AnDré
Moderação
Gostada de ver a acumulação de detritos que ficaram retidos a montante das obras de barreira realizadas nas ribeiras do Funchal.Mesmo sem o carácter expecional do evento do 20 de Fevereiro, o evento dos últimos 2 dias vai direitinho para baú das memórias meteorológicas da Madeira.
![]()
No Funchal choveu em 24h de um qualquer dia de Junho mais do que as médias mensais dos meses de água em fartura de Dezembro a Fevereiro.
Em relação ao comportamento das obras nos caudais principais, não é possível fazer uma comparação directa. Se é verdade que o evento de ontem não atingiu os extremos horários do 20 de Fev, também é verdade que o no 20 de Fev os problemas sérios e a cedência de algumas infraestruturas começaram ainda antes desses extremos horários serem atingidos. De qualquer forma, o "povo" parece mais descansado em relação às ribeiras e esperemos que o medo que ainda assola muitas pessoas (tenho familiares que viveram o 20 de Fevereiro na 1a pessoa no centro do Funchal que ainda hoje se "trancam às 7 chaves" em casa sempre que há um aviso mais sério) se desapareça. O respeitinho esse tem que ficar sempre até porque além das ribeiras há todo um resto de uma ilha com a qual as pessoas tiveram que aprender a conviver e aceitar que não há engenharia nenhuma que elimine o risco.
Não sei o nome técnico, mas refiro-me a isto:
Quanto ao carácter excepcional de precipitação neste mês de Junho, quando entrar a década 21-30 nas normais da Madeira (lá para 2050... lol), a média de precipitação normal para Junho vai disparar!!
Última edição: