Seguimento Açores e Madeira - Maio 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Evolução da poeira ao longo do dia:

pc6aXMP.gif


Para o @lserpa a imagem abaixo é das 1 UTC. A vermelho está a camada de poeira mais homogénea e com maior concentração. A amarelo as concentrações são menores e mais espaçadas (em faixas). As nuvens impedem uma delimitação mais explícita:

upjAagf.jpg


A depressão a níveis baixos continua a debitar nuvens. Às 22:37:

IXBLW5z.jpg


Pelo menos a radiação solar faz menos danos às plantas.

Já voltaram a funcionar os compósitos da NOAA que se focam no Atlântico Este:

http://www.ssd.noaa.gov/imagery/neatl.html

pXb93ta.jpg


Ke03vuw.jpg


A frequência da atualização é que parece que ainda não é a melhor.
 
Última edição:


Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
Boa tarde,

Alguem aqui se lembra de uma grande tempestade de areia que houve em Ponta delgada, em Abril de 1985? Nao se podia estar na rua, a poeira era muito intensa amarela e fina, entrava pelas janelas de casa, mesmo com as persianas fechadas. Lembro me bem deste dia, foi o meu aniversario dos 10 anos, tive festa em casa, foi num sabado, nao sei se a 6 ou a 13 de abril. Ja varias vezes procurei registos na net acerca disso, noticias de jornais e tudo, mas nao encontrei nada. Os que teem mais de 35 anos hoje devem se lembrar de algo, porem e mais provavel que sejam os que tem 40 ou mais.
Obrigada
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se em geral com muita nebulosidade.

Partilho convosco uma fotografia interessante, tirada hoje por um amigo meu em Santa Maria, que mostra o nevoeiro matinal que fez pelo lugar da Cruz Teixeira.

Autor: Ricardo Pacheco

egmE5bq.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde,

Alguem aqui se lembra de uma grande tempestade de areia que houve em Ponta delgada, em Abril de 1985? Nao se podia estar na rua, a poeira era muito intensa amarela e fina, entrava pelas janelas de casa, mesmo com as persianas fechadas. Lembro me bem deste dia, foi o meu aniversario dos 10 anos, tive festa em casa, foi num sabado, nao sei se a 6 ou a 13 de abril. Ja varias vezes procurei registos na net acerca disso, noticias de jornais e tudo, mas nao encontrei nada. Os que teem mais de 35 anos hoje devem se lembrar de algo, porem e mais provavel que sejam os que tem 40 ou mais.
Obrigada

Nos Açores não sei mas lembro-me de em 85 haver invasões de poeiras do Sahara aqui no continente, uma delas foi particularmente intensa, ficou tudo amarelo, nuvens, carros, casas. Estava a procurar nos meus registos mas em Abril não encontro.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
E pelas previsões as nuvens baixas são para continuar...

Relativamente aos Açores, não é possível usufruir de muitos dados oferecidos pelo GFS, nomeadamente e entre outros, a humidade nos níveis mais baixo da atmosfera (ex. 925 hPa). Ainda assim é possível ter a justificação deste tempo vendo os tefigramas para as Lajes e Sta. Maria (previsão para amanhã às 12h):

ODJ6atQ.png


WPO8tsZ.png


Uma explicação rápida. Neste caso vou só focar-me na temperatura (linha azul) e ponto de orvalho (linha verde) Quanto mais próximo estiverem os dois níveis mais saturado está o ar. A temperatura é medida, em baixo, no primeiro conjunto de números.

Basicamente, perto da superfície há ar não muito quente e algo húmido. O vapor de água do oceano decorrente da sua temperatura já apreciável* ajuda na condensação das nuvens (linhas azul e verde encontram-se), que ocorre mais ou menos aos 925 hPa (a altura difere nas ilhas - entre 700 e 800 metros). Acima desse nível há uma inversão (a temperatura aumenta bruscamente com a altitude), pois o anticiclone está a trazer ar quente e pouco húmido. Dessa forma, cria-se um manto de nuvens que não podem crescer muito.

*
rfeluGY.png


No GFS aparecem valores diferentes mas é a mesma coisa. Ar fresco pouco acima da superfície:

SSXhCqo.gif


Mais acima, ar mais quente e pouco húmido:

Gg4aJaL.gif


apq3nSP.gif


Esta análise foca-se mais no Grupo Oriental e Central. O Grupo Ocidental tem ar quente a 925 hPa e ar frio e húmido a 850 hPa (daí estarem previstos aguaceiros fracos pelo IPMA). Neste grupo o topo das nuvens pode atingir níveis mais altos. Assumindo uma temperatura a 700 hPa de +-2º. chega-se a um gradiente térmico +- 4.6º/km (considero uma temperatura de 9º a 850 hPa), ou seja no limiar da estabilidade. A falta de fatores de convergência não permitirá um grande desenvolvimento.

uBd9fTC.gif
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
NjaYlK8.gif


Poeira em termos de perceção ótica:
ytXVDyM.gif


Pouca poeira chegará à superfície:

A63C4si.gif


Em formato musical aquilo que acabei de publicar:



Por fim:

oy99FNR.png


O satélite da Eumetsat é capaz de fazer referência ténue à precipitação estratiforme (não aparece no espectro convectivo:

NTaDBX6.gif


zSrQxkb.gif


Não é um instrumento perfeito mas é muito útil.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa