Seguimento Açores e Madeira - Maio 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Registo de 1,6mm de chuva fraca no Pico, São Caetano a 700m de altitude, entre as 15:10 e as 16:10; voltou a chuviscar cerca das 23h com acumulação de 0,5mm.
No próprio aeródromo (IPMA), costa norte, também houve chuvisco com acumulação de 0,1mm das 16h às 17h. A estação IPMA em São Jorge nada registou quanto a precipitação, apenas um máximo de humidade de 84%; agora à noite rondava os 94%.

Provavelmente será o grupo mais afetado. O ar mais frio localiza-se aí:

zQFSw3g.gif


uy2ir1b.gif


eIYzb74.gif


A pouca humidade é que deve ditar o céu tendencialmente limpo previsto pelo IPMA.

Queres dizer 700 hPa. ;)

Não. Escrevi certo desta vez :p. 925 hPa = +-700 metros. Ar fresco e seco. O ponto de orvalho à superfície é reduzido:

CztLUro.gif


Há o aquecimento da massa de ar entre a superfície e os 925 hPa. O contraste térmico é acima. Independente do primeiro.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como é isso congruente com a humidade relativa à superfície estar a 80% ou mais?

Podem estar várias humidades a vários níveis, tal como os ventos e a temperatura. Os Açores não têm calor suficiente para que o oceano aqueça profundamente a atmosfera. O mais normal é haverem pequenos cumulus dispersos um pouco por todo o céu mesmo no Verão. Contudo já houve dias de a humidade estar a 60/70% (os dias limpos são a prova).

Claro que o oceano encarrega-se de manter uma temperatura mais ou menos estável bem como uma humidade significativa. Ainda assim, e por exemplo:

Flores:

9pCw5wd.png


Ponta Delgada:

OubArqr.png


Graciosa:

hDgWI39.png


Há de tudo. Até algumas surpresas, como por exemplo uma humidade de quase 50% num dos sítios mais húmidos de S. Miguel:

Rcy4jVu.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Boa tarde. Por PDL o céu está parcialmente nublado. O que mais se nota é a textura esbranquiçada do céu. Os modelos diferem mas uma quantidade significativa de aerossóis paira sobre o G. Oriental:

Bx3PTz8.gif


S. Miguel:

pRBb8m4.jpg


Sta. Maria:

4GGaeM5.jpg


É pouco percetível no satélite mas a poeira é representada nesta imagem pela tonalidade rosa (canto inferior esquerdo). As manchas escuras são as nuvens:

y5wppdn.jpg


A esta hora o compósito diário ainda não está pronto. Ainda assim deixo a imagem. Sou parcial porque já estou à procura de poeira. Parece ser mais óbvia no canto inferior direito:

xYnTIG0.jpg


Clicar aqui para ver a contínua construção:

http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=ARM_Azores

E por fim, o núcleo depressionário a sul:

6FWgZ8P.gif


Nota: Imagem dos aerossóis atualizada.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Podem estar várias humidades a vários níveis, tal como os ventos e a temperatura. Os Açores não têm calor suficiente para que o oceano aqueça profundamente a atmosfera. O mais normal é haverem pequenos cumulus dispersos um pouco por todo o céu mesmo no Verão. Contudo já houve dias de a humidade estar a 60/70% (os dias limpos são a prova).

Claro que o oceano encarrega-se de manter uma temperatura mais ou menos estável bem como uma humidade significativa. Ainda assim, e por exemplo:

Concordo mas eu estava a referir-me em particular à tarde de ontem, com 80% à superfície na Horta e chuva a 700m no Pico.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Concordo mas eu estava a referir-me em particular à tarde de ontem, com 80% à superfície na Horta e chuva a 700m no Pico.

Devias ter escrito isso. A minha referência ao ponto de orvalho foi a partir de hoje de madrugada (e o mesmo só se aplicava ao ar vindo de leste). Não vi o fim de tarde de ontem.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Devias ter escrito isso. A minha referência ao ponto de orvalho foi a partir de hoje de madrugada (e o mesmo só se aplicava ao ar vindo de leste). Não vi o fim de tarde de ontem.

Ok. Como fizeste essa referência na resposta a esta mensagem:

Creio que a causa desta precipitação não tenha sido originada pela depressão em altitude, tal como o nome indica, (altitude) as próprias imagens de satélite mostram apenas nebulosidade estratiforme e de baixo nível, a qual é normal em circulações anticiclonicas, tal como hoje.
Essa mesma nebulosidade provocou aguaceiros nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge.
Dado presente das alturas dos tetos, por exemplo o METAR da Horta:
METAR for LPHR:
2015/05/14 20:30
LPHR 142030Z 12011KT 9999 BKN006 BKN011 17/16 Q1029
Pode-se concluir que os mesmos são de baixo nível.

Só mesmo o METAR das Lajes faz referencia a nuvens de nível médio.
METAR for LPLA:
2015/05/14 21:00
LPLA 142100Z /////KT 9999 FEW014 BKN023 17/14 Q1030

Esta pelo menos é a leitura que eu acho que se passou.

Edit: após ver melhor o compósito que publicaste e verificar as cartas a 500hpa a tua linha de ideias também é plausível.
Vou ver a animação de satélite e ver qual foi o comportamento dos stratocumulos.

Edit 2: Curioso, a animação de satélite dá mesmo a ideia de circulação ciclónica à superfície! O que é estranho! Visto que estamos a ser claramente influenciados pelo AA, a camada á superfície parece que está a ser realmente influenciada pelos dois sistemas!

pensei que estavas ainda a comentar a situação de chuva de ontem à tarde.;)
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
o compósito já está completo e realmente dá a sensação de ter areia a ''entrar'' por cá também já estou a notar um tom mais claro no céu... já não está tão azul como é costume...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
QXGAcurrent.jpg

Acima a imagem das Furnas. O céu está com um aspecto sujo...

Meteosat 0 degree Dust West Atlantic
Confesso que sou ligeiramente daltónico e não consigo perceber onde está a areia, será pedir muito que alguém a sublinhe para mim?
Purpura para mim na existe simplesmente... tem tudo a mesma cor de azul :mad::hmm: todas as tonalidades idênticas, para mim é tudo igual.


SXfn6wSCqPcwP



QXGAcurrent.jpg

Na Horta, apesar da imagem não ser esclarecedora, é no canto direito... ou seja mais a Sul.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Confesso que sou ligeiramente daltónico e não consigo perceber onde está a areia, será pedir muito que alguém a sublinhe para mim?
Purpura para mim na existe simplesmente... tem tudo a mesma cor de azul :mad::hmm: todas as tonalidades idênticas, para mim é tudo igual.

É difícil de ver porque a tonalidade é mesmo muito ténue mas é mais ou menos isto:

BhkIKOO.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
É difícil de ver porque a tonalidade é mesmo muito ténue mas é mais ou menos isto:

BhkIKOO.jpg
Obrigado!!!
Isto já está bem para cima!! Mais do que imaginava!!!!!!!!
Mais uma vez obrigado @Orion
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Orion