Registo de 1,6mm de chuva fraca no Pico, São Caetano a 700m de altitude, entre as 15:10 e as 16:10; voltou a chuviscar cerca das 23h com acumulação de 0,5mm.
No próprio aeródromo (IPMA), costa norte, também houve chuvisco com acumulação de 0,1mm das 16h às 17h. A estação IPMA em São Jorge nada registou quanto a precipitação, apenas um máximo de humidade de 84%; agora à noite rondava os 94%.
Queres dizer 700 hPa.![]()
O ponto de orvalho à superfície é reduzido:
Como é isso congruente com a humidade relativa à superfície estar a 80% ou mais?
agora sim, já se nota algumas nuvens em altitudeE por fim, o núcleo depressionário a sul:
![]()
Podem estar várias humidades a vários níveis, tal como os ventos e a temperatura. Os Açores não têm calor suficiente para que o oceano aqueça profundamente a atmosfera. O mais normal é haverem pequenos cumulus dispersos um pouco por todo o céu mesmo no Verão. Contudo já houve dias de a humidade estar a 60/70% (os dias limpos são a prova).
Claro que o oceano encarrega-se de manter uma temperatura mais ou menos estável bem como uma humidade significativa. Ainda assim, e por exemplo:
Concordo mas eu estava a referir-me em particular à tarde de ontem, com 80% à superfície na Horta e chuva a 700m no Pico.
Devias ter escrito isso. A minha referência ao ponto de orvalho foi a partir de hoje de madrugada (e o mesmo só se aplicava ao ar vindo de leste). Não vi o fim de tarde de ontem.
Creio que a causa desta precipitação não tenha sido originada pela depressão em altitude, tal como o nome indica, (altitude) as próprias imagens de satélite mostram apenas nebulosidade estratiforme e de baixo nível, a qual é normal em circulações anticiclonicas, tal como hoje.
Essa mesma nebulosidade provocou aguaceiros nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge.
Dado presente das alturas dos tetos, por exemplo o METAR da Horta:
METAR for LPHR:
2015/05/14 20:30
LPHR 142030Z 12011KT 9999 BKN006 BKN011 17/16 Q1029
Pode-se concluir que os mesmos são de baixo nível.
Só mesmo o METAR das Lajes faz referencia a nuvens de nível médio.
METAR for LPLA:
2015/05/14 21:00
LPLA 142100Z /////KT 9999 FEW014 BKN023 17/14 Q1030
Esta pelo menos é a leitura que eu acho que se passou.
Edit: após ver melhor o compósito que publicaste e verificar as cartas a 500hpa a tua linha de ideias também é plausível.
Vou ver a animação de satélite e ver qual foi o comportamento dos stratocumulos.
Edit 2: Curioso, a animação de satélite dá mesmo a ideia de circulação ciclónica à superfície! O que é estranho! Visto que estamos a ser claramente influenciados pelo AA, a camada á superfície parece que está a ser realmente influenciada pelos dois sistemas!
![]()
Confesso que sou ligeiramente daltónico e não consigo perceber onde está a areia, será pedir muito que alguém a sublinhe para mim?
Purpura para mim na existe simplesmente... tem tudo a mesma cor de azultodas as tonalidades idênticas, para mim é tudo igual.