Seguimento Açores e Madeira - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Evolução da poeira ao longo do dia:

pc6aXMP.gif

Para o @lserpa a imagem abaixo é das 1 UTC. A vermelho está a camada de poeira mais homogénea e com maior concentração. A amarelo as concentrações são menores e mais espaçadas (em faixas). As nuvens impedem uma delimitação mais explícita:

upjAagf.jpg

A depressão a níveis baixos continua a debitar nuvens. Às 22:37:

IXBLW5z.jpg

Pelo menos a radiação solar faz menos danos às plantas.

Já voltaram a funcionar os compósitos da NOAA que se focam no Atlântico Este:

http://www.ssd.noaa.gov/imagery/neatl.html

pXb93ta.jpg

Ke03vuw.jpg

A frequência da atualização é que parece que ainda não é a melhor.

Última edição:
Boa tarde,

Alguem aqui se lembra de uma grande tempestade de areia que houve em Ponta delgada, em Abril de 1985? Nao se podia estar na rua, a poeira era muito intensa amarela e fina, entrava pelas janelas de casa, mesmo com as persianas fechadas. Lembro me bem deste dia, foi o meu aniversario dos 10 anos, tive festa em casa, foi num sabado, nao sei se a 6 ou a 13 de abril. Ja varias vezes procurei registos na net acerca disso, noticias de jornais e tudo, mas nao encontrei nada. Os que teem mais de 35 anos hoje devem se lembrar de algo, porem e mais provavel que sejam os que tem 40 ou mais.
Obrigada

Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se em geral com muita nebulosidade.

Partilho convosco uma fotografia interessante, tirada hoje por um amigo meu em Santa Maria, que mostra o nevoeiro matinal que fez pelo lugar da Cruz Teixeira.

Autor: Ricardo Pacheco

egmE5bq.jpg

Última edição:
Boa tarde,

Alguem aqui se lembra de uma grande tempestade de areia que houve em Ponta delgada, em Abril de 1985? Nao se podia estar na rua, a poeira era muito intensa amarela e fina, entrava pelas janelas de casa, mesmo com as persianas fechadas. Lembro me bem deste dia, foi o meu aniversario dos 10 anos, tive festa em casa, foi num sabado, nao sei se a 6 ou a 13 de abril. Ja varias vezes procurei registos na net acerca disso, noticias de jornais e tudo, mas nao encontrei nada. Os que teem mais de 35 anos hoje devem se lembrar de algo, porem e mais provavel que sejam os que tem 40 ou mais.
Obrigada

Nos Açores não sei mas lembro-me de em 85 haver invasões de poeiras do Sahara aqui no continente, uma delas foi particularmente intensa, ficou tudo amarelo, nuvens, carros, casas. Estava a procurar nos meus registos mas em Abril não encontro.

• Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa
E pelas previsões as nuvens baixas são para continuar...

Relativamente aos Açores, não é possível usufruir de muitos dados oferecidos pelo GFS, nomeadamente e entre outros, a humidade nos níveis mais baixo da atmosfera (ex. 925 hPa). Ainda assim é possível ter a justificação deste tempo vendo os tefigramas para as Lajes e Sta. Maria (previsão para amanhã às 12h):

ODJ6atQ.png

WPO8tsZ.png

Uma explicação rápida. Neste caso vou só focar-me na temperatura (linha azul) e ponto de orvalho (linha verde) Quanto mais próximo estiverem os dois níveis mais saturado está o ar. A temperatura é medida, em baixo, no primeiro conjunto de números.

Basicamente, perto da superfície há ar não muito quente e algo húmido. O vapor de água do oceano decorrente da sua temperatura já apreciável* ajuda na condensação das nuvens (linhas azul e verde encontram-se), que ocorre mais ou menos aos 925 hPa (a altura difere nas ilhas - entre 700 e 800 metros). Acima desse nível há uma inversão (a temperatura aumenta bruscamente com a altitude), pois o anticiclone está a trazer ar quente e pouco húmido. Dessa forma, cria-se um manto de nuvens que não podem crescer muito.

*
rfeluGY.png

No GFS aparecem valores diferentes mas é a mesma coisa. Ar fresco pouco acima da superfície:

SSXhCqo.gif

Mais acima, ar mais quente e pouco húmido:

Gg4aJaL.gif

apq3nSP.gif

Esta análise foca-se mais no Grupo Oriental e Central. O Grupo Ocidental tem ar quente a 925 hPa e ar frio e húmido a 850 hPa (daí estarem previstos aguaceiros fracos pelo IPMA). Neste grupo o topo das nuvens pode atingir níveis mais altos. Assumindo uma temperatura a 700 hPa de +-2º. chega-se a um gradiente térmico +- 4.6º/km (considero uma temperatura de 9º a 850 hPa), ou seja no limiar da estabilidade. A falta de fatores de convergência não permitirá um grande desenvolvimento.

uBd9fTC.gif

Última edição:
NjaYlK8.gif

Poeira em termos de perceção ótica:
ytXVDyM.gif

Pouca poeira chegará à superfície:

A63C4si.gif

Em formato musical aquilo que acabei de publicar:

Por fim:

oy99FNR.png

O satélite da Eumetsat é capaz de fazer referência ténue à precipitação estratiforme (não aparece no espectro convectivo:

NTaDBX6.gif

zSrQxkb.gif

Não é um instrumento perfeito mas é muito útil.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa