Há potencial para que o recorde madeirense e nacional de 346,8 mm em 24h (pertencente à estação do Pico do Arieiro) seja batido.
Julgo que o recorde em 24h do Areeiro é 387.1mm no 20 de Fevereiro, sendo que entre as 18h e as 00h a estação pifou.
Há potencial para que o recorde madeirense e nacional de 346,8 mm em 24h (pertencente à estação do Pico do Arieiro) seja batido.
Boas, Em relação a estação eu posso garantir que está funcionando corretamente. A estação que eu possuo é uma ecowitt (all-in-one). Mesmo em dias de vento forte nunca apresentou qualquer registo de precipitação. A precipitação total registada na segunda-feira (05-06-2023) foi de 173.5 mm.Machico tem uma estação que se junta às com mais de 100 mm, mas esta é a baixa altitude, 11m.
Acumulado de 116,7 mm até ao alívio da precipitação há minutos atrás.
Tenho dúvidas deste registo, por causa dos valores elevados do vento médio e persistente (o vale de Machico é um corredor aberto precisamente a sueste).
Outras estações próximas não têm nem de longe este acumulado. Se o pluviómetro está num mastro pode estar mas é a registar os abanões devido ao vento.
Obrigado pelo esclarecimento, e pela manutenção da estação na localização privilegiada do vale de Machico. Registos preciosos, especialmente neste evento. Estando então o valor correcto conclui-se que o vale produz provavelmente um fenómeno de afunilamento e convecção local que potencia a precipitação. Seria interessante analisar este efeito em registos de eventos passados com semelhante configuração de ventos e situações de precipitação.Boas, Em relação a estação eu posso garantir que está funcionando corretamente. A estação que eu possuo é uma ecowitt (all-in-one). Mesmo em dias de vento forte nunca apresentou qualquer registo de precipitação. A precipitação total registada na segunda-feira (05-06-2023) foi de 173.5 mm.
Estado do caudal das ribeiras na Ilha da Madeira nas últimas horas:
Já foi batido, se se considerar o período flutuante de 24 horas e não restringido ao intervalo das 00h às 00h.Há potencial para que o recorde madeirense e nacional de 346,8 mm em 24h (pertencente à estação do Pico do Arieiro) seja batido.
Santa Luzia alt.160m? já vai com 102 mm deste evento desde o início ontem, acumulado dos maiores para essas altitudes.Funchal (Santa Luzia) na última hora caiu 6.0mm segundo a minha estação meteorológica.
Chuva muito forte nos últimos minutos no Funchal. Mas entretanto abrandou. Moro perto de um ribeiro e o barulho lá fora é muito alto. Mas não se passa nada de anormal.