Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho que vem da direcção de nordeste..caiu um há pouco a menos de 500m de mim, mandou cá um estrondo.

Agora são uns atrás dos outros e a chuva começa a cair forte..

Ok, então evoluem mesmo para aí também, o satélite tem mais de meia hora de atraso.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Meteogramas GFS:

Ponta Delgada (86 mm de precipitação entre as 00h00 e as 12h00)

Angra do Heroísmo

Boa noite,

Esperemos que não chova como o que aconteceu na semana passada (2ªFeira dia 07 de Maio) onde houve 300mm de precipitação (chuvas torrenciais) em apenas 12 horas na zona "Les Abymes" na ilha de Guadalupe.

300mm em 12 horas representa naquela zona da ilha quase 6 meses de chuva!!!!

Que tudo corra pelo melhor Amigos Açorianos....

O Continente está também a acompanhar a situação...

Cmps.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pelas últimas duas imagens de satélite disponiveis em

http://rammb.cira.colostate.edu/pro...2/4KMIRIMG/2012AL92_4KMIRIMG_201205140045.GIF

dá a ideia que o centro activo ao largo de são miguel diminui bastante a sua actividade, o que não quer dizer que ele não se regenere outra vez.

Ps: se estiver errado por favor corrijam-me

Sim, já não se vêm topos tão altos, que pode ser temporário, mas a diferença entre o azul clarinho e verde escuro no IR, não é muita, devem corresponder a partes activas. Pelas imagens diria que começa já a haver um desvio visível para noroeste de modo a não passar muito em São Miguel, mas a avaliar pelos relatos, talvez não.

(último frame das 01:15 utc)
A71VX.gif
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Fablet elas continuam, mas estão mais próximas de S. Miguel que de Santa Maria.
Para Santa Maria só vê a cor alaranjada de cortinas de água iluminada pelas luzes da cidade que deve ser chuva pelo mar. Para o lado da Barrosa está uma nuvem grande com luzes de trovoada mas sem barulho.

Não sei se este evento já terminou ou não...mas agora as coisas parece que estão mais calmas (pelo menos aqui na minha zona)

Cumprimentos!