Seguimento Açores e Madeira - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Certo, mas tenho estado a ter mais em consideração as pedras que estavam numa das margens para comparar e que agora já não são visíveis.
Acredito que a ribeira ainda tenha muito espaço, principalmente na cidade onde o leito é mais fundo. Ainda assim, em pouco tempo aumentou muito o caudal neste local.
Boa noite e que corra tudo bem aos Madeirenses.
Por curiosidade, a água que está a cair brutalmente no Pico do Areeiro, influência essa ribeira?
Obrigado

Boa noite e que corra tudo bem aos Madeirenses.
Por curiosidade, a água que está a cair brutalmente no Pico do Areeiro, influência essa ribeira?
Obrigado

Sim, as 3 principais ribeiras no Funchal nascem nessa zona, um pouco abaixo do Areeiro. Tudo o que escorre pela encosta Sul do Areeiro vai de uma maneira ou de outra bater a essas ribeiras.

Ecos vermelhos na zona central de São Jorge e na zona da Ponta da Ilha no Pico!

Precipitação muito forte

a0b72228d218167af04f53412e2b1643.png

Aqui pela Horta já chove, embora seja ainda fraca. 2,9mm de acumulado e o vento médio ronda os 25km/h é uma rajada máxima de 49,7km/h até agora.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Jardim da Serra aproxima-se dos 200 mm, enquanto o Areeiro já passou, 213,2 mm hoje, dos quais 179,8 mm em 6 horas. Areeiro tem estado nesta últimas seis horas numa média perfeita de 30mm/h.
(Se este persistência se mantivesse por 24 horas excederia o recorde de acumulado de sempre de todo o o território nacional. :nono: Não pode acontecer tão trágico recorde.)

Ecos amarelo/laranja em grande parte da ilha da Madeira, e sobre o oceano fecha-se a possibilidade de uma aberta que permitisse o escoamento.

4JBy8al.jpg

Actualização: Jardim da Serra 201,2 mm. São Roque 156,0 mm; Santa Cruz 201,9 mm; Camacha 196,3 mm.

Última edição:
Duas estações a

É perto da Fajã dos Padres?
---

Fajã dos Padres é um sítio junto à costa cujo acesso é feito pelo mar ou pelo teleférico. Ou por uma vereda só para kamikazes. É na costa Sul entre o Calhau da Lapa e o Cabo Girão.
Fajã das Galinhas é uma localidade na serra, fica entre Câmara de Lobos e o Curral das Freitas e só tem mesmo uma estrada de acesso. E nem tem (que eu saiba) outra alternativa como por exemplo uma vereda.

Colocaram ontem 10%, mas está tudo muito desorganizado

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ainda bem, que se dissipe qualquer tentativa de organização.
---
Nos planaltos é visível a persistência e o aumento gradual da intensidade da precipitação, sinal de que a corrente vai engrossando:

1oJlvyr.png

Camacha 207 mm; Santa Cruz (459m) 212 mm; Jardim da Serra 214 mm :(