Davidmpb
Super Célula
Deve ser mesmo um evento inédito para esta altura do ano .

Desculpem, mas é de loucos tanta precipitação em tão pouco tempo.... E se ainda está a começar o evento...Ainda bem, que se dissipe qualquer tentativa de organização.
---
Nos planaltos é visível a persistência e o aumento gradual da intensidade da precipitação, sinal de que a corrente vai engrossando:
![]()
Camacha 207 mm; Santa Cruz (459m) 212 mm; Jardim da Serra 214 mm![]()
Claro, obrigado por me recordares. Consequências de não visitar a Madeira há 25 anosFajã das Galinhas é uma localidade na serra, fica entre Câmara de Lobos e o Curral das Freitas e só tem mesmo uma estrada de acesso. E nem tem (que eu saiba) outra alternativa como por exemplo uma vereda.
É surreal mesmo, e começam a aparecer as notícias de desabamentos, de estragos, de perdas, que não haja desastres pessoais ao menos.Desculpem, mas é de loucos tanta precipitação em tão pouco tempo.... E se ainda está a começar o evento...
Ou melhor, o haver há. Mas só para o GOc...
A precipitação tem sido estratificada e potenciada pela barreira orográfica, não tem havido células de grande convecção, os topos dos ecos atingem no máximo os 8 a 9 Km de altitude. Tanto assim é que em estação alguma se superou os 35 mm/h. Nos eventos piores do passado atingiu-se valores superiores, mais de 40, 50 e até 60 mm/h.Vai ser uma noite de apreensão. Caudal da ribeira volumoso, mas na última hora parece não ter aumentado muito:
O facto de não ter chovido muito na ilha ao longo dos últimos meses também ajuda a que haja mais capacidade de absorção.A precipitação tem sido estratificada e potenciada pela barreira orográfica, não tem havido células de grande convecção, os topos dos ecos atingem no máximo os 8 a 9 Km de altitude. Tanto assim é que em estação alguma se superou os 35 mm/h. Nos eventos piores do passado atingiu-se valores superiores, mais de 40, 50 e até 60 mm/h.
Não sei se virá convecção forte com a passagem do núcleo satélite, mas estou relativamente optimista, desde que as intensidades se aguentem nos valores presentes.
Claro que a partir de certa altura termina a capacidade dos terrenos armazenarem água e muita deve ter sido já retida dessa forma, mas... este regime não pode continuar por mais de 12 horas a partir de agora.