Seguimento Açores e Madeira - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ainda bem, que se dissipe qualquer tentativa de organização.
---
Nos planaltos é visível a persistência e o aumento gradual da intensidade da precipitação, sinal de que a corrente vai engrossando:

1oJlvyr.png

Camacha 207 mm; Santa Cruz (459m) 212 mm; Jardim da Serra 214 mm :(
Desculpem, mas é de loucos tanta precipitação em tão pouco tempo.... E se ainda está a começar o evento...

Fajã das Galinhas é uma localidade na serra, fica entre Câmara de Lobos e o Curral das Freitas e só tem mesmo uma estrada de acesso. E nem tem (que eu saiba) outra alternativa como por exemplo uma vereda.
Claro, obrigado por me recordares. Consequências de não visitar a Madeira há 25 anos :facepalm: e andei por aí até, fiz a levada do Curral toda.
---
Desculpem, mas é de loucos tanta precipitação em tão pouco tempo.... E se ainda está a começar o evento...
É surreal mesmo, e começam a aparecer as notícias de desabamentos, de estragos, de perdas, que não haja desastres pessoais ao menos.
Infelizmente é quando acontecem eventos destes que compreendemos melhor porque a Madeira tem aquela orografia, escavada ao longo de eras não tão distantes assim: calcula-se que a ilha emergiu há apenas cerca de 5 milhões de anos (cinquenta mil séculos) no seguimento da formação de vulcões submarinos. Observando os aparelhos vulcânicos que estão postos a descoberto pela erosão, sobretudo devido às chuvas, compreende-se que tal desmantelamento, desmoronamento e desgaste violento tem uma frequência relativamente grande, a paisagem mal teve tempo para se suavizar.

Pela ilha Terceira, aguaceiros fortes e durante a tarde já senti alguns trovões... Com o cair da noite os aguaceiros estão mais frequentes.
Até ao momento nada de especial... Mas como o @Wessel1985 referiu, está muita humidade na atomosfera, o que provou um anoitecer com umas cores azuladas/cinzentas nas nuvens pouco usuais.

Mais alguns registos fotográficos:

Funchal
Autoria: Marco Carvalho via RTP Madeira

Fajã das Galinhas, Câmara de Lobos
Autoria: N/A via Facebook

a350WFZ.jpg
WP3kWRH.jpg

Curral das Freiras, Câmara de Lobos
Autoria: Luís Freitas via Facebook

VYSshKx.jpg

Estrada da Corrida, Jardim da Serra, Câmara de Lobos
Autoria: Duarte Diogo via Facebook

Acima do Terreiro da Luta, Monte, Funchal
Autoria: Cantinho da Madeira via Facebook

zDRoqdy.jpg

Santo António da Serra, Machico
Autoria: Elmina Pinto via Facebook

ncee8gv.jpg

Caminho da Ribeira dos Socorridos, Santo António, Funchal
Autoria: Beatriz Abreu via AgoraMadeira

0e2WwSU.jpg

Funchal
Autoria: Iolanda Freitas via Facebook

Falei há pouco com familiar que mora a poucos metros da ribeira de S. João. A principal diferença em relação a outros eventos de precipitação excessiva no Areeiro é que praticamente não se ouve material rochoso a rolar ribeira abaixo. Estes devem estar a cumprir a sua função e esperemos que assim aguentem nas próximas horas que serão críticas.

Screenshot-20230605-231250-Chrome.jpg

240.6mm no Areeiro até ao momento. Onde é que isto vai chegar...

Só para se ter uma ideia, o ECMWF, na última saída, previa 270mm até amanhã ao final do dia. Provavelmente, e infelizmente, algumas estações das montanhas vão ultrapassar este valor até às 00h.

Vai ser uma noite de apreensão. Caudal da ribeira volumoso, mas na última hora parece não ter aumentado muito:
22:06h:
okh1XEd.png

23:25h:
YTssKks.png

Última edição:
Bem ...

Nem sei o que dizer perante acumulados tão monstruosos como aos que estamos a assistir na Madeira ...

Tenho muitos e bons amigos por essa linda ilha ...

Que estejam todos em segurança pois isto não está a ser mesmo para brincadeiras ...

Por Angra a coisa acalmou com a noite ...

Temos tido um ou outro aguaceiro fraco mas nada de anormal por enquanto ...

Até agora o fim da tarde é que teve mais intensidade mas felizmente de muita curta duração ...

Mas dá para perceber como este evento tem o potencial para gerar grandes acumulados em pouco tempo ...

Vai ser uma noite de apreensão. Caudal da ribeira volumoso, mas na última hora parece não ter aumentado muito:
A precipitação tem sido estratificada e potenciada pela barreira orográfica, não tem havido células de grande convecção, os topos dos ecos atingem no máximo os 8 a 9 Km de altitude. Tanto assim é que em estação alguma se superou os 35 mm/h. Nos eventos piores do passado atingiu-se valores superiores, mais de 40, 50 e até 60 mm/h.
Não sei se virá convecção forte com a passagem do núcleo satélite, mas estou relativamente optimista, desde que as intensidades se aguentem nos valores presentes.
Claro que a partir de certa altura termina a capacidade dos terrenos armazenarem água e muita deve ter sido já retida dessa forma, mas... este regime não pode continuar por mais de 12 horas a partir de agora.

A precipitação tem sido estratificada e potenciada pela barreira orográfica, não tem havido células de grande convecção, os topos dos ecos atingem no máximo os 8 a 9 Km de altitude. Tanto assim é que em estação alguma se superou os 35 mm/h. Nos eventos piores do passado atingiu-se valores superiores, mais de 40, 50 e até 60 mm/h.
Não sei se virá convecção forte com a passagem do núcleo satélite, mas estou relativamente optimista, desde que as intensidades se aguentem nos valores presentes.
Claro que a partir de certa altura termina a capacidade dos terrenos armazenarem água e muita deve ter sido já retida dessa forma, mas... este regime não pode continuar por mais de 12 horas a partir de agora.
O facto de não ter chovido muito na ilha ao longo dos últimos meses também ajuda a que haja mais capacidade de absorção.
Verdade que acumulados horários superiores a 30mm constantemente é bastante significativo, mas o facto de serem distribuídos ao longo da hora faz a diferença e os caudais mantém-se mais estáveis.

Ao início da noite, notou-se uma subida significativa do caudal, mas nas últimas horas tem-se mantido mais ou menos na mesma.

Entretanto, parece haver convecção a sudoeste da ilha.

272mm no Areeiro. A orografia é tramada. :wacko: