mas sempre temos a frescura mesmo em dias de sol quente que nos refresca.

Mas por outro lado vocês no Inverno suportam melhor o frio. Já aqui no Inverno 5 º C equivale a -5ºC negativos daí ou mais.. e tudo devido à nossa humidade.

Continuo com chuva por S. Miguel.

Cumprimentos :thumbsup:

Sim, a humidade é muito importante, a minha tia diz que aguenta melhor -10ºC em Milão com tempo seco do que temperaturas bem mais altas mas húmidas e ventosas por cá.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Boa tarde

Azor, eu sei que é graças à humidade que temos tanto verde nas nossas ilhas, mas como não sou verde nem tenho raizes a mim a humidade em excesso não me traz tão grandes benefícios :hehe::lmao:

Em Ponta Delgada chove para não variar muito...Neste momento, temp. 22º, 78%hr e céu forrado. Parece mais um fim de tarde do que meio dia...
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa tarde,

por aqui a chuva também se tem feito sentir desde ontem à tarde, com periodos de maior intensidade...

nevoeiro e humidade também marcam a sua presença um pouco por toda a ilha, é mesmo caso para dizer que entrámos no inverno, porque os dias grandes de verão nem vê-los...
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Fim de tarde abafado apesar de apenas 21ºC mas a humidade chegou a subir até 98%, muito desagradável :hehe: :calor:

Neste momento em Ponta Delgada continua nublado e não choveu nas últimas horas. Temp. 21ºC e 94%hr.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite

A ilha de São Miguel está envolta em forte nevoeiro. Até a cidade de P. Delgada está completamente forrada de nevoeiro. Bem podem imaginar nas zonas mais altas. É que não se vê mesmo absolutamente nada!!!

Não sei como as coisas andam na Terceira, no Pico e em Santa Maria, mas aqui está por demais. Mesmo mau!!! Com o nevoeiro espesso que se abateu sobre a ilha as ruas das zonas mais altas estão todas alagadas devido à humidade.

As ligações aéreas para a ilha de S. Miguel estão neste momento canceladas e a previsão aponta para que este padrão continue até Domingo.

O alerta já foi dado para os automobilistas terem o máximo cuidado em transitarem em zonas de perigo mais altas. O nevoeiro está tão forte que nem com os máximos ou com as luzes de nevoeiro consegue-se ver alguma coisa.

Aqui a foto mostra bem como P. Delgada está neste momento completamente cheia de nevoeiro. Pelos meus lados, a minha freguesia nem as luzes dos postes das ruas se consegue ver, quanto mais as casas ou os carros.

Máxima actual de 20 º C (mas parece muito mais) e humidade a 100%

Cumprimentos e boa noite a todos

 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Boa noite

A ilha de São Miguel está envolta em forte nevoeiro. Até a cidade de P. Delgada está completamente forrada de nevoeiro. Bem podem imaginar nas zonas mais altas. É que não se vê mesmo absolutamente nada!!!

Não sei como as coisas andam na Terceira, no Pico e em Santa Maria, mas aqui está por demais. Mesmo mau!!! Com o nevoeiro espesso que se abateu sobre a ilha as ruas das zonas mais altas estão todas alagadas devido à humidade.

As ligações aéreas para a ilha de S. Miguel estão neste momento canceladas e a previsão aponta para que este padrão continue até Domigo.

Ontem à noite em P. Delgada não se via um palmo a frente de facto, um perigo...
No entanto posso garantir-te que não houve nenhum cancelamento nos aeroportos açorianos. Na verdade, ontem até foi um bom dia no nosso aeroporto de Ponta Delgada e todos os voos chegaram e partiram a horas. Hoje há sim alguns atrasos (para as Flores, uma chegada de Lisboa com 4 horas de atraso e um voo da Terceira) Mas não há cancelamentos por enquanto, quem te disse isso estava mal informado, até porque o aeroporto fecha à meia noite e não há voos depois dessa hora a não ser que haja atrasos e não foi o caso, o último voo aterou às 23h16 são e salvo :)

Em Ponta Delgada continua na mesma mas sem o nevoeiro, apenas se vislumbra algum azul sobre o mar :( Temp. 21 e 94% Hr :calor:

Bom fim de semana a todos :)